Nos últimos anos começaram a aparecer um pouco por todo o país. E parece que vieram para ficar! Falamos dos baloiços com vistas para locais mágicos e singulares, como rios, montanhas, vales ou lagoas. Portugal transformou-se num paraíso para os amantes dos baloiços. E não temos nada contra isso, claro! :)
Desfrutar de qualquer um destes baloiços pode ser um convite à contemplação, uma forma de meditação ou apenas uma ótima foto para o Instagram! O certo é que eles têm atraído cada vez mais visitantes aos locais onde estão inseridos, o que prova que a ideia de quem os construiu estava certa: “cria algo original e as pessoas aparecem”! E assim foram nascendo os vários baloiços de Portugal.
Venha daí connosco descobrir alguns dos mais bonitos baloiços de Portugal, de norte a sul do país, do litoral ao interior. E pelo caminho, descubra também um país que não conhecia.
1. Baloiço do Trevim (Lousã)
Fica no ponto mais alto da Serra da Lousã, a 1200 metros de altitude. O Baloiço do Trevim é um dos mais famosos baloiços de Portugal. A vista é magnífica e a sensação de baloiçar neste local é estonteante. O melhor de tudo? É a desculpa perfeita para descobrir as muitas aldeias de xisto das redondezas: Talasnal, Vaqueirinho, Catarredor, Chiqueiro, Candal… o difícil é mesmo escolher.
2. Baloiço da Ladeira (Nazaré)
Um baloiço para namorar enquanto contempla o pôr-do-sol no Atlântico? É possível no Sítio da Nazaré. A partir deste local pode deslumbrar toda a Nazaré, com as suas casas pintadas de branco alinhadas ao longo da costa. Depois do momento de contemplação, aproveite para desfrutar da boa gastronomia do local, com destaque para o peixe e marisco.
3. Baloiço do Bestança (Cinfães)
O rio Bestança permaneceu em segredo durante muitos anos. Eram poucos os que conheciam tudo o que este rio, que é um dos mais limpos da Europa, tem para oferecer. A melhor forma de conhecer esta região é realizando algum dos vários trilhos que por aqui passam. Se o fizer, faça um pequeno desvio até um pequeno local chamado Cinco Rodas: é aí que se encontra o Baloiço do Bestança, mesmo ao lado de umas pequenas cascatas.
4. Baloiço da Boneca (Penafiel)
A Serra da Boneca já era bastante conhecida dos amantes de desportos de natureza, mas a sua popularidade cresceu exponencialmente graças ao baloiço suspenso sobre o vale do rio Douro que aqui foi construído. A partir da localidade de Sebolido, Penafiel, siga as direções até ao Parque Eólico da Serra da Boneca. Aqui, basta seguir a sinalização que indica o local exato do baloiço. Depois, basta contemplar, baloiçar com os olhos postos no Douro e deixar a imaginação fazer o resto.
5. Baloiço de São Lourenço (Torre de Moncorvo)
Bem perto da aldeia de Felgar, no Miradouro de São Lourenço, fica um dos mais fascinantes baloiços de Portugal. A partir daqui é possível usufruir de soberbas vistas sobre o Lago de Cilhades, um dos vários Lagos do Sabor. Os Lagos do Sabor são, aliás, um dos mais maravilhosos segredos de Trás-os-Montes. Poucos conhecem ainda estes 3 lagos, originados pela construção da barragem do Sabor. Se ainda não conhece, não perca tempo para os descobrir.
6. Baloiço do Sobreiro (Torre de Moncorvo)
Outro fantástico baloiço em Torre de Moncorvo com vista para os Lagos do Sabor. Mesmo ao lado do miradouro do Talegre, perto da aldeia de Castedo, este é mais um dos fantásticos baloiços no Norte de Portugal. O acesso faz-se a partir de uma estrada de terra batida com origem na aldeia de Castedo. Se tiver um tempo extra, depois de contemplar a paisagem a partir deste baloiço, pode refrescar-se na praia fluvial da Foz do Sabor.
7. Baloiço do Burgo (Lousã)
Mais um fantástico baloiço na Lousã, com uma particularidade muito especial: nem sempre está disponível. Apenas é possível desfrutar deste baloiço quando o caudal da ribeira o permite, para não colocar em perigo quem o visita. Ou seja, está aberto durante todo o Verão, quando a ribeira tem menos água. Durante o Inverno, dificilmente poderá desfrutar dele. O cenário é idílico! Aproveite para molhar os pés na água, dar uns mergulhos e… tirar uma foto para a posteridade!
8. Baloiço do Cervo (Vila Nova de Cerveira)
Quem já teve a oportunidade de subir até ao Miradouro do Cervo sabe que a partir daqui pode desfrutar de uma das mais deslumbrantes paisagens em Portugal. Com o Rio Minho como pano de fundo, as vistas alargam-se até ao momento em que ele desagua no oceano, com a Espanha na outra margem. A estrada para lá chegar é longa e sinuosa, mas acredite, vale mesmo a pena visitar este que é um dos maiores baloiços de Portugal.
9. Baloiço da Pateira (Águeda)
Se a maioria dos baloiços portugueses está instalada em locais montanhosos com vistas para rios ou lagoas, este está instalado num local mais plano, mas não menos idílico. Fica na Pateira de Ois da Ribeira, em Águeda. E se gosta de baloiçar enquanto contempla a beleza dos nenúfares na água e o chilrear dos passarinhos, este é o local certo. A pateira é conhecida pela diversidade de aves que aqui nidificam. Aproveite também para desfrutar da gastronomia local no restaurante mesmo ao lado do baloiço.
10. Baloiço do Mezio (Arcos de Valdevez)
Localizado no alto da Serra do Soajo, mesmo à entrada do Parque Nacional Peneda-Gerês, o Baloiço do Mezio tem mais de 7 metros de altura e uma vista deslumbrante para o parque. A natureza circundante é o grande atrativo desta estrutura em madeira e cordas. Isso… e a possibilidade de meditar, de contemplar ou de… recordar apenas a felicidade genuína que sentíamos quando éramos crianças. A não perder!
Óptimas sugestões! Uma óptima forma de ir descobrindo este maravilhoso país!
Fica, no entanto, o repaeo: na Pateira de Feementelos/ Óis da Ribeira não há nenúfares mas sim jacintos de água. São lindos, é verdade, mas são uma espécie invasora que se reproduz até cobrir completamente toda a superfície, o que leva à morte da fauna e flