Mais do que meros depósitos de livros, as bibliotecas são locais carregados de história e de mundos por descobrir, que nos cativam e fazem sonhar. No nosso país, existem inúmeras bibliotecas, das mais modernas às mais históricas, e que se destacam não só pelos exemplares que guardam, como pela decoração e história. Assim, fazer uma lista das bibliotecas mais bonitas de Portugal não é tarefa fácil.
Podemos dividir esta seleção em duas partes: a primeira é composta por bibliotecas mais antigas e históricas, sendo a segunda parte dedicada a bibliotecas mais modernas que, por causa das suas características arquitetónicas, merecem ser consideradas como algumas das mais bonitas de Portugal.
Se é indesmentível que ler um bom livro é um prazer, fazê-lo em qualquer uma destas bibliotecas pode revelar-se uma experiência ainda mais enriquecedora. E no intervalo da leitura do livro, sempre pode dar um passeio e apreciar toda a beleza do espaço onde se encontra. Estas são algumas das bibliotecas mais bonitas de Portugal.
1. Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra
Este tesouro nacional é conhecido pela sua arquitetura majestosa, a sua história e pelo património valioso que encerra. Aqui existem quase 40 mil livros, do séc. XV ao séc. XVIII, englobando todas as áreas do saber. Pode-se encontrar preciosidades como uma Bíblia poliglota, de 1514, ou a primeira Enciclopédia, bem como uma surpreendente quantidade de livros proibidos. Para combater as pragas que destroem os livros, a biblioteca alberga morcegos. A vista apenas é feita por marcação prévia.
2. Biblioteca Joanina
Esta obra-prima do barroco é uma das mais belas de Portugal, quiçá do mundo. Com estantes forradas a ouro repletas de relíquias que fazem as delícias dos visitantes de todos os cantos do globo, aqui pode encontrar uma primeira edição d’Os Lusíadas, de Camões, ou uma Bíblia Hebraica. Como forma de preservar estes importantes documentos, as visitas são feitas em grupos pequenos e não duram mais que 20 minutos, pelo que deverá aproveitar cada segundo.
3. Biblioteca do Palácio das Galveias
No Campo Grande, Lisboa, encontra um palácio nobre de finais do séc. XVII que alberga uma bela e importante biblioteca. Deixe-se surpreender pelos mármores e madeiras, os tetos trabalhados, os azulejos e os bustos que pontuam o espaço. A sala maior tem hoje o nome de José Saramago, Nobel da Literatura e frequentador assíduo deste espaço. O Palácio Galveias é um dos mais bonitos de Lisboa e merece uma visita.
4. Biblioteca da Cruz Vermelha Portuguesa
No Palácio dos Condes de Óbitos existe uma biblioteca que, apesar de pouco conhecida, impressiona pela sua beleza e pelo seu espólio. O imponente lustre de cristal captura o olhar assim que entramos, bem como as pinturas que preenchem o teto com episódios e personagens da história do nosso país. Aqui existem mais de 20 mil obras, incluindo vários trabalhos sobre Direitos Humanos.
5. Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa
Esta importante biblioteca, instalada no antigo Convento de Jesus, surpreende pelas suas estantes em talha dourada, os frescos do teto, o friso com bustos de notáveis das ciências e os livros aqui encontrados. Do espólio, destacam-se inúmeras obras científicas e uma coleção de manuscritos do séc. XIV ao XVII. A biblioteca está aberta ao público, mas é possível fazer visitas guiadas para descobrir melhor a história do espaço. Esta é, com toda a certeza, uma das bibliotecas mais bonitas de Portugal.
6. Biblioteca Pública de Évora
Esta é uma das mais antigas bibliotecas de Portugal, tendo sido criada há mais de 200 anos, num edifício erguido sobre os restos do Castelo de Évora, ao lado do Templo Romano. Esta biblioteca, recentemente recuperada, possui uma das mais ricas coleções patrimoniais portuguesas, que inclui manuscritos, pergaminhos, incunábulos, pautas musicais, cartas geográficas e centenas de títulos de revistas e jornais.
7. Biblioteca Municipal de Viana do Castelo
Este edifício, inaugurado em 2018, situa-se na zona ribeirinha de Viana e tem assinatura de Álvaro Siza Vieira. De linhas direitas e cheia de luminosidade, a biblioteca apaixona pela sua arquitetura, pelas atividades promovidas no espaço e, claro, pelos livros. Aqui se homenageiam três grandes nomes da literatura portuguesa: Luís de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago.
8. Biblioteca Pública Municipal do Porto
Antes de albergar a Biblioteca Real, a partir de 1842, era um convento franciscano. O edifício é conhecido pelos seus painéis de azulejos e jardim interior que merecem, por si só, uma visita. No que toca ao espólio da biblioteca, destacam-se manuscritos musicais, mapas antigos, cartas de escritores e personalidades portuguesas, uma notável coleção de periódicos e até um Museu de Autógrafos.
9. Biblioteca Municipal Florbela Espanca
Desenhada pelo arquiteto Alcino Soutinho, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca parece pairar no ar, graças ao efeito do espelho de água que a rodeia, num contraste perfeito com a imponência do edifício da Câmara Municipal de Matosinhos. Aqui existem regularmente exposições, horas do conto e ateliês de artes plásticas, para além de livros, jornais e revistas.
10. Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Este edifício de linhas simples e modernas, com projeto da autoria de José Manuel Soares, está perfeitamente integrado na bonita paisagem dos jardins do Palácio de Cristal. No interior, pode encontrar uma galeria de exposições, e, nos pisos superiores, uma extensa coleção de livros, periódicos e audiovisuais.