Quais são as praias mais bonitas de Portugal? Sendo Portugal um país repleto de praias belíssimas, elaborar uma lista das praias mais lindas é sempre um desafio. Para elaborar esta lista, optámos por definir como critérios a qualidade da praia, da água e da paisagem envolvente.
Além disso, é preciso também ter em conta os galardões oficiais com os quais cada praia é agraciada. Falamos concretamente da Bandeira Azul e da Qualidade de Ouro (atribuída pela Quercus), que nestes últimos anos são sinónimos de qualidade e de garantia de boas condições para a prática balnear.
Sendo assim, com base nestes critérios, esta lista contempla praias muito variadas e consideradas como especiais e diferentes da grande maioria das outras praias de Portugal. Sejam praias de falésias, praias de areal, com água mais quente ou mais fria, praias secretas ou mais conhecidas, fique a conhecer as 20 praias mais bonitas de Portugal.
1. Praia da Ribeira do Cavalo (Arrábida)
A publicidade que ganhou nos últimos anos destruiu parte do seu encanto. Mas acreditamos que, se for a primeira vez que visita a praia da Ribeira do Cavalo, irá adorar a experiência. Este era um daqueles tesouros quase secretos da Arrábida. Mas a era da internet tratou de tirar-lhe esse misticismo. Hoje, são muitos os veraneantes que aqui se deslocam para apreciar a paisagem e as águas cristalinas. Mas não se esqueça: sendo uma praia selvagem, não há qualquer tipo de serviços e a praia não é vigiada.
- Vigiada: Não.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Sim, ao longo da estrada, antes de chegar à pedreira.
- Acesso: A partir do Clube Naval de Sesimbra, siga até ao Farol do Forte do Cavalo e daí em direção à pedreira. A praia fica do lado esquerdo e deve seguir um trilho a pé para chegar até ela.
- Dicas: Tratando-se de uma praia selvagem, deve levar consigo tudo o necessário para um dia de praia e calçado adequado para fazer o caminho a pé.
- Na zona: Aproveite para conhecer melhor a Arrábida e outras das suas belas praias fazendo o Trilho do Cabo Espichel.
- Boa para: Grupos de jovens.
2. Praia do Camilo (Lagos)
Esta é, sem dúvida, uma das praias mais bonitas de Lagos e de todo o Algarve. A praia do Camilo, de pequenas dimensões, está aconchegada entre falésias que proporcionam um ambiente único. Para chegar ao areal é preciso descer por uma escadaria com 200 degraus (o pior é o regresso, quando terá que os subir). Do alto da falésia é possível vislumbrar grande parte da costa entre Lagos e Albufeira.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo junto à praia.
- Acesso: Pela M536.
- Dicas: A escada de acesso é íngreme e pouco propícia a pessoas com mobilidade reduzida.
- Na zona: O restaurante Camilo, no topo da falésia, serve peixe e marisco de qualidade e possuis vistas fantásticas para a costa de Lagos.
- Boa para: Grupos de jovens e casais sem filhos.
3. Praia dos Coelhos (Arrábida)
Prometa-nos uma coisa: não fale a ninguém desta praia! Pode ser? A praia dos Coelhos tem o privilégio raro de não ter qualquer placa a assinalar a sua presença nem sequer estrada que possibilite chegar lá de carro. Por isso mesmo, apesar da enchente de turistas nos últimos anos, continua a ser uma das praias mais secretas da Arrábida. Trata-se de uma praia selvagem e por isso não é vigiada nem tem serviços de apoio. Para lá chegar, é preciso percorrer um trilho pedestre um pouco escondido (leve calçado confortável). O esforço é compensado pela tranquilidade de uma praia paradisíaca, uma das mais bonitas da Arrábida.
- Vigiada: Não.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Escasso, ao longo da estrada nacional.
- Acesso: Por um trilho pedestre que começa na EN10.
- Dicas: Sendo uma praia sem qualquer tipo de serviço de apoio, deve levar consigo tudo o necessário, incluindo água e comida.
