Quando pensamos em praias na zona de Lisboa, pensamos em locais como Cascais e a Costa da Caparica. Mas a verdade é que também podemos encontrar praias fluviais de grande beleza no Tejo, muitas a uma curta distância de Lisboa, que são mais sossegadas e onde pode estender a toalha sem sentir que está a ocupar o espaço das outras pessoas.
Os últimos anos têm assistido a uma procura cada vez maior por estas praias fluviais perto de Lisboa. Seja pela experiência diferente ou pelo maior recato e sossego, a verdade é que estes espaços atraem cada vez mais pessoas. E para isso contribuiu também as muitas obras de beneficiação que as autarquias fizeram nestas zonas.
Hoje em dia, estas praias fluviais já não são apenas espaços quase selvagens onde se pode refrescar. São áreas cuidadas e com equipamentos de qualidade ao seu dispor. Descubra algumas das melhores praias fluviais perto de Lisboa.
1. Praia da Alburrica (Barreiro)
Esta é uma praia com areias finas e claras, muito conhecida pelos seus três moinhos tradicionais de vento, testemunho de um passado moageiro desta zona.
Para além de ser um espaço bastante limpo, a praia encontra-se equipada com chuveiros, um campo de voleibol, um circuito de manutenção, uma aranha para as crianças brincarem, e um parque de estacionamento nos arredores, com bastante espaço para todos os visitantes.
2. Praia Fluvial do Alamal (Gavião)
Para chegar à praia fluvial do Alamal, terá de percorrer uma estrada estreita e sinuosa, mas a vegetação envolvente do local e a vista para o castelo de Belver, que se encontra do outro lado do Tejo, atrai muitos visitantes para este sítio.
Apesar da sua procura, o extenso areal e as áreas de relvado contam com espaço suficiente para todos os visitantes. Não deixe de percorrer o passadiço de madeira junto ao rio, para conhecer melhor a diversidade natural da zona.
3. Praia do Rosário (Moita)
Esta praia fluvial encontra-se no Tejo e tem cerca de 1 km de areal, havendo espaço mais que suficiente para todos os visitantes.
Para além disso, a praia conta com diversos apoios aos banhistas, como chuveiros, parque de merendas e parque infantil, sendo também conhecida pela sua biblioteca estival. Junto ao rio, poderá também encontrar um restaurante, com vistas excelentes e uma carta bastante tentadora.
4. Praia de Olhos de Água (Alcanena)
Este local deve o seu nome à nascente do rio Alviela, que surge à superfície uns metros mais acima. O local é muito frequentado pelas famílias, já que os mais novos conseguem aqui ter pé e ver o fundo.
A praia fluvial dos Olhos de Água faz parte de uma zona de lazer muito agradável, que conta com uma área de merendas, um parque infantil e um parque de campismo. Nas redondezas, poderá encontrar o Centro de Ciência Viva do Alviela e a Gruta da Canada.
5. Praia dos Moinhos (Alcochete)
É um dos locais mais procurados em Alcochete durante o verão, devido ao seu areal extenso, e deve o seu nome aos moinhos de vento (que estão desativados) existentes na praia, que ajudam a compor um cenário muito original e especial.
Nos últimos anos, ganhou muita fama entre os praticantes de desportos de vento, como o kitesurf, e, nos arredores, foi construído um resort, com uma magnífica piscina infinita.
6. Açude do Gameiro (Mora)
Mesmo ao lado do famoso Fluviário de Mora, encontra-se uma agradável praia fluvial, fruto do aproveitamento das águas do rio Raia.
Para além de ir a banhos, aqui poderá fazer piqueniques, descobrir um circuito de arborismo, passear nos magníficos passadiços de madeira, ou visitar o Centro de Interpretação Ambiental. Caso queira ficar alojado na região, terá também à sua disposição um parque de campismo.
7. Praia da Valada (Cartaxo)
Na pequena povoação ribeirinha de Valada, no concelho do Cartaxo, poderá encontrar esta agradável praia fluvial, que conta com uma zona de merendas com grelhadores, um parque infantil, um cais de embarque e um circuito de manutenção.
Do outro lado do rio, poderá encontrar a aldeia piscatória de Escaroupim, que foi criada em meados dos anos 30 do século passado por pescadores que vinham sazonalmente pescar no Tejo.
8. Aldeia do Mato (Abrantes)
Esta praia fluvial encontra-se na Albufeira de Castelo de Bode, onde o azul das águas contrasta com o verde da vegetação. O local acolhe um Parque Náutico de Recreio e Lazer, que conta com piscinas flutuantes, um cais de acostagem, diversos equipamentos para a prática de desportos náuticos e um bar.
Junto à praia fluvial da Aldeia do Mato, poderá encontrar alguns bungalows em madeira, que podem ser alugados, e, a cerca de 6 km, encontrará um parque de campismo.
9. Praia Doce (Salvaterra de Magos)
Esta praia, que se encontra entre Salvaterra de Magos e a aldeia piscatória de Escaroupim, é muito tranquila e encontra-se rodeada de uma vegetação de grande beleza.
O local conta com um parque de merendas, mesas, casas de banho e um areal, que, apesar de não ser muito grande, é bastante convidativo. A praia foi requalificada em 2015, e é conhecida pelas gentes locais como a “Praia dos Tesos”.
10. Lago Azul (Ferreira do Zêzere)
O seu nome oficial é Praia Fluvial da Castanheira, encontrando-se em plena Barragem de Castelo de Bode. O local conta com uma plataforma flutuante com duas piscinas (uma para adultos e outra para crianças) que nos convida mergulhar nas águas do Zêzere.
A praia é muito procurada pelos amantes do wakeboard, mas também tem a opção de dar um passeio de gaivota, ou de fazer caminhadas num dos muitos trilhos que rodeiam a barragem.