É conhecida por ser um dos locais mais místicos que se pode conhecer em Portugal, contendo inúmeras referências à Maçonaria e a um imaginário de conto de fadas. Assim, a Quinta da Regaleira é um dos mais impressionantes monumentos da Serra de Sintra, e até mesmo de Portugal. Além disso, a forma como foi desenhada e construída, fazem dela um dos locais mais místicos e enigmáticos do país.
É composta por um fantástico conjunto de construções, onde se destaca o poço iniciático, cuja subida e descida é uma experiência a não perder. As várias construções estão rodeadas por jardins magníficos, dos quais fazem parte diversas espécies de árvores e plantas, todas devidamente identificadas.
A quinta é obra resultante dos sonhos do seu proprietário, António Carvalho Monteiro, também conhecido como Monteiro dos Milhões, e do arquiteto e cenógrafo italiano Luigi Manini. Está situada no centro histórico de Sintra, que foi classificado como Património Mundial pela UNESCO a 6 de dezembro de 1995.
Como chegar à Quinta da Regaleira?
Como a circulação automóvel no centro histórico é bastante condicionada, o melhor a fazer é estacionar fora daqui e fazer o restante caminho a pé. Encontrar local para estacionar o carro em Sintra, perto da Quinta da Regaleira, pode não ser tarefa fácil. A melhor opção é o parque de estacionamento do Museu Anjos Teixeira. Além disso, é grande o suficiente para ter a certeza que irá encontrar um local para deixar o carro.
A distância deste parque até à Quinta da Regaleira é de cerca de 1 quilómetro. No entanto, tenha em atenção que terá que caminhar a subir, o que pode ser um pouco desgastante, especialmente se estiver acompanhado de crianças pequenas.
Outra alternativa são os transportes públicos tendo o comboio da linha de Sintra e autocarros, para além de tours organizados. A partir da centro de Sintra, pode apanhar o autocarro 435, que parte de 30 em 30 minutos, com paragem na Quinta da Regaleira.
Tenha em atenção que da estação de comboios de Sintra até à Quinta da Regaleira, são sensivelmente 30 a 40 minutos a pé, devendo ter este tempo em conta se quiser fazer a visita guiada. Quando passar pelo historicamente famoso Hotel Lawrence, estará muito perto da quinta.
A entrada e a saída do espaço são feitas por locais diferentes, sendo que a primeira porta que vai encontrar é a saída. Para chegar à entrada, vai ter de andar mais um pouco. Os últimos metros são a pique e custam um pouco a subir, mas a visita vai valer muito a pena.
Como visitar a Quinta da Regaleira?
Pode optar por duas formas de visitar a Quinta da Regaleira: a visita guiada ou a visita livre. Na visita guiada, tem a opção de alugar um audioguia, sendo que existem trinta pontos espalhados pelo palácio, capela e jardins, que lhe vão contando a história, os mitos, lendas e curiosidades de cada local que encontra.
O audioguia está disponível em versões em português, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e russo, existindo também uma versão infantil em português e versões acessíveis em audiodescrição e língua gestual portuguesa. Na visita livre, pode visitar a quinta da regaleira ao seu próprio ritmo.
Também pode conhecer a quinta através de uma visita guiada, disponível terça-feira a sábado, com dois horários fixos, às 10h e às 14h. Esta visita é feita por guias especializados e tem a duração de cerca de 90 minutos.
Tal como acontece para os bilhetes para as visitas livres, os bilhetes para as visitas guiadas têm que ser adquiridos na bilheteira, até 10 minutos antes do início da visita. Apenas é possível fazer reserva para grupos de mais de 10 pessoas, com a exigência de pagamento antecipado.
O nosso conselho é que faça pelo menos uma vez na vida a visita guiada, já que esta ajuda a contextualizar os diversos elementos que fazem parte da quinta, de uma forma mais rica do que a disponível no audioguia. Se quiser fazer a visita em realidade aumentada, saiba que existe uma aplicação para telemóvel, chamada Regaleira 4.0, disponível na App Store e no Google Play.
Para comprar os bilhetes, terá que o fazer exclusivamente dentro da quinta, na bilheteira que está instalada nas antigas cocheiras, mesmo a seguir à entrada. Ao comprar o bilhete, é-lhe entregue o mapa da quinta, que é essencial se for fazer a visita livre. Depois da compra do bilhete, tem à sua disposição pequenos cacifos, onde pode guardar os seus pertences.
O que visitar na Quinta da Regaleira?
Com a compra do bilhete, poderá visitar o palácio, que é constituído por várias salas visitáveis, onde pode encontrar diversos pontos de escuta. Tem a sala da caça, a sala da Renascença, a sala do fumo, a sala dos reis e a sala da música, entre outras. Não se esqueça que dentro do palácio não pode fotografar com flash.
Para além do palácio, pode visitar, com a compra do bilhete, a Casa da Renascença, o Patamar dos Deuses, a Capela, a Estufa, a Gruta do Labirinto, o Lago, a Loggia, a Casa dos Ibis, a Gruta de Leda, a Torre da Regaleira, a Fonte da Abundância, a Oficina das Artes, o Zigurate, o Lago da Cascata, o Patamar do Ténis, a Gruta do Oriente, o Aquário, o Portal dos Guardiães, o Poço Imperfeito, o Poço Iniciático e a Gruta da Virgem.
Assim, como pode ver, a visita a esta mística quinta tem tudo para constituir uma experiência única na vida, especialmente se conjugada com a visita aos restantes monumentos e palácios que pode encontrar em Sintra, para umas férias muito bem passadas.