- Na zona: A partir do miradouro do Norte pode avistar esta e outras praias. Está localizado um pouco acima desta praia, seguindo pela EN379.
- Boa para: Grupos de jovens e casais sem filhos.
4. Praia da Ilha do Pessegueiro (Sines)
Próxima de Porto Covo, esta praia cativa-nos pela sua beleza natural, de areia clara, águas limpas e tépidas, falésias e arribas de cortar a respiração e contando com o clima fantástico da costa alentejana. A praia faz parte do parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes da praia.
- Acesso: Pelo CM1072, a partir de Porto Covo.
- Dicas: Dê um salto até Porto Covo e aprecie uma das mais bonitas aldeias do Alentejo.
- Na zona: A Ilha do Pessegueiro possui um forte e vestígios romanos. Se puder visitá-la, aproveite para a contemplar devidamente.
- Boa para: Famílias com filhos e adeptos de windsurf e mergulho.
5. Portinho da Arrábida (Setúbal)
Este é um dos cartões postais mais famosos das melhores praias da Arrábida. E não é razão para menos! A praia do Portinho da Arrábida é uma das mais famosas e concorridas da região. A água é azul turquesa e, atrás de si, fica uma floresta de um verde deslumbrante que proporciona um ambiente único. Começou por ser uma pequena aldeia piscatória mas depressa atraiu veraneantes de todos os locais. Visitar o Portinho da Arrábida vale a pena também pelo peixe e marisco servido nos seus restaurantes. E com um passeio pelo areal, é possível chegar até à praia do Creiro.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Não.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mas escasso.
- Acesso: Pela EN10.
- Dicas: Os restaurantes locais são famosos pelos seus pratos de peixe e marisco.
- Na zona: Bem perto, pode visitar a Lapa de Santa Margarida, uma gruta com uma pequena capela no interior.
- Boa para: Grupos de jovens e casais sem filhos.
6. Praia de Galapos (Arrábida)
A silhueta deslumbrante da Serra da Arrábida, lá no fundo, atrás da praia, lembra-nos onde estamos: acabámos de chegar à praia de Galapos. Qualquer semelhança com uma praia tropical é injusta. As praias da Arrábida são únicas e irrepetíveis e a de Galapos é uma das melhores provas disso mesmo. O mar é tranquilo e a ondulação é fraca. A água é cristalina (ou não estivéssemos em pleno Parque Natural). E mesmo que receba muitos mais veraneantes do que antigamente, vale sempre a pena voltar e deslumbrar-se com a paisagem.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Escasso, ao longo da estrada nacional.
- Acesso: Pela N10.
- Dicas: Evite levar o seu carro utilizando os transportes públicos a partir de Setúbal.
- Na zona: Se é fã de parapente, pode experimentar esta atividade um pouco acima da Praia de Galapos, seguindo pela EN379.
- Boa para: Grupos de jovens e casais sem filhos.
7. Praia do Monte Clérigo (Aljezur)
Nos últimos anos, a praia do Monte Clérigo, em Aljezur, tem atraído cada vez mais turistas e vai deixando de ser um segredo bem guardado ao qual poucos tinham acesso. O areal é grande e, quando a maré baixa, formam-se pequenas piscinas naturais, perfeitas para a diversão dos mais pequenos. É também possível encontrar caranguejos e estrelas do mar ao longo da linha de praia. Mesmo ao lado existe um pinhal, perfeito para piqueniques em família.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo junto à praia.
- Acesso: Pela EM1003-1.
- Dicas: Trata-se de uma praia ótima para aprender a surfar.
- Na zona: Os restaurantes de Monte Clérigo são famosos pelos seus pratos de peixe fresco e marisco.
- Boa para: Surfistas, campistas e famílias com filhos.
8. Praia do Almograve (Odemira)
A Praia do Almograve é, com toda a certeza, uma das praias mais bonitas do Alentejo. É um daqueles tesouros que ainda poucos conhecem, o que a torna ainda mais especial. Fica bem perto da aldeia com o mesmo nome, na costa Alentejana, e é possível ir da aldeia até à praia através de um curto passeio a pé ou de bicicleta. Toda esta região faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e, por isso, a riqueza de flora e fauna é abundante.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo ao lado da praia.
