No Norte de Portugal, existe muito mais para ver do que o que possa imaginar, por entre aldeias, vilas e cidades repletas de castelos, pontes e igrejas com séculos de idade, que constituem um património único e cativante. Ao mesmo tempo, esta é também uma região de natureza, abrigando inúmeros parques naturais e o único parque nacional do nosso país.
A complementar estas maravilhas, temos uma gastronomia farta, forte e a preços bastante acessíveis. Assim, não é de admirar que o Norte de Portugal se revele cada vez mais como um destino imperdível para férias em família.
Para que comece a planear as suas próximas férias, deixamos-lhe algumas sugestões imperdíveis. Escolha os seus destinos preferidos e descubra o lado mais desconhecido (e genuíno) do Norte de Portugal).
1. Valença
A sua principal atração é a sua Fortaleza, uma das mais destacadas fortificações militares da Europa. Ao contrário do que acontece em muitas outras, no entanto, o interior da Fortaleza de Valença enche-se de vida todos os dias e é muito procurado pelo seu comércio tradicional.
Para vistas incríveis sobre a ponte internacional sobre o rio Minho, recomendamos-lhe o Baluarte do Socorro, que se encontra no extremo norte da Fortaleza.
2. Chaves
É a segunda maior cidade do distrito de Vila Real, encontrando-se num vale fértil junto ao rio Tâmega, bem próximo da fronteira com Espanha. A cidade é conhecida pelas suas termas, pelo que não poderá deixar de as visitar e provar as suas águas de sabor único.
Em termos de património, podemos destacar a Ponte de Trajano, o castelo, o Forte de São Neutel e o seu novo espaço arqueológico, o Museu das Termas Romanas.
3. Ponte da Barca
Esta belíssima vila encontra-se nas margens do rio Lima, contando com muito património a visitar. A sua localização também lhe permite servir de base à descoberta da região.
Assim, depois de conhecer a fundo Ponte da Barca, não deixe de descobrir locais como o Lindoso, os Moinhos de Parada, e as aldeias de montanha de Ermida e Germil, que se encontram em diferentes pontos da Serra Amarela.
4. Vidago
Faz parte do concelho de Chaves e é uma vila muito conhecida pelo seu palácio e pelas suas termas. Antes de as águas termais serem descobertas, esta era apenas uma pequena aldeia, cujos habitantes viviam do que a terra lhes dava.
Depois, acabou por se tornar o destino da aristocracia portuguesa e europeia, que buscavam as propriedades terapêuticas destas famosas águas termais. Na vila, encontrará também o Vidago Palace, referência da hotelaria nacional.
5. Montalegre
Encontra-se entre Chaves e o Gerês, e, portanto, a belíssima vila de Montalegre serve de transição entre Trás-os-Montes e o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Este é um local rico em tradições, cultura e património.
Na vila, destaca-se o seu castelo, que tem muito para ver. Depois, não deixe de visitar Pitões das Júnias, conhecida pelo seu mosteiro e as suas cascatas, e Vilar de Perdizes, lar do famoso Congresso de Medicina Popular.
6. Lagos do Sabor
Ao longo de uma extensão de 70 km, em Trás-os-Montes, encontrará uma série de lagos ligados entre si através de gargantas e penhascos, formando um autêntico santuário de vida selvagem que deslumbra os visitantes.
Os Lagos do Sabor unem os concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo, sendo que os lagos nasceram com a construção da barragem do Baixo Sabor.
7. Provesende
Esta aldeia vinhateira do concelho de Sabrosa encontra-se em plena região demarcada do Douro, onde as vinhas dominam a paisagem.
Para além de passear pelos vinhedos, poderá descobrir casas senhoriais e brasonadas, um antigo pelourinho, uma fonte do século XVIII e uma igreja barroca. E, já que se encontra na região, não deixe de conhecer também Sabrosa e São Martinho de Anta, local onde se encontra o Espaço Miguel Torga.
8. Vila Nova de Cerveira
Esta localidade conta com uma zona histórica densa e muito bem planeada, que se estende por volta do seu castelo com planta oval. Após contornar o castelo, não deixe de conhecer o parque de lazer do Castelinho, que se encontra na margem do rio Minho.
Pode terminar o seu passeio no Miradouro do Cervo, que se encontra no Alto do Crasto, onde encontra a escultura metálica do Cervo, símbolo deste concelho.
9. Miranda do Douro
Esta cidade do distrito de Bragança encontra-se nas chamadas Terras de Miranda, terra da nossa segunda língua oficial, o mirandês. Este é também o lar dos famosos Pauliteiros de Miranda.
Não poderá deixar de visitar a Sé de Miranda do Douro, o seu castelo e o Eremitério Os Santos. Por entre as suas pausas, não deixe de provar a deliciosa gastronomia da região, rica em enchidos, apreciando a paisagem típica do Douro que nesta terra encontra.
10. Amarante
É conhecida como a “princesa do Tâmega”, sendo atravessada por este rio. A localidade é famosa pela sua ponte, pela Igreja de São Gonçalo e pela sua doçaria tradicional, mas há muito mais para ver em Amarante.
Assim, caminhe pelas ruas do seu centro histórico, apreciando as casas antigas. Depois, para um toque de modernidade, não deixe de visitar uma das suas principais atrações, o museu de Amadeo de Souza Cardoso.