Nos dias que correm, férias no campo não têm de significar alojamentos modestos e sem conforto. Aliás, pode encontrar diversas opções de alojamento em meios rurais sem abdicar do luxo e da sofisticação dos melhores resorts, com a vantagem de poder aproveitar ao mesmo tempo a calma do campo. Existem muitas destas opções em Portugal.
O aumento de casas de campo de luxo surge graças à procura por mais conforto mas também por causa da experiência de passar uns dias num edifício que já foi um palácio, um solar ou uma casa senhorial, por exemplo.
Do Minho ao Alentejo, existem muitos edifícios históricos que foram reconvertidos em unidades de alojamento rural ou casas novas construídas de raiz. Assim, deixamos-lhe aqui sugestões para todos os gostos, desde casas modernas a antigos solares e palacetes onde pode passar umas férias de luxo em Portugal.
1. Casa dos Fernandos (Pico de Regalados, Cávado)
É uma autêntica casa rural minhota, cuja construção se iniciou no séc. XVIII, mas foi reconstruída com todo o requinte e detalhes cuidados. Manteve-se o estilo original, mas não se descurou a qualidade e o conforto. Os recantos desta casa são absolutamente encantadores e ajudam a proporcionar aos hóspedes uma estadia tranquila e cómoda.
Este alojamento, localizado em Vila Verde, tem três quartos com casa de banho privativa, sala de estar e de jantar com televisão, jogos, livros e lareira para os dias frios. Conta também com um jardim com árvores de fruto, piscina exterior e pode ainda usufruir de bicicletas.
2. Quinta da Alcaidaria-Mor (Ourém, Médio Tejo)
A atmosfera majestosa que aqui encontramos não é fruto do acaso: aqui se escreveram páginas importantes da nossa história, desde as Invasões Francesas até ligações à Ordem de Malta. Por exemplo, foi na quinta desta capela que, em agosto de 1385, Nuno Álvares Pereira ajoelhou e rezou, a caminho da Batalha de Aljubarrota.
A casa foi remodelada, mas tem ainda um ambiente tradicional, desde as paredes de pedra na entrada à magnífica escadaria que conduz à sala de jantar, passando pelas tapeçarias de Arraiolos e os retratos nas paredes. Este alojamento tem wifi gratuito, estacionamento gratuito, jardim e terraço com comodidades para churrascos, piscina exterior com espreguiçadeiras, guarda-sóis e toalhas, uma pequena cozinha, e quartos com casa de banho.
3. Feel Discovery Douro Cherry (Resende, Tâmega e Sousa)
Se procura o luxo de acordar, abrir a janela e absorver uma magnífica vista sobre o Douro à sua frente, então esta moradia encaixa no seu sonho. É ideal para estadias de lazer, em família ou com amigos, e tem três quartos, com casa de banho privada.
A sala de estar e jantar são amplas e ligam a uma cozinha open space, sendo que todas estas áreas têm vista para o rio. No exterior, pode encontrar uma piscina infinita aquecida, que faz as delícias de todos os hóspedes e convida ao relaxamento durante a estadia.
4. Quinta das Murtas (Sintra, Área Metropolitana de Lisboa)
Nesta mansão rústica do séc. XIX, poderá sentir como viviam os nobres naquela época, até porque entrar aqui é uma autêntica viagem no tempo. A casa situa-se no Parque Natural Sintra-Cascais e está decorada de forma típica à época, com mobília antiga, tendo quartos espaçosos e apartamentos com kitchenette.
A propriedade abriga igualmente uma casta variedade de aves exóticas e plantas e, durante a sua estadia, pode desfrutar dos jardins, da piscina exterior com jacuzzi e da vista do terraço, combinando o passado e o presente num só local.
5. Quinta Bica da Cruz (Ribeira do Neiva, Cávado)
Situa-se em Vila Verde e remete para um mundo de elegância e requinte, com destaque para a escadaria exterior, que nos conduz à porta de entrada, e para os tetos trabalhados da sala de jantar, que, juntamente com o candelabro, nos fazem viajar no tempo.
A casa principal tem nove quartos duplos, com casa de banho privativa, uma cozinha equipada e duas salas comuns. É igualmente possível reservar uma casa independente, com duas suítes com cama de casal, uma sala e uma cozinha. No exterior, aproveite a piscina e o amplo jardim.
6. Paço de Lanheses (Lanheses, Alto Minho)
A sua história remonta ao séc. XVI, tendo sido aumentado no séc. XVIII. As paredes desta casa guardam momentos da nossa história, e a cada esquina se podem ver pormenores dignos da nobreza. O Paço é um monumento de interesse público pela sua beleza arquitetónica, valor histórico e excelente estado de conservação.
A casa é ampla e conta com seis quartos, cozinha totalmente equipada e salas comuns com lareiras. Na propriedade, encontra ainda uma capela, um jardim vasto (onde encontra o antigo pelourinho de Lanheses), e um antigo tanque de rega que foi transformado em piscina.
7. Quinta da Pereira (Vila Flor, Terras de Trás-os-Montes)
Este é o exemplo perfeito de como uma propriedade agrícola também pode ser elegante e ter detalhes luxuosos. A quinta está inserida no espaço urbano de Vila Flor, sendo datada do séc. XIX, mas foi totalmente reconstruída.
O alojamento tem seis quartos duplos, com casa de banho privada, e aqui encontra um refúgio de qualidade, onde pode usufruir do bem-estar da casa, da quinta, da vila e de tudo o que esta bela região tem para oferecer.
8. Quinta de Luou (Ponte de Lima, Alto Minho)
Não é difícil imaginar uma distinta família nobre a viver nesta casa senhorial, datada do séc. XVIII. Foi remodelada em 2012 e recebe quem procura uns dias de descanso no campo, rodeado de vinhas a perder de vista.
A propriedade tem três casas destinadas ao turismo rural: a Casa de Luou (casa principal da quinta), e duas outras casas rústicas (Casa do Alpendre e Casa do Tanque). Para além do turismo e da produção de vinho, a quinta dedica-se igualmente à exploração florestal e à criação de animais.
9. Casa de Sequeiros (Ancede, Tâmega e Sousa)
Esta incrível casa senhorial do séc. XIX tem torre, capela, varandas, pátio e um terreiro de entrada imponente. Ficar aqui hospedado é como dormir num museu, já que, apesar de a casa ter sido renovada, mantém a decoração e mobiliário original da época.
No apartamento Torre, encontra um quarto, sala de estar com sofá-cama e cozinha totalmente equipada. No exterior, encontra um jardim romântico com gruta, caramanchão e espaços relvados. Num dos relvados encontra-se a piscina, com uma vista incrível sobre a serra.
10. Six Senses Douro Valley (Samodães, Douro)
O espaço combina na perfeição um luxuoso hotel de cinco estrelas com o campo, vinhas e socalcos do Douro. O alojamento tem 60 quartos, e o luxo estende-se a um espaçoso spa com piscina interior e 10 salas de tratamento.
Como não podia deixar de ser, o hotel faz uma homenagem ao vinho, e, por isso, pode visitar a Wine Library, onde pode provar alguns vinhos e aprender a harmonizar os famosos vinhos da região com as iguarias locais. Por fim, no Restaurante Vale d’Abraão, poderá provar as especialidades regionais, com um toque saudável.