Organizar o quarto de uma criança é muito mais que arrumá-lo, até porque se pretende que a criança tenha a sua autonomia e possa aceder facilmente às suas coisas. Por isso, é importante tentar ver as coisas das perspetivas dos mais pequenos e colocar-se no lugar deles, tendo sempre em conta as suas preferências e necessidades. Como ponto de partida, deixamos-lhe algumas dicas simples a considerar no que toca à organização de um quarto infantil.
1. Escolha móveis adequados
É verdade que as crianças crescem rápido e que, por isso, muitos pais preferem comprar móveis a pensar já no futuro. Mas é importante que as crianças se sintam à vontade no seu espaço, rodeados por itens e acessórios à sua medida.
Um bom meio termo é a compra de móveis que se podem adaptar às diferentes idades do seu filho, para que este se sinta sempre confortável e o investimento renda ao longo do tempo.
2. Não descure a cama
O elemento mais importante de qualquer quarto é a cama, existindo diversos modelos infantis no mercado. São muitas as opções a considerar, entre camas Montessori (que são mais rentes ao chão), beliches, camas duplas ou com arrumação extra, ou até mesmo camas suspensas.
Tenha em conta as necessidades do seu filho e o espaço que tem disponível no quarto para fazer a melhor escolha para o espaço em questão.
3. Aposte em estantes e cómodas
Estantes e cómodas são ótimas para arrumação, mas, num espaço para crianças, devem estar adaptadas ao máximo à altura da criança.
Procure deixar os objetos que ela usa com mais frequência à mão, para estimular a autonomia do seu filho, e ponha fora do seu alcance objetos de risco, como é o caso de lâmpadas ou espelhos. Apenas pode deixar ao alcance da criança coisas inofensivas e adequadas à sua idade.
4. Use prateleiras versáteis
Usar prateleiras num quarto infantil é uma boa forma de conseguir alguma arrumação extra.
E combinam bem com qualquer decoração presente no quarto, até porque podem ser encontradas nos mais diversos materiais e com formatos diferentes e divertidos, podendo-se tornar num item de decoração extra para um quarto infantil e uma excelente maneira de dar mais vida às paredes do quarto do seu filho.
5. Arrume os brinquedos em cestos e caixas
Um monte de brinquedos espalhados dá ao quarto de uma criança uma aparência desarrumada e diminui a funcionalidade da divisão. Mas pode usar cestos e caixas para arrumar todos os brinquedos, que podem ser facilmente acedidos pela criança.
No final da brincadeira, é igualmente fácil para o seu filho pegar em todos os brinquedos e voltar a colocá-los na caixa, o que estimula o sentido de responsabilidade.
6. Crie uma zona de estudo
Mesmo que o seu filho ainda não esteja na escola, é boa ideia preparar um espaço no quarto que tenha uma mesa e cadeira, que será o local perfeito para brincadeiras mais tranquilas, como colorir.
À medida que a criança crescer, o espaço pode converter-se num local de estudo, colocando-se uma secretária com bastantes gavetas para arrumação e uma cadeira confortável. Idealmente, esta zona deve-se situar num local mais bem iluminado do quarto.
7. Faça um cantinho de leitura
É importante estimular o gosto pela leitura desde cedo, até porque é uma forma de estimular a criatividade e enriquecer o vocabulário da criança. Assim, procure criar uma pequena biblioteca para o seu filho, colocando os livros numa estante à sua altura.
Caso tenha espaço, complemente tudo com algumas almofadas no chão ou com um cadeirão, onde a criança pode apreciar os livros, sozinha ou acompanhada.
8. Mantenha a roupa organizada
O sistema de organização da roupa vai depender muito de quem é que escolhe as peças para usar no dia-a-dia. No caso de ser a criança a escolher a roupa que quer usar, procure deixar as peças à mão, especialmente a roupa que a criança mais usa e gosta.
Procure não deixar á vista roupa mais formal ou de outras estações, para evitar que o seu filho escolha usar algo de verão em pleno tempo frio, ou vice-versa.
9. Use etiquetas para ajudar o seu filho
Tudo o que se faz em termos de organização de um quarto infantil é em prol do conforto das crianças e, portanto, é uma boa ideia criar um sistema de organização que seja adequado ao seu filho.
Por exemplo, pode colocar etiquetas em cada gaveta para que a criança saiba onde se encontra cada coisa. Caso ainda não saiba ler, pode sempre desenhar o conteúdo correspondente em cada etiqueta que colocar.
10. A segurança é muito importante
A segurança do quarto infantil é um daqueles pontos que não pode mesmo ser descurado. Portanto, assegure-se de que as estantes estão bem presas à parede, e que apenas existem tomadas com fichas de segurança no quarto.
Os móveis devem ter também contornos suaves e serem fáceis de limpar, até porque os mais pequenos gostam muito de trepar para cima deles ou sujá-los com plasticina ou tinta.