Não há como negá-lo: os portugueses são mestres na arte da doçaria. Um pouco por todo o país, em cada pequena vila ou cidade, existem doces e sobremesas tradicionais cujas receitas foram passadas de geração em geração, das avós para as filhas e destas para as netas. E nada supera este autêntico sabor da tradição.
Muitas sobremesas tradicionais portuguesas tiveram origem conventual, criados pelas mãos talentosas e delicadas das freiras que aí viviam. Outras foram criadas mais tarde mas, em qualquer dos casos, muitas destas receitas massificaram-se e espalharam-se por todo o país. Hoje, é possível desfrutar destas sobremesas em qualquer restaurante de qualidade.
Se ficou com água na boa ou se quer apenas apenas fazer um pequeno mimo à sua família, escolha uma das sobremesas tradicionais portuguesas da lista que lhe apresentamos. Depois, é só meter mãos à obra e desfrutar. Bom apetite!
1. Doce da casa
Quem nunca foi a um restaurante e pediu o doce da casa como sobremesa? Apesar de contar com inúmeras variações, este doce é um daqueles clássicos portugueses que não sai de moda e conquista cada vez mais adeptos, ansiosos por provar cada versão existente! Mas e se lhe dissermos que este famoso doce pode ser feito em casa, sem grandes complicações e sem grande tempo de preparo?
2. Bolo de bolacha tradicional
Quem nunca teve um desejo súbito de comer um bom bolo de bolacha que atire a primeira pedra. Esta é uma daquelas receitas simples, mas que granjeia resultados incríveis e de comer e chorar por mais, conquistando assim o coração (e o estômago!) de gerações e gerações de portugueses.
3. Sericaia
Este é um doce húmido, feito com ovos, farinha, açúcar, leite e canela. É um doce muito típico da região de Elvas, no Alto Alentejo, tradicionalmente servido num prato de barro e acompanhado de uma compota. Apesar de conhecida em todo o país, a Sericaia é mais fácil de encontrar em restaurantes alentejanos.
4. Doce da avó
Quando pensamos em restaurantes, pensamos em pratos e sobremesas que nos acompanham na nossa jornada gastronómica pelo nosso país fora. E não é que há coisas em comum?
Uma das sobremesas que mais podemos encontrar em restaurantes é o doce da avó, já que o seu preparo rápido e os seus poucos ingredientes o tornam perfeito para servir nestes locais.
5. Natas do Céu
Quem nunca comeu natas do céu e ficou com vontade de mais e mais? Esta é uma daquelas receitas simples, clássicas e que nunca perdem o seu encanto, por mais versões que conheçamos.
A receita de natas do céu que aqui lhe deixamos hoje é tradicional, sem grandes complicações, mas com um sabor inconfundível que nos remete para a infância!
6. Doce de bolacha
Todos nós sentimos vontade de comer um doce de vez em quando, mas quando isso acontece, nem sempre temos alguma coisa em casa que nos satisfaça completamente esse desejo. Qual é, então, a solução?
7. Toucinho do Céu
O toucinho do céu é uma receita conventual, que leva gema de ovos, açúcar e amêndoa. Em algumas regiões, leva também chila. O seu nome vem do facto de na receita original se usar banha de porco, ingrediente que já não é usado nas versões modernas. Pode encontrar esta sobremesa em restaurantes um pouco por todo o país.
8. Pudim caseiro da avó
Uma boa sobremesa não precisa de muitos ingredientes ou de ingredientes complexos para nos dar um mundo de sabor a cada colherada. A prova disso são os pudins caseiros que as nossas avós faziam, fosse em ocasiões especiais, fosse porque queriam dar um miminho aos netos. E é tão fácil recriar a magia destas sobremesas em sua casa, para satisfazer a vontade por doces!
9. Arroz doce
Este é outro clássico da gastronomia portuguesa, feito com arroz carolino, leite, canela, açúcar, gemas e casca de limão. Trata-se de uma espécie de risoto, em que o arroz é cozido lentamente no leite. É uma sobremesa muito popular em convívios de família, mas é presença assídua em muitos restaurantes pelo país fora.
10. Leite creme
É um creme feito com leite, açúcar, gema de ovo, farinha, canela e casca de limão. Por vezes, tem uma camada de açúcar queimado no topo. Apesar de esta versão ser típica do nosso país, esta sobremesa é semelhante a outras europeias, como a crema catalana e o crème brûlée, embora existam algumas variações entre as receitas.