Em todo o mundo, existem inúmeros lagos de grande beleza, locais que nos convidam ao descanso e à reflexão, enquanto admiramos as suas águas. A grande maioria dos lagos encontra-se também em locais de com paisagens magníficas, o que em muito contribui para a atmosfera única que neles se faz sentir. Apesar disso, existem locais que se destacam dos demais, por toda a sua envolvente.
Estes lagos são tão deslumbrantes que, vários deles, foram escolhidos para cenários de filmes ou como local para tirar fotografias para casamentos. Alguns estão em locais isolados e no meio da natureza e outros encontram-me em meios urbanos (mas nem por isso menos belos)
Assim, deixamos-lhe os 10 lagos mais bonitos do mundo. Escolha os seus preferidos e parta à descoberta destas verdadeiras maravilhas da natureza. A viagem valerá a pena, de certeza.
1. Lago Titicaca
Este é o maior lago navegável do mundo, e encontra-se entre o Peru e a Bolívia. Considerado sagrado para o povo Inca, este lago impressiona não só pela sua área, mas também pela altitude a que se encontra, até porque está quase 4 mil metros acima do nível do mar.
2. Lago Bled
Apesar de se estender ao longo de apenas cerca de 6 km, tem uma das mais belas paisagens da Eslovénia. Destaque para as suas encostas verdejantes, a sua água glaciar verde-esmeralda, e para a ilha do lago Bled, com a sua torre da igreja medieval, que parece saída de um quadro.
3. Lago Como
No norte da Itália, encontramos aquele que é um dos lagos mais iconográficos da Europa, assim como um dos lagos mais profundos deste continente. Tanto o lago como a paisagem circundante são uma fonte de fascínio desde pelo menos a antiguidade romana.
4. Lago Wakatipu
Tem 80 km de comprimento e é o lago mais longo da Nova Zelândia. É um local muito conhecido para a prática de desportos radicais e aquáticos, assim como para observação da fauna local. A beleza do lago é tanta, que serviu várias vezes de cenário para filmes e séries de TV.
5. Lago Ness
Tem 37 km de comprimento e está associado à lenda do famoso monstro do lago Ness. Este lago escocês não é um dos mais profundos, tendo no máximo 226 metros, mas a fraca visibilidade das suas águas estimula a nossa imaginação e deixa-a correr livre.
6. Lago Nyanza
Este é o maior lago de África, o maior lago tropical do mundo (sendo atravessado pelo equador) e o segundo maior lago de água doce. A sua área total é semelhante à da Irlanda, e tem cerca de 3 mil ilhas, contando com uma grande diversidade de fauna e flora.
7. Lago Baikal
Encontra-se no sul da Sibéria e é o lago mais profundo do nosso planeta, chegando a medir 1,6 km de profundidade. Pensa-se que seja também o lago mais antigo do mundo, tendo 25 milhões de anos. Muita da fauna e da flora que aqui se desenvolveu não se encontra noutro local do mundo.
8. Lago Leman
Este lago, de margens francesas e suíças, é um dos maiores lagos da Europa. Foi nas suas margens que Mary Shelley escreveu “Frankenstein” e, desde então, o lago não deixa de exercer um certo magnetismo em artistas de todos os tipos, desde Audrey Hepburn a David Bowie.
9. Lago Tahoe
Este lago situa-se nos Estados Unidos da América, entre os estados da Califórnia e Nevada. Apesar de ser o segundo lago mais profundo do país, é conhecido pela sua paisagem circundada pela floresta temperada e habitada por castores, ursos e águias.
10. Lago do Oeste
Situa-se na província de Hangzhou, na China, e ao longo dos séculos inspirou poetas e pintores. Reconhecido como Património da Humanidade em 2011, tudo aqui foi pensado para proporcionar os mais belos panoramas, entre pagodes, pontes, pavilhões e ilhas.