É verdade que o fado já há muito saiu dos recantos, e pode hoje ser ouvido em grandes salas de concertos, tanto em Portugal como um pouco por todo o mundo. Mas a verdade é que há uma mística diferente em ouvi-lo numa casa de fado, apesar de os preços não serem propriamente em conta, muitas das vezes.
No entanto, a experiência vale muito a pena! Nas casas de fado de Lisboa, localizadas nos becos e ruelas dos seus bairros mais típicos, é possível descobrir a verdadeira autenticidade desta forma de expressão musical, assim como conhecer as suas raízes. É que foi precisamente nestas casas que o fado começou a ser cantado pela primeira vez.
Para além de poder ouvir fados cantados por profissionais ou por simples amadores, é também possível petiscar e saborear a mais típica gastronomia alfacinha. Conheça algumas das melhores casas de fado de Lisboa.
1. Clube do Fado
Foi em tempos um estábulo e armazém de azeite, mas hoje encontra aqui bom fado, com nomes como Cristina Madeira, Carlos Leitão ou Maria Ana Bobone, entre outros que aqui encantam com os seus dons noite após noite. A ementa também se recomenda, contendo pratos tipicamente portugueses como o polvo à lagareiro.
2. O Faia
Foi fundado em 1947 pela fadista Lucília do Carmo, mãe de Carlos do Carmo, e é uma casa de fado histórica no Bairro Alto. Por aqui passaram nomes conhecidos, de Alfredo Marceneiro a Camané. Hoje, as estrelas são Lenita Gentil, António Rocha, Sara Correia, Maura Airez e Beatriz Felício, que animam o local com esta tradição tão portuguesa.
3. Parreirinha de Alfama
Esta é a casa de Argentina Santos, veterana do fado castiço, que por aqui se encontra desde a década de 50, e onde chegou a ser cozinheira. Em termos musicais, destacam-se também Maria Amélia Proença e Maria de Fátima. Na carta, claro, encontramos comida portuguesa, com bifes, algum marisco e pratos de bacalhau.
4. Senhor Vinho
Este projeto de Maria da Fé está de portas abertas desde 1975, e é um bom pretexto para uma visita à Lapa. Tem serviço de cozinha aberto até à meia noite e meia, contando com diversos pratos bem ao gosto português. Conta também com um elenco de luxo, no qual se inclui Aldina Duarte e Francisco Salvação Barreto.
5. Mesa de Frades
Se ainda não visitou esta “capelinha” do fado, com os seus azulejos belíssimos, não a pode perder. Aqui se encontra o melhor da gastronomia nacional, assim como uma atuação de excelência, que acompanha bem a refeição, de nomes como Rodrigo Rebelo de Andrade, Ana Sofia Varela, Teresinha Landeiro ou João Braga.
6. Café Luso
Esta casa de fado encontra-se no Bairro Alto e pertence aos donos da Adega Machado. Foi aberta em 1927, numas antigas adegas e cavalariças do Palácio Brito Freire, e, para além de servir boa comida portuguesa, é local de pousio de fadistas como Elsa Laboreiro, Yola Dinis, Catarina Rosa, Filipe Acácio e Cristiano de Sousa.
7. Adega Machado
Esta casa remonta a 1937, mas foi reinventada em 2012. Destacamos o belíssimo trabalho na fachada, com autoria de Thomaz de Mello, que merece ser bem contemplado antes de entrar na casa de fado. Por aqui, poderá cruzar-se com vozes como as de Pedro Moutinho ou de Marco Rodrigues.
8. A Severa
Abriu portas em 1955, por iniciativa de Júlio e Maria José de Barros Evangelista, e ainda hoje está nas mãos da família. Encontra-se no Bairro Alto e aposta em jantares à luz das velas, bem como na gastronomia tradicional e no talento dos seus fadistas, como Lina Santos, Natalino de Jesus ou Nadine.