A massa folhada é um daqueles ingredientes que por vezes se compra e fica guardado lá em casa à espera de inspiração para o usar, certo? ;) Se é esse o seu caso, chegou ao local ideal. São muitas as sobremesas, tartes, doces típicos ou conventuais que é possível preparar com massa folhada.
Algumas das receitas a seguir apresentadas indicam massa quebrada ou massa areada como ingrediente base, mas podem ser substituídos facilmente por massa folhada, tal como está explicado nas dicas de cada uma. Por isso mesmo, inspire-se na nossa lista de algumas das receitas mais interessantes com massa folhada, encha-se de inspiração e deite mãos à obra! E bom apetite! :)
1. Tarte de coco e leite condensado
Temos tendência a pensar que, para fazer uma sobremesa deliciosa, são precisos muitos ingredientes e complicações. Mas esse não é o caso para muitas sobremesas conhecidas, como é o caso desta tarte de coco e leite condensado. Com apenas alguns ingredientes simples, consegue uma tarte repleta de sabor e perfeita para todas as ocasiões, sejam elas de cerimónia ou mais informais.
Ficou com curiosidade? Então reúna aquilo de que vai precisar e siga as nossas instruções para recriar esta tarte de coco e leite condensado!
2. Tarte de limão
As tartes são uma sobremesa muito querida pelas famílias do nosso país, já que são uma daquelas sobremesas fáceis de fazer e que, com pouco esforço, nos conseguem surpreender pelo seu sabor único e pela sua apresentação mais cuidada. A textura da massa na base combina na perfeição com qualquer recheio a seu gosto, mas temos a certeza que, depois de provar esta tarte de limão, não vai querer outra.
Ficou com curiosidade? Recrie esta receita de tarte de limão em sua casa e deixe-se deliciar pela textura e pelo sabor cítrico desta sobremesa!
3. Tarte de morango
Uma tarte de morango é um daqueles clássicos que, apesar de ser apreciado há anos, ainda está bem presente no nosso coração e ainda nos faz salivar e ter vontade de provar mais e mais. Se está com vontade de comer algo doce e com morangos, esta receita que aqui lhe deixamos hoje é perfeita para si.
Se já está com água na boca, reúna os ingredientes de que precisa e siga as nossas instruções para resultados de comer e chorar por mais. Rápida e muito fácil, terá a sua tarte de morango em mãos em pouco tempo!
4. Tarte de coco e iogurte
Todos temos aqueles dias em que nos apetece comer algo doce, mas não queremos esperar muito para o fazer. Por outro lado, a correria do dia-a-dia muitas vezes não nos permite fazer sobremesas mais elaboradas…mas isso não quer dizer que tenha de abdicar completamente de doces! A receita que aqui lhe deixamos hoje é muito rápida de se fazer e tem resultados deliciosos. Uma tarte perfeita para qualquer ocasião!
Faça ainda hoje esta tarte de coco e iogurte e deixe-se levar pelo seu sabor único. Deixamos-lhe aqui as instruções para resultados excelentes:
5. Tarte tatin de maçã
A tarte tatin é uma sobremesa incontornável na culinária francesa, mas que já ganhou fãs um pouco por todo o mundo, devido ao seu preparo simples e sabor único. Diz-se que esta tarte foi inventada devido a um esquecimento. Diz-se que uma dona de casa (em algumas versões, foram duas irmãs) se esqueceu de colocar a base da tarte e levou apenas as maçãs ao forno; para compensar o esquecimento, colocou a base da tarte por cima das maçãs e depois de pronta a tarte, simplesmente virou-a ao contrário.
Assim, a tarte tatin de maçã ainda hoje é preparada ao contrário, em honra desse esquecimento com resultados tão bons. Aprenda a receita e surpreenda-se! 🙂
6. Tarte de limão merengada
A tarte de limão já é por si só um daqueles doces a que é difícil resistir, pela sua textura única e pelo seu sabor cítrico que tão bem fica numa sobremesa. Mas quando a combinamos com merengue, criamos um doce ainda mais especial, em que a acidez do limão é balançada pela doçura do merengue, que traz toda uma nova cor e vida a esta clássica sobremesa.
Se quer fazer algo doce e não quer receitas complicadas, faça esta tarte de limão merengada. Vai ver que o resultado vale bem o tempo de espera enquanto a tarte está no forno.
7. Tarte de maça com creme
Quem é capaz de resistir a uma deliciosa tarte de maçã com creme? Talvez seja a mais clássica das tartes e é muito simples de fazer. O resultado final agrada sempre a toda a gente e a sua consistência cremosa faz com que seja impossível não repetir.
A maçã utilizada deve ser de qualidade (se tem dúvidas sobre qual utilizar, talvez goste de saber mais sobre as variedades de maçã existentes no mercado). Aprenda a fazer uma deliciosa tarte de maçã com creme!
8. Travesseiros de Sintra
Os travesseiros de Sintra, só começaram a ser confecionados anos depois das famosas queijadas de Sintra. Foi após a segunda Guerra Mundial, altura em que a família proprietária da pastelaria Piriquita sentiu a necessidade de crescer e criar novos produtos para chamar a atenção dos seus clientes. Uma das curiosidades neste doce é a existência de um ingrediente secreto, que nem os funcionários que ali trabalham sabem qual é.
Temos a certeza que os melhores travesseiros de Sintra que poderá provar são mesmo os da pastelaria Piriquita. No entanto, se não puder ir a Sintra e estiver com saudades, pode sempre tentar fazê-los em casa. 🙂 Aprenda a fazer travesseiros de Sintra.
9. Pastéis de nata
A receita original dos pastéis de Belém, oriunda do Mosteiro dos Jerónimos, localizado na zona de Belém, é um segredo bem guardado pelos mestres pasteleiros da Fábrica dos Pastéis de Belém. Estes doces são fabricados nas actuais instalações desde 1837 e segundo a receita secreta do Mosteiro.
Embora possam parecer iguais, os pastéis de Belém, somente vendidos na Fábrica dos Pastéis de Belém, e os pastéis de nata (imitação dos de Belém), vendidos por todo o lado, são diferentes tanto no recheio como na textura da massa folhada. Os pastéis de Belém e os pastéis de nata, são o ex-líbris de Lisboa, no que à gastronomia diz respeito. Aprenda a fazer pastéis de nata!
10. Pastel de feijão
Existem algumas dúvidas sobre a origem deste doce típico português. A quantidade de açúcar, ovos e amêndoas na sua receita indica que o Pastel de Feijão deverá ter origem conventual. No entanto, foi no século 19 que uma habitante de Torres Vedras começou a fazê-los com frequência e daí até a sua fama se espalhar por todo o país foi um pequeno passo.
A mistura de ingredientes é curiosa: afinal de contas, não é muito habitual a presença de feijão nos doces típicos portugueses. De qualquer das formas, o resultado é surpreendente e delicioso. Aprenda a fazer pastéis de feijão.