Com a chegada do calor, chega também a necessidade de procurar um local para se refrescar e descansar durante umas horas. As praias fluviais de Portugal são perfeitas para isso, possuindo todas as condições necessárias para uma tarde bem passada em família.
Muitas destas praias têm Bandeira Azul e certificado de Qualidade de Ouro, tendo sido modernizadas e dotadas de diversas estruturas de apoio. Esta melhoria de condições ocorreu sobretudo nos últimos anos, o que comprova a extrema popularidade que as praias fluviais têm vindo a conquistar em todo o país.
Por isso, se procura algumas praias fluviais para visitar durante o verão, deixamos-lhe algumas das mais bonitas de Portugal. Escolha a sua preferida e desfrute de umas férias refrescantes em contato com a natureza verdejante do interior de Portugal.
1. Praia Fluvial de Adaúfe (Braga)
A praia fluvial de Adaúfe, situada na margem do Cávado, tem cerca de 200 metros, contando com uma zona de areia e uma zona relvada, que é recortada por diversos percursos pedonais acessíveis.
Aqui, poderá praticar atividades como vólei, canoagem e desportos radicais. O local tem diversas estruturas de apoio, como uma prancha de saltos ou um parque de merendas com mesas e churrasqueiras. A praia é vigiada durante a época balnear.
2. Praia Fluvial do Alqueirão (Gerês)
É a mais famosa das praias fluviais do Gerês, situa-se na albufeira da Caniçada, e tem o selo de Qualidade de Ouro da Quercus. Este é um local fantástico que nos convida a um banho refrescante, mas o seu maior atrativo é talvez a possibilidade de aqui praticar diversos desportos náuticos.
Assim, terá a possibilidade de alugar embarcações para percorrer a albufeira, fazer caiaque ou praticar stand up paddle. A praia conta também com diversas infraestruturas de apoio aos banhistas.
3. Praia Fluvial Olhos de Água (Alcanena)
Este é um local muito frequentado, até porque neste sítio se cruzam os caminhos para Santiago de Compostela e para Fátima, o que faz com que muitos turistas aqui parem para desfrutar da paisagem e das águas refrescantes.
A praia fluvial dos Olhos de Água é o sítio perfeito para se refrescar nos dias mais quentes. Apesar de tudo, esta é uma praia não vigiada, pelo que deverá ter alguns cuidados extra, especialmente se a visitar com crianças.
4. Praia Fluvial do Agroal (Ourém)
Esta praia tem uma piscina central situada no sopé de uma colina, de onde todos os dias caem cerca de dois milhões de litros de água. A praia fluvial do Agroal conta com diversas comodidades, como uma zona de lazer, balneários e uma cafetaria, que apenas está aberta durante a época balnear.
As suas águas têm a fama de serem bastante frias, mas isso não impede a elevada afluência de visitantes nos dias de maior calor.
5. Praia Fluvial do Alamal (Gavião)
Está enquadrada num cenário deslumbrante, nas margens do Tejo, e é parte integrante de um complexo de lazer que, para além das infraestruturas de apoio à praia, conta com um Centro de Aventura, onde poderá praticar atividades como passeios de barco, slide e rappel.
Caso seja um amante de caminhadas, não deixe de percorrer o magnífico passadiço que se situa entre a praia fluvial do Alamal e a ponte de Belver.
6. Praia Fluvial de Loriga
Faz parte do Parque Natural da Serra da Estrela e é um autêntico santuário para todos os que procuram calma e serenidade. A praia conta com águas cristalinas e puras, que brotam de uma nascente da Serra, e está rodeada por um ambiente natural muito bem preservado e belíssimo.
A praia fluvial de Loriga tem diversas infraestruturas de apoio, e nela terá a possibilidade de praticar diversas atividades de aventura e passeios pedestres.
7. Praia Fluvial do Pego (Penha Garcia)
Este local não conta com algumas das infraestruturas de apoio aos banhistas que caraterizam muitas das outras praias fluviais desta lista. No entanto, esse facto é compensado pela excelente qualidade das águas e pela magnífica paisagem que aqui pode apreciar.
Nesta praia, encontra uma pequena queda de água, que vai depois formar uma bela piscina natural, perfeita para se refrescar nos dias mais quentes.
8. Praia Fluvial de Mourão
Inaugurada a 17 de julho de 2017, é a maior das praias fluviais do Alqueva. Encontra-se no concelho de Mourão, no distrito de Évora, bem perto da fronteira com Espanha.
A praia fluvial de Mourão tem 320 metros de areal, que se encontra integrado com o Parque de Merendas que já ali existia. A ligação entre estas duas estruturas faz-se através de um passadiço de madeira, que ajuda a tornar o local ainda mais convidativo.
9. Praia Fluvial do Azibo (Macedo de Cavaleiros)
A albufeira do Azibo tem três belíssimas praias fluviais, sendo que duas delas contam com maiores dimensões.
Estas praias são muito frequentadas durante o verão, não apenas pela excelente qualidade das suas águas, mas também pelas infraestruturas de apoio que aqui encontra. O local recebeu os galardões Qualidade de Ouro e Bandeira Azul, e conta com acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
10. Praia Fluvial de Foz d’Égua
Neste local, encontram-se as ribeiras de Piódão e Chãs d’Égua, que aqui criam um magnífico espelho de água, perfeito para se refrescar nos dias quentes. Esta praia é muito conhecida pela sua beleza única, marcada pelo enquadramento das duas pontes existentes, pela proximidade a dois moinhos em xisto, e pelos blocos de pedra, que foram talhados pela corrente das ribeiras ao longo dos séculos.