O grande lago do Alqueva tornou-se uma grande atração no Alentejo. Numa terra de planícies, a construção da barragem trouxe novas oportunidades de lazer para quem visita esta bela região. Perto do Alqueva, há vilas e cidades cheias de encanto e monumentos históricos. Descubra 12 locais deslumbrantes para visitar no Alqueva.
1. Monsaraz
Monsaraz fica no topo de uma colina junto ao rio Guadiana. Conquistada aos mouros em 1167, foi entregue aos templários por D. Sancho II. O castelo de Monsaraz serviu como posto de vigia do Guadiana e da fronteira com Castela. A vila medieval, com as suas ruas de xisto e casas caiadas, proporciona uma vista deslumbrante sobre a paisagem alentejana e o lago do Alqueva.
2. Moura
Moura é uma vila alegre perto do rio Guadiana, rodeada por olivais e vinhas. Ao passear pelas ruas de Moura, visite a Mouraria, com a sua arquitetura típica dos bairros árabes. Outros pontos de interesse incluem a rua da Muralha Nova e as igrejas de São João Baptista, do Carmo e de São Francisco.
3. Reguengos de Monsaraz
Esta cidade alentejana é famosa pela qualidade do vinho produzido na região. Além disso, é conhecida pelo artesanato, especialmente a olaria de São Pedro do Corval e as mantas de Reguengos. A cidade tem uma rica tradição agrícola e cultural.
4. Mourão
Mourão, situada na margem esquerda do Guadiana, tem uma paisagem marcada por oliveiras e árvores de fruto. O castelo de Mourão proporciona uma vista dominante sobre a vila medieval. A igreja matriz de Nossa Senhora das Candeias, do século XVII, é outro ponto de interesse.
5. Aldeia da Luz
Inaugurada em 2002, a Nova Aldeia da Luz foi construída a dois quilómetros da antiga, que foi submersa pelo Alqueva. A nova aldeia mantém os traços da anterior e tem um museu que preserva a memória da antiga aldeia. Outros pontos incluem a praça de touros e a igreja paroquial do Sagrado Coração de Jesus.
6. Aldeia da Estrela
Situada numa península na albufeira do Alqueva, a Aldeia da Estrela tem um ancoradouro para barcos. É um óptimo lugar para passear, fazer piqueniques ou dar um mergulho.
7. Cromeleque do Xerez
Este conjunto megalítico, perto do Convento da Orada, em Monsaraz, é composto por 50 menires de granito dispostos em forma quadrada. No centro, há um monólito de 4 metros de altura. Data de 4000 a.C. a 3000 a.C.
8. Pias
Pias, no concelho de Serpa, é conhecida pela sua produção de granito. Entre os pontos de interesse estão a Ermida de Santa Luzia, a Torre do Relógio e a igreja local. A gastronomia local inclui sopa de poejos, cogumelos do campo e cozido de couves.
9. São Pedro do Corval
Próxima de Reguengos de Monsaraz, São Pedro do Corval é famosa pela sua olaria, com cerca de 35 olarias ativas. Além da olaria, a produção de vinho e a agricultura são importantes para a região. Visite as igrejas locais e os monumentos megalíticos.
10. Torre do Esporão
A Herdade do Esporão data do século XIII. A torre, construída entre 1457 e 1490, tem um museu arqueológico no rés-do-chão. A torre é um exemplo de arquitetura militar da época.
11. Praia Fluvial de Monsaraz
Inaugurada em junho de 2017, é a primeira praia do Grande Lago Alqueva. Com bandeira azul, tem uma piscina flutuante, bar/restaurante, parque infantil e zona de merendas. A praia tem acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
12. Ermida de Santa Catarina
Construída no século XVIII, provavelmente pelos templários, a ermida tem símbolos típicos da Ordem do Templo. Situada fora das muralhas de Monsaraz, está classificada como Monumento Nacional.
conheço recentemente e fiquei deslumbrado,aconselho visita la.