Já se imaginou a passar umas noites num palácio, num convento ou num castelo? Se a resposta é sim, saiba que o poderá fazer, tudo graças à rede Pousadas de Portugal, já que a grande maioria dos seus hotéis consiste em edifícios históricos, que foram cuidadosamente recuperados.
Este é, talvez, um dos mais interessantes projetos de recuperação do património português. Mosteiros, conventos, castelos e palácios que estavam ao abandono foram completamente recuperados e hoje estão abertos para qualquer pessoa passar alguns dias de descanso.
O conforto é adequado aos dias de hoje e ainda ganha uma autêntica aula de história. Descubra algumas das melhores e mais bonitas Pousadas de Portugal. Quando escolher a sua preferida, faça as malas e desfrute de uns dias de descanso!
1. Palácio de Estói
A pousada de Faro, em Estói, está inserida num espaço onde, a cada passo, pode viajar entre os séculos XVIII e XXI. Não pode deixar de conhecer o salão nobre de estilo rococó e a ala contemporânea, projetada por Gonçalo Byrne.
A localização da pousada, na zona do barrocal, onde o cheiro a alfarrobas e laranjeiras enche o ar, é um excelente ponto de partida para a descoberta desta belíssima região.
2. Mosteiro de Guimarães
Em tempos centro do Condado Portucalense e provável local de nascimento do nosso primeiro rei, em Guimarães encontra um ambiente alegre e confiante, que nos conquista desde o primeiro momento.
Esta pousada, com um caráter único e histórico, é a base perfeita para descobrir mais sobre a história desta região, num ambiente rico em história, mas sem nunca descurar os confortos modernos a que estamos habituados.
3. Convento de Lóios
Esta é uma pousada única, tanto na sua forma como na sua apresentação, e a partir da qual consegue descobrir os notáveis elementos romanos e históricos da cidade de Évora.
Afinal, não é todos os dias que acordamos e, ao abrir os olhos, damos de caras com um dos vestígios mais bem preservados da história antiga: é que o templo romano de Évora fica mesmo em frente a esta pousada…
4. Convento das Chagas de Cristo
Ficar nesta pousada é uma experiência única, que parece saída de um sonho. Procure passear entre as salas e corredores, apreciando as escadarias e os arcos de volta perfeita, naquele que foi um dos conventos mais opulentos de Portugal.
Esta casa religiosa foi erguida há mais de 500 anos para servir de Panteão às senhoras da Casa de Bragança. O espaço encontra-se inserido no Paço Ducal, que envolve o convento, igreja e palácio.
5. Convento de Arraiolos
Esta pousada encontra-se num antigo convento da ordem de S. João Evangelista, que se dedicava à assistência a pobres e a doentes na região. Começou a ser construído a 14 de agosto de 1527.
A entrada para o espaço é longa, sinuosa e tranquila, e a pousada encontra-se encaixada no vale, com campo a perder de vista, pontuado por árvores que sombreiam os seus passeios e com lajes antigas que fazem ecoar os seus passos.
6. Convento de São Francisco
Aqui encontra o melhor de dois mundos, com uma receção e atendimento que o vão fazer sentir em casa nesta estrutura do séc. XIII. O espaço sofreu diversas remodelações ao longo do tempo, mas os arcos originais do claustro permanecem bem à vista.
A entrada para o espaço é majestosa, com os seus passos a ecoarem no chão da nave da antiga igreja, com um pé-direito alto, e que nos deixa a imaginar a vivência nos tempos em que aqui viviam franciscanos.
7. Castelo de Alvito
Se quer passar umas férias no Baixo Alentejo, onde o tempo parece ficar suspenso, esta pousada, integrada no castelo, é uma opção perfeita. Dela, pode apreciar a envolvente, rica em campos de cultivo, onde os cereais ondulam de forma hipnótica e ditam o tom para os dias de descanso que se seguem. Na vila de Alvito, não pode deixar de descobrir as velhas casas, ricamente decoradas ao estilo manuelino.
8. Mosteiro de Amares
Este imponente edifício espera-o após curvas e contracurvas pela estrada serrana, onde pode encontrar um Portugal serrano, bucólico e cheio de beleza, com velhotas de lenço na cabeça e rebanhos a pastar na serra.
O projeto arquitetónico da pousada foi realizado por Souto Moura, que procurou usar as pedras disponíveis para construir um espaço novo e cómodo, mas preservando as ruínas, que tanta influência histórica tiveram na região.
9. Convento da Graça
Tavira, com o seu casario baixo, o rio decidido e caraterístico e as suas ruas estreitas e movimentadas é o local perfeito para passar uns dias inesquecíveis. No que diz respeito ao alojamento, pode (e deve) optar pelo Convento de Nossa Senhora da Graça, atual pousada, rico em história e em conforto, é o ponto de partida perfeito para descobrir a arquitetura, cultura e lazer desta belíssima cidade.
É lamentável que algumas pousadas n3estejam identificadas com a localidade onde se situam.
Não permite assim identificar a zona.