Portugal é um país rico em locais belíssimos, e, portanto, não é de estranhar que o mote “faça férias cá dentro” e tenha tornado uma realidade cada vez mais apreciada. Desde o ocidente atlântico e insular até ao interior continental, a verdade é que não faltam destinos de sonho em Portugal.
O problema? A grande maioria das pessoas acaba sempre por escolher os mesmos destinos turísticos, aqueles mais publicitados e massificados, perdendo assim a oportunidade de descobrir algo único durante as férias. Mas estamos aqui para o ajudar, certo? :)
Os destinos turísticos que aqui lhe apresentamos são locais que, sendo mais ou menos conhecidos, recebem ainda poucos turistas em relação ao que seria de esperar. Descubra alguns dos destinos turísticos mais subvalorizados em Portugal.
1. Porto Santo (Madeira)
Esta ilha tem-se consolidado como um destino turístico de praia e descanso. Para além da bela paisagem insular, destacamos as suas praias de areias finas, famosas pelos seus fins terapêuticos.
Na única cidade da ilha, Vila Baleira, é possível encontrar boas opções de piscina, praia e lazer. Outros pontos de interesse desta ilha são o Museu Cristóvão Colombo e os Moinhos de Vento.
2. Porto Moniz (Madeira)
Encontra-se no lado oposto da capital, Funchal, e deve a sua popularidade e crescente procura às Piscinas Naturais do Porto Moniz. Estas são formações vulcânicas naturais, que criam pequenos poços de água salgada onde se pode ir a banhos.
O município tirou partido deste fenómeno e construiu as piscinas, abertas o ano todo. Outras atrações de Porto Moniz são a Foz da Ribeira da Janela, a praia do Porto de Abrigo do Seixal e as Piscinas do Clube Naval do Seixal.
3. Flores (Açores)
Este é um dos destinos menos conhecidos dos Açores, mas a verdade é que é um local imperdível, com as suas paisagens de tirar o fôlego, entre fajãs, cascatas e lagoas, num local que é Património da Biosfera da UNESCO.
Nas Flores não faltam atividades de lazer para os visitantes, especialmente para quem gosta de ar livre. Exemplos disso são as caminhadas ou a prática de canyoning. Recomendamos que alugue um carro para melhor conseguir explorar todas as maravilhas desta ilha incrível.
4. Praia da Vieira
É aqui que a água que percorre os 40 quilómetros do rio Lis encontra o mar. Esta praia, localizada próxima da vila de Vieira de Leiria, é um dos poucos locais onde ainda se pode assistir à Arte Xávega, existindo diversos pormenores urbanos que nos relembram desta velha tradição.
O lugar foi-se modernizando ao longo do tempo e tornou-se um dos principais destinos de praia entre a Figueira da Foz e a Nazaré, tendo diversos bares, restaurantes e unidades hoteleiras.
5. Porto Novo
Esta praia do Vimeiro é um pequeno oásis de tranquilidade e pacatez. Tem um areal bastante interessante, com diversos rochedos à vista e escarpas ricas em vegetação.
O local encontra-se na foz do rio Alcabrichel, que foi um ponto estratégico para o desembarque de tropas britânicas naquela que ficaria conhecida como Batalha do Vimeiro. A 10 minutos da praia, podemos visitar um Centro de Interpretação relativo a esta.
6. Melides
A localidade de Melides encontra-se a 10 minutos do litoral alentejano e a 1h30 de Lisboa. O local é perfeito para quem procura banhos de sol e água, até porque aqui há muito areal a descobrir, da praia da Aberta Nova à praia da Galé.
O acesso de carro a algumas destas praias pode ser um pouco mais complicado, já que a zona ainda é pouco turística e a natureza encontra-se praticamente no seu estado mais puro.
7. Vale da Telha (Aljezur)
Se procura férias tranquilas num mar atlântico menos frio que o habitual. Esta pode ser uma boa escolha. Para além da natureza no seu máximo esplendor, pode encontrar muitas soluções de restauração, alojamento e diversão, tudo isto longe das praias sobrelotadas do sul algarvio.
Vale da Telha serve como dormitório para os visitantes das praias da Arrifana e Medo da Fonte Santa. Entre as duas praias, que estão separadas por um pedaço de costa rochosa, existe um ponto de observação do Atlântico.
8. Vila Nova de Foz Côa
Se uma jornada histórica e arqueológica acompanhada por bons vinhos e gastronomia lhe soa ideal, não pode deixar de visitar Vila Nova de Foz Côa. Esta cidade do interior encontra-se a cerca de duas horas do Porto e tem muitos locais interessantes a visitar.
Destaque para o Museu da Fundação do Côa, que se encontra no Parque Arqueológico do Vale do Côa, e onde se pode observar a arte rupestre que tornou a região popular. Tem também a opção de visitar diversas quintas do Douro nas redondezas.
9. Castelo de Vide
Encontra-se nos limites do Parque Natural de S. Mamede e parece um local saído de um postal, pelas suas ruas estreitas e labirínticas e casas caiadas. Não podemos deixar de destacar a zona da Judiaria, que remonta ao século XIII e ao reinado de D. Dinis.
Assim, Castelo de Vide é uma das provas mais evidentes da presença judaica em Portugal, contando com uma sinagoga-museu que conta o passado cultural daquela região. Naturalmente, não pode perder também uma visita ao Castelo.
10. Moura
Diz a lenda que o nome da cidade se deve à princesa Salúqia, bonita moura que se atirou da torre do castelo quando viu que o noivo não voltava à cidade, mas sim os homens de D. Afonso Henriques.
De Moura, pode esperar atrações como belos passeios pelas suas ruas, visitas ao Castelo, ao Jardim Doutor Santiago e ao Lagar de Varas do Fojo, e um passeio de barco pela Barragem do Alqueva.
Amei E gostaria de Saber mais das 10 E conhecer Todas elas . De carro se possivel. Obrigado
Nenhuma visita a Moura fica completa sem uma passagem pelo Retiro do Ernesto, um pequeno e acolhedor restaurante onde se podem provar as maravilhas da cozinha alentejana. Cozinha mais que excelente, feita com amor e carinho e onde cada cliente é tratado como se fosse um parente chegado de longe. Não se esqueçam de perguntar pelo Ernesto…