Beleza e simplicidade são, talvez, as palavras que melhor definem o Alentejo, e, portanto, não admira que nesta região encontremos locais românticos, por onde pode passear com a sua cara metade com toda a tranquilidade e sossego. E se for numa casa de turismo rural com uma lareira tipicamente alentejana, melhor ainda.
Longe vão os tempos em que o turismo no Alentejo se resumia apenas à cidade de Évora e aos seus monumentos. Hoje em dia, são muitas as aldeias típicas, as praias de encantar, os parques naturais… E nos últimos anos surgiram também passadiços que nos levam até bosques encantados ou cascatas quase secretas.
Se está à procura de ideias onde passar o seu próximo fim de semana romântico, deixamos-lhe algumas sugestões imperdíveis no Alentejo. Basta escolher o seu local preferido e surpreender a sua cara metade.
1. Castelo de Vide
Ao longe, é o imponente castelo, recortado contra as casas brancas, que se destaca e convida à visita. A partir deste, consegue admirar a paisagem alentejana em todo o seu esplendor, apreciando pequenas aldeias no meio de campos a perder de vista.
Para além do castelo, poderá aqui encontrar uma das judiarias mais bem preservadas em Portugal, um dos mais importantes exemplos da presença judaica no nosso país, que remonta ao século XIII, tempo de D. Dinis.
2. Marvão
A poucos quilómetros de Espanha, no ponto mais alto da Serra de São Mamede, encontra esta tranquila vila. No interior das suas muralhas, consegue ver um bonito conjunto de arquitetura popular alentejana, assim como arcos góticos, janelas manuelinas e varandas de ferro forjado.
Para além do castelo e das suas muralhas, não podemos deixar de destacar a igreja de Santa Maria, a igreja de Santiago, a capela do Espírito Santo e o convento de Nossa Senhora da Estrela.
3. Mértola
É um autêntico museu vivo, tendo sido cidade romana, capital de um reino árabe e a primeira sede da Ordem de Santiago. As suas ruas, com traçado irregular e medieval, permitem-lhe passear através da história.
Assim, na Câmara municipal, encontra vestígios da Myrtlis romana; na Torre de Menagem do castelo, objetos da época pré-islâmica; no Museu Islâmico, objetos deste período de ocupação; e, numa antiga igreja, encontrará uma colecção de arte sacra impressionante.
4. Estremoz
Esta cidade pode dividir-se em dois núcleos, sendo que, junto ao castelo, encontra o casario medieval e, fora das muralhas, a vila moderna. Não podemos deixar de destacar o castelo, com as suas muralhas medievais, e a antiga cidadela do século XIII.
Estremoz tornou-se conhecida sobretudo pela extração e exploração do mármore branco de grande qualidade, contribuindo em 90% para o facto de sermos o segundo maior exportador de mármore do mundo.
5. Monsaraz
Esta vila medieval manteve as suas características ao longo dos séculos, e visitá-la é, por isso, uma autêntica viagem no tempo. Além disso, a combinação da arquitetura histórica com a paz e tranquilidade do Alentejo torna esta a localidade perfeita para uma escapadinha.
Com a conclusão da barragem do Alqueva, a sua beleza aumentou ainda mais, uma vez que pode contemplar este lago gigante a partir das muralhas da vila.
6. Arraiolos
Na sua visita à belíssima Arraiolos, não pode perder o castelo da vila, de onde pode apreciar a paisagem envolvente, de uma grande beleza. Visite também a igreja do Salvador, uma construção do século XVI que se encontra totalmente rodeada por muralhas, a igreja da Misericórdia e a fonte rural Chafariz dos Almocreves, estas duas últimas presentes no magnífico centro histórico, que foi recentemente alvo de obras de preservação.
7. Vila Viçosa
Aqui se estabeleceu a casa dos duques de Bragança, a família nobre mais poderosa a seguir à Casa Real e, portanto, não é de admirar que aqui se encontrem alguns dos monumentos mais importantes da nossa história, como o Palácio Ducal (que é hoje um museu) e a Igreja Matriz de Vila Viçosa. Situada numa das regiões mais férteis do sul do nosso país, Vila Viçosa é também conhecida pela abundância de mármore na região.
8. Alegrete
Esta pequena e graciosa vila alentejana encontra-se às portas do Parque Natural da Serra de São Mamede, numa zona de grande beleza, encantando pela sua simplicidade e pelas casas caiadas de branco.
Não deixe de percorrer as suas ruas, apreciando cada pequeno detalhe, cada casa caiada, cada flor à janela. Depois de percorridos os becos e ruelas de Alegrete, todos os caminhos vão dar ao castelo, que é o ex-libris desta localidade e que merece a sua visita.
9. Brotas
Brotas é uma das mais bonitas e desconhecidas aldeias do Alentejo, embora o facto de ser cruzada pela Estrada Nacional 2 (no quilómetro 488) tenha começado a trazer alguns turistas à localidade pela primeira vez.
Não deixe de percorrer as ruas desta aldeia, que parece pacata e adormecida, mas que está repleta de encantos por descobrir, entre as suas fontes, largos e casas caiadas de branco. O seu principal ponto turístico é o Santuário da Nossa Senhora das Brotas.
10. Evoramonte
Tal como acontece com outras vilas e aldeias medievais do Alentejo, encontra-se no topo de um monte e está rodeada por muralhas. Apesar do seu estatuto de vila, Evoramonte tem menos de 700 habitantes e um dia a dia muito próprio de uma pequena aldeia alentejana.
A zona mais baixa da vila é mais moderna, mas é no alto da povoação que reside o verdadeiro encanto de Evoramonte, com o conjunto a ser coroado pelo seu castelo.