Por vezes, pode ser um pouco difícil encontrar um local para nos distrairmos da correria do dia-a-dia sem que, para isso, tenhamos que viajar. Mas a verdade é que as cidades estão cada vez mais verdes e têm cada vez mais espaços que nos proporcionam o contacto com tão almejado com a natureza. As cidades mais verdes de Portugal possuem muitos parques e jardins de qualidade, grande parte deles construídos nos últimos anos.
A preocupação com a ecologia e com o ambiente tomou conta da agenda e, felizmente, são cada vez mais os espaços verdes existentes nas cidades portuguesas. Na maioria dos casos, estes parques e jardins servem para passear em família, praticar desporto e até para assistir a concertos. Mas em muitos deles é também possível fazer muitas atividades culturais e desportivas.
A partir dos dados extraídos do Open Street Maps, e considerando as 50 principais cidades portuguesas, definimos esta lista, tendo por base a relação de metros quadrados “verdes” por 1000 habitantes. Estas são as cidades mais verdes de Portugal.
1. Porto
Tem 0.57m2 de parques e jardins por 1000 habitantes, sendo a cidade mais verde de Portugal. O parque da Cidade é o maior e mais popular, tendo 80 hectares de terreno, que todos os anos atraem inúmeros visitantes, que se perdem nos 10km de caminhos existentes. É também o local perfeito para fazer um piquenique ou praticar atividade física.
2. Maia
Encontra-se em segundo lugar, com 0.40m2 de “verde” por 1000 habitantes. Um dos parques mais conhecidos é o Parque de Avioso, onde se pode sentar e desfrutar da calma e harmonia que por aqui encontra, e apreciar o arvoredo típico de uma floresta espontânea e a paisagem magnífica envolvente.
3. Vila do Conde
O pódio fica completo com Vila do Conde, com 0.38m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. Por entre o Cais das Lavandeiras e a ponte sobre o Ave encontra a Praça da República, onde se insere um bonito jardim ladeado por casas dos séculos XVIII e XIX, e pelo rio. O Parque de Jogos Municipal, por sua vez, é perfeito para a prática de exercício físico, como basquetebol e ténis.
4. Braga
Tem 0.35m2 por 1000 habitantes, e não podemos deixar de mencionar os Jardins do Santuário do Bom Jesus quando falamos da cidade. Por aqui encontra estátuas, fontes barrocas e um manto de vegetação muito procurado e visitado, com destaque também para a magnífica vista que terá a partir do Miradouro.
5. Portimão
Já no sul, Portimão tem 0.35m2 de vegetação por cada 1000 habitantes. Destacamos o Parque da Juventude, perfeito para um passeio ou para praticar desporto, composto por um passadiço para passeios junto às árvores, uma pista para carros telecomandados, uma pista de BMX e diversos quiosques para descansar.
6. Oeiras
Oeiras tem 0.30m2 de espaços verdes por 1000 habitantes, e um dos seus parques mais conhecidos é o Parque dos Poetas, um autêntico “museu ao ar livre” que combina a poesia, arte escultórica e a natureza num único espaço, onde se presta homenagem à nossa cultura. Estende-se de Paço de Arcos até Oeiras e representa 60 poetas de diferentes épocas literárias.
7. Lisboa
A capital de Portugal tem 0.29m2 de parques por cada 1000 habitantes. Destacamos o Parque Eduardo VII, o maior espaço verde no centro da cidade, que ocupa 25 hectares, a maioria dos quais com zonas arborizadas. Aqui pode também encontrar o pavilhão Carlos Lopes, a Estufa Fria, o jardim Amália Rodrigues e o Miradouro do Parque Eduardo VII, com uma vista incrível sobre a cidade.
8. Viseu
Tem 0.29m2 de jardins por cada 1000 habitantes, e por auqi encontrará o Parque do Fontelo, zona verde enriquecida por árvores seculares e que tem também piscinas, campos de ténis e de futebol. O cuidado com a preservação do ambiente por parte do município deu-lhe o “Prémio Quercus 1993 – Iniciativa Autárquica”.
9. Loulé
Tem também 0.29m2 de espaços verdes por cada 1000 habitantes e é uma zona de grande beleza. No interior deste concelho, encontra a Fonte de Benémola, que tem mais de 300 espécies de plantas e onde, ao longo da ribeira, pode apreciar peixes, salamandras e sapos. Procure fazer o percurso pedestre de 4,5km para conhecer melhor o local.
10. Almada
Tem 0.27m2 de espaços verdes por 1000 habitantes e ocupa o último lugar nesta lista, mas isso não significa que aqui não se encontrem locais de grande beleza. Destaque para o Parque da Paz, com 114 espécies de árvores e arbustos, e com um lago com cisnes e patos-reais. É um espaço perfeito para descansar ou para fazer desporto na natureza.