Nazaré tornou-se famosa nacional e internacionalmente graças às espetaculares ondas de mais de 30 metros de altura, a romper em frente ao farol da praia do Norte, tudo graças ao canhão marítimo subaquático. Mas a verdade é que, em Portugal, existem locais excelentes para se fazer surf e, portanto, não é de admirar que o nosso país seja um destino de eleição para os praticantes deste desporto.
Na hora de escolher uma boa praia para praticar surf é preciso ter em atenção vários fatores. Mas o principal é, sem dúvida, o seu grau de experiência. Algumas destas praias são ótimas para aprender a surfar e até possuem escolas nas suas imediações. Outras, são apenas adequadas a quem já possui alguma experiência no surf.
De norte a sul do país são muitos os areais com boas ondas terá sempre bom local perto de si. Descubra algumas das melhores praias para praticar surf em Portugal.
1. Praia do Cabedelo (Viana do Castelo)
Viana do Castelo tem sido cada vez mais procurada por surfistas, muito graças à incrível praia do Cabedelo, com o seu areal em forma de meia lua, areia fina e um pinhal a acompanhá-la. Aqui, o vento sopra de mar para terra durante todo o ano, o que ajuda na formação de ondas maiores e torna o mar perfeito também para a prática de kitesurf.
2. Praia de Espinho
Esta praia, ornada pelos tradicionais moliceiros coloridos, é banhada por ondas fortes e com um tamanho considerável, sendo ideal para o surf. A praia em si é uma extensa faixa com 17 quilómetros, que se expande desde o estuário do Douro para Sul. Aqui se encontra uma das ondas mais famosas do nosso país: a “direita do Casino”, uma onda tubular.
3. Praia da Ericeira
A cerca de 50 quilómetros de Lisboa, encontramos esta praia, uma das primeiras reservas mundiais de surf da organização norte-americana Save the Waves. Assim, de aldeia piscatória, a Ericeira passou a ser um núcleo turístico e um paraíso para surfistas, apesar de se manter a essência original desta pitoresca povoação.
4. Praia de São Torpes (Sines)
O Alentejo também tem boas ondas para quem gosta de surf, e Sines acabou por se tornar um local de relevo entre a comunidade surfista. Em São Torpes, local de areia grossa e ondas esplêndidas, as águas têm uma temperatura superior ao resto das praias da sua área geográfica, devido à Central Termoelétrica de Sines.
5. Praia do Amado (Aljezur)
Longe do turismo em massa, encontramos este recanto perfeito para o surf, situado numa paisagem de grande encanto em que o mar tem todo o protagonismo. Nesta praia virgem encontramos boas ondas, o que a tornam numa das melhores praias europeias para a prática de surf. No areal, existem duas escolas desta modalidade.
6. Praia da Arrifana (Aljezur)
Encontra-se numa zona de elevada importância geológica e beleza natural rara, tendo um areal de mais de meio quilómetro de extensão. Encontra-se protegida por altas arribas em xisto, que protegem o areal dos ventos e das ondas mais fortes. É considerada excelente para a prática de desportos náuticos, como o surf ou bodyboard.
7. Praia de Ribeira d’Ilhas (Ericeira)
É uma das mais bonitas e populares praias da Ericeira, no concelho de Mafra. Nos últimos anos, tornou-se palco de diversos campeonatos internacionais de surf graças à qualidade das suas ondas. Aliás, a ondulação costuma ser forte e com ondas de grande dimensão, principalmente durante os meses de inverno.
8. Praia do Medão/Supertubos (Peniche)
É uma das melhores praias para se fazer surf e bodyboard, sendo conhecida pelas suas ondas de forma perfeita e tubular (daí o nome supertubos). Tem uma considerável extensão de areal e uma envolvente de dunas, o que nos permite contemplar não só o mar imponente, como a natureza belíssima. Têm sido criadas melhores condições no que diz respeito à praia, pelo que poderá encontrar muitos equipamentos de apoio.
9. Praia de Buarcos (Figueira da Foz)
O Cabo Mondego protege o extenso areal da Praia de Buarcos dos fortes ventos de norte, o que torna o mar mais calmo e cria as condições ideais para se praticar windsurf.
Esta é uma praia urbana, com uma ondulação muito caraterística, e por isso muito apreciada por surfistas e praticantes de outros desportos náuticos. No entanto, é também um bom local para famílias.
10. Praia do CDS (Costa da Caparica)
O verdadeiro nome desta praia é “Santo António” mas toda a gente a conhece pela praia do CDS, abreviatura de Centro Desportivo de Surf. E não é por acaso que o centro foi construído aqui: esta é uma das melhores praias da Costa da Caparica para praticar este desporto.
É uma das praias mais frequentadas da zona, talvez pelo facto de ser bastante central e de ter o Parque Municipal mesmo do outro lado da estrada. É ainda a praia com Bandeira Azul mais próxima de Lisboa.