- Acesso: Pela avenida da Praia, a partir de Almograve.
- Dicas: A praia forma pequenas lagoas que fazem as delícias dos mais pequenos.
- Na zona: O cabo Sardão fica um pouco mais a sul e merece uma visita. Pelo caminho, irá encontrar diversas pequenas praias, quase secretas.
- Boa para: Famílias com filhos.
9. Praia do Carvoeiro (Lagoa)
A pequena vila de pescadores do Carvoeiro tornou-se, nos últimos anos, num centro turístico de excelência em Lagoa. E não faltam razões para isso: as ruas e as casas ainda mantêm vestígios de outrora, descendo em cascata até à praia, com pitorescas portas e janelas decoradas com flores. O areal é pequeno mas aconchegante. Nele repousam barcos dos pescadores que agora se dedicam a levar os turistas até às grutas marinhas das redondezas. Ao longo das arribas existem trilhos e passadiços para explorar.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Terá que deixar o seu carro numa das ruas da vila do Carvoeiro.
- Acesso: Pelo centro da vila do Carvoeiro.
- Dicas: Aproveite para desfrutar dos pratos de peixe e marisco num dos excelentes restaurantes da vila.
- Na zona: No lado esquerdo da praia existe um miradouro que proporciona excelentes vistas para a vila e para o areal.
- Boa para: Famílias com filhos.
10. Praia de São Julião (Mafra/Sintra)
É a praia localizada mais a norte do concelho de Sintra, já na fronteira com o concelho de Mafra. A maior parte do areal, com 2 quilómetros de extensão, localiza-se no lado de Sintra, na margem esquerda do rio Falcão. É muito frequentada por adeptos de bodyboard e de surf, além de outros desportos aquáticos. Além disso, é também um ótimo local para a realização de pesca desportiva. É uma praia bastante ventosa e com água fria. Mesmo assim, vale sempre a pena graças ao seu extenso areal e aos bares de apoio.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Fácil e abundante.
- Acesso: Rume até São João das Lampas e siga as placas que indicam a direção para a praia.
- Dicas: A zona é famosa pelo seu delicioso pão saloio. Pare em qualquer uma das aldeias antes da praia e abasteça a cesta para a merenda.
- Na zona: Na freguesia de São João das Lampas, visite a aldeia de Gouveia, famosa pelos seus azulejos espalhados por toda a parte com versos de um poeta local.
- Boa para: Adeptos de desportos aquáticos.
11. Praia Dona Ana (Lagos)
É uma das mais famosas e bonitas praias do Algarve. Aliás, esta praia paradisíaca é presença habitual nos postais ilustrados da região. As suas águas são límpidas e tranquilas e o areal é abrigado por falésias. As rochas espalhadas pela areia dão um toque pitoresco à paisagem e abrigam algumas formas de vida marinha. O único senão? As águas desta praia são surpreendentemente frias, mesmo durante o Verão. Mas aqui entre nós… vale bem a pena!
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, na estrada de acesso à praia.
- Acesso: Pela Alameda Dr. Armando Soares Pinto.
- Dicas: A praia da Dona Ana pode ficar muito concorrida durante o Verão. Se procura uma praia com mais espaços, opte pela Meia Praia, em Lagos.
- Na zona: O restaurante que serve de apoio ao areal confeciona excelentes pratos de peixe fresco e marisco.
- Boa para: Grupos de jovens e casais sem filhos.
12. Praia de Galapinhos (Arrábida)
Se ficou maravilhado com a praia de Galapos, prepare-se para ficar de queixo caído com a praia de Galapinhos. Outrora quase desconhecida, saltou para a ribalta internacional depois de ter sido considerada uma das praias mais bonitas do mundo. O verde da serra funde-se com o azul turquesa do mar numa perfeição difícil de igualar. A sensação é de estar em comunhão perfeita com a natureza enquanto apanha uns banhos de sol e se refresca na água. A areia é fina e branca e o areal é extenso, embora nos últimos anos esteja cada vez mais preenchido com turistas.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Escasso, ao longo da estrada nacional.
