Com o baixar das temperaturas e devido ao vento e à chuva, cuidar das suas plantas durante a estação mais fria do ano pode-se tornar numa tarefa mais complicada, existindo uma maior probabilidade de as suas plantas deixarem de estar saudáveis se cometer alguns erros. No entanto, para que isso não aconteça, deixamos-lhe 10 dicas a ter em conta para cuidar das suas plantas da melhor forma durante os meses de inverno.
1. Regue apenas de manhã
No verão, costuma-se regar as plantas à noite, para elas não queimarem. No entanto, no inverno deve fazer ao contrário, regando as suas plantas de manhã.
Isto porque as temperaturas baixam durante a noite e a água pode congelar, queimando a planta. Regando de manhã, a água tem mais tempo de se evaporar até a noite chegar.
2. Uma diminuição das regas
Como as temperaturas são mais baixas, a água que usa para regar as suas plantas não se evapora com tanta facilidade durante o inverno.
Assim, poderá diminuir a frequência das suas regas para cerca de uma vez por semana, mesmo para aquelas espécies que, durante o verão, são regadas dia sim, dia não. Assim, a água terá tempo de se evaporar, e evita estragar as raízes da planta.
3. Coloque pouco adubo
Tal como acontece com a rega, também pode diminuir a frequência da adubação durante o inverno. Aliás, alguns especialistas até recomendam que, durante esta estação, não se use adubo, porque o seu uso excessivo pode levar ao aparecimento de pragas e fungos e ao apodrecimento das raízes das suas plantas. Portanto, use adubo com moderação e cuidado nesta estação.
4. Pense na luminosidade
As plantas gostam da luz do sol e precisam de luminosidade mesmo durante o inverno para se manterem saudáveis.
Apesar de esta ser uma estação de dias mais curtos e escuros, colocar as plantas perto de uma janela pode ajudá-las a receber toda a luz de que necessitam para continuarem fortes e saudáveis.
5. Cuidados com a poda
Ao longo do inverno, as plantas retraem o seu crescimento, pelo que não são indicadas grandes podas. Retire apenas algumas folhas velhas e caídas, que podem dificultar o crescimento da planta e atrair fungos e insetos. Deixe alguma poda maior para os meses da primavera, em que as plantas se encontram numa fase ativa de crescimento.
6. Plantar durante o inverno
Apesar das condições mais frias, o inverno pode ser uma boa altura para plantar algumas espécies de plantas, como os ciclamens, a prímula, a cinerária e a margarida inglesa, já que são espécies que se adaptam aos climas mais frios. Se o solo ainda não congelou pela geada, pode também plantar bolbos de primavera durante dezembro.
7. Limpe as suas plantas
De modo a afastar pragas e doenças, é fundamental que faça uma limpeza regular das folhas das suas plantas, o que também ajuda a potenciar a fotossíntese nesta altura tão crítica do ano. Leve a planta para a cozinhe ou casa de banho e, cuidadosamente, retire o excesso de pó das folhas usando um pano húmido.
8. Proteja as plantas do frio
Durante as noites mais frias, leve as plantas de exterior para dentro da sua casa, ou cubra-as com uma lona ou manta. Afinal, a queda de geada durante a noite pode levar a que as folhas fiquem queimadas e que a sua planta fique pouco saudável ou até que morra, em consequência. Isto é especialmente válido para plantas menos resistentes ao frio.
9. Não descure a manutenção
Durante o inverno, aproveite para fazer a manutenção das suas plantas de interior durante o inverno, para que tudo esteja pronto a crescer na primavera. Para além da limpeza das folhas e da retirada de folhas mortas, de que já lhe falamos, pode aproveitar para mudar algumas plantas mais crescidas para vasos que sejam maiores.
10. Comece o planeamento
Ao longo do inverno, pode começar a planear quais são as plantas que quer na sua casa ou jardim durante a primavera, e começar a procurar as sementes, fertilizantes e vasos que precisa para obter o efeito que imaginou. Assim, quando chegarem as temperaturas mais quentes, pode começar logo a deitar mãos à obra.