- Acesso: Por um trilho pedestre que começa na EN10 ou pelo areal da praia de Galapos.
- Dicas: Evite levar o seu carro utilizando os transportes públicos a partir de Setúbal.
- Na zona: A partir do miradouro do Norte pode avistar esta e outras praias. Está localizado um pouco acima desta praia, seguindo pela EN379.
- Boa para: Grupos de jovens e casais sem filhos.
13. Praia da Ursa (Sintra)
Com apenas 50 metros de extensão, esta é uma das mais especiais praias de Sintra. A Praia da Ursa deve o seu nome a uma enorme rocha com o aspeto do referido animal. Existe ainda outra formação rochosa com o nome “Gigante”. Apesar de muito bonita, fica com pouco espaço durante a maré alta. Alertamos ainda que o acesso é muito difícil e desaconselhado a pessoas menos experientes. Como não existem estruturas de apoio, vá preparado para todas as eventualidades, especialmente com água e comida.
- Vigiada: Não.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Junto à placa que indica a localização da Praia da Ursa.
- Acesso: Siga em direção ao Cabo da Roca e vire à direita um pouco antes de chegar a este destino.
- Dicas: Vá preparado com calçado próprio para descer a escarpa, água, comida e protetor solar.
- Na zona: Se é adepto de percebes, esta praia é ideal para apanhá-los.
- Boa para: Jovens, aventureiros e pessoas com boa condição física.
14. Praia da Marinha (Lagoa)
A paradisíaca praia da Marinha já foi considerada uma das 100 mais belas praias do mundo. E não é por acaso. A natureza deslumbrante destas paragens excede tudo aquilo que se possa imaginar. A água azul e cristalina é povoada por rochas e pórticos suspensos sobre o mar. A fauna é outro dos atrativos desta praia, que é ótima para a prática de mergulho. O areal é pequeno mas aconchegante. Nas redondezas existem outras pequenas praias e várias grutas para explorar.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes de chegar à praia.
- Acesso: Pela EM1154.
- Dicas: Trata-se de uma praia relativamente pequena e que pode encher facilmente durante os meses de Verão. Vá bem cedo se quiser apanhar um lugar.
- Na zona: O parque de merendas, mesmo ao lado do parque de estacionamento, é ótimo para fazer merendas em família com com amigos.
- Boa para: grupos de jovens e famílias sem filhos.
15. Praia do Carvalho, Lagoa
A praia do Carvalho torna-se um pequeno paraíso para quem a puder apreciar e tirar partido de aspectos como a caverna que permite aceder-lhe, o areal completamente rodeado por falésias e o rochedo que se avista mar adentro. Até o próprio acesso à praia é especial, pois foi esculpido à mão entre as falésias rochosas que protegem o areal, sob a forma de caverna. No cimo existe uma área com variedades interessantes de vegetação costeira, igualmente agradável à vista.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes de chegar à praia.
- Acesso: Siga pela estrada do Carvalho e deixe o seu carro no parque de estacionamento. Aceda à praia através de um túnel escavado na rocha.
- Dicas: Evite estender a sua toalha junto às arribas, que podem ser instáveis.
- Na zona: Não existe qualquer estrutura de apoio e por isso deve levar consigo tudo o necessário para um dia de praia.
- Boa para: Grupos de jovens.
16. Praia de Ribeira de Ilhas (Mafra)
É uma das mais bonitas e populares praias da Ericeira, no concelho de Mafra. Nos últimos anos, tornou-se palco de diversos campeonatos internacionais de surf graças à qualidade das suas ondas. Aliás, a ondulação costuma ser forte e com ondas de grande dimensão, principalmente durante os meses de inverno.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, gratuito.
- Acesso: Pela N247.
- Dicas: Está numa das melhores praias de Portugal para fazer surf. Pode aproveitar para aprender numa das várias escolas perto da praia de Ribeira de Ilhas.
- Na zona: Suba até ao miradouro localizado no lado esquerdo da praia e aprecie a paisagem e o pôr-do-sol.
- Boa para: Surfistas.
17. Praia da Foz do Lizandro (Mafra)
Esta é a maior praia do concelho de Mafra. Localiza-se, tal como o nome indica, na foz do rio Lizandro. Para além de todas as condições necessárias para um excelente dia de banhos e sol, a praia da Foz do Lizandro é também um local de diversão: bares, restaurantes e equipamentos desportivos no areal fazem as delícias dos banhistas e proporcionam todas as condições necessárias para um dia muito bem passado.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, gratuito.
- Acesso: Pela N247.
- Dicas: O lado esquerdo da praia é alimentado pelas águas (um pouco mais quentes) do Lizandro. Se tem crianças, é um ótimo local para as levar a banhos.
- Na zona: Os bares e restaurantes desta praia são ótimos locais de convívio.
- Boa para: Grupos de jovens e famílias com crianças.
18. Praia da Fuseta (Olhão)
No concelho de Olhão, pode encontrar 5 praias, situadas no Parque Natural da Ria Formosa. Em frente à vila de Fuseta, na zona oeste da Ilha de Armona, pode encontrar a praia da Fuseta, com o seu areal extenso e deserto, propício à formação de piscinas naturais na maré baixa. Durante a época balnear, há serviço de apoio à praia e de vigilância. O acesso à praia é feito por barco, a partir do Cais da Fuseta, com estacionamento amplo junto ao cais.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Deixe o seu carro no Cais da Fuseta.
- Acesso: A pé, quando a maré está baixa, ou de barco, a partir do Cais da Fuseta.
- Dicas: Não existe qualquer tipo de apoio na praia e por isso deve levar comida e bebida consigo.
- Na zona: Trata-se de um local quase deserto, ideal para relaxar longe das multidões. Se gostar, pode fazer um passeio pela praia e apreciar a paisagem.
- Boa para: Famílias com filhos.
19. Praia de Cacela Velha (Vila Real de Santo António)
No extremo nascente da Ilha de Cabanas, já pertencente ao concelho de Vila Real de Santo António, encontra aquela que, em 2015, foi considerada uma das 15 melhores praias do mundo pela versão espanhola da revista Traveler. Falamos da praia da Cacela Velha, local de beleza única, e cujo único ponto negativo é o facto de não ter serviços de apoio e vigilância durante a época balnear. Para aqui chegar, siga de barco a partir do cais do Sítio da Fábrica, que fica a 1,5 quilómetros da praia. Existe estacionamento amplo junto ao local de embarque.
- Vigiada: Não.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Deixe o seu carro junto ao cais do Sítio da Fábrica ou no parque de estacionamento da Praia de Manta Rota..
- Acesso: A pé, a partir da vizinha Praia da Manta Rota, ou em barcos de pescadores.
- Dicas: Não existe qualquer tipo de apoio na praia e por isso deve levar comida e bebida consigo..
- Na zona: Aproveite para visitar a pequena e pitoresca aldeia piscatória de Cacela Velha.
- Boa para: Famílias com filhos.
20. Praia da Albandeira (Lagoa)
Mais uma das praias de Lagoa a entrar diretamente para a lista das mais paradisíacas em Portugal. E não é por acaso! A praia da Albandeira é um pequeno recanto (pequeno mesmo, tal como o seu areal) repleto de encanto. As formações rochosas que circundam esta praia proporcionam um ambiente único, especialmente o famoso arco da Albandeira. O mar é azul, puro e cristalino. E nas redondezas existem muitas outras pequenas praias, quase secretas, assim como grutas que vale a pena explorar.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes de chegar à praia.
- Acesso: Pela estrada da Albandeira.
- Dicas: Evite estender a sua toalha junto às arribas, que podem ser instáveis.
- Na zona: Existem outras pequenas praias na região e também grutas marinhas. Pode alugar um barco e explorá-las.
- Boa para: Famílias com filhos e grupos de jovens.
Um paraíso sonho de muitos portugal pais nota mil bem diferente do brasil…
Portugal um país de princípios e respeito pelas pessoas onde a vida fala mais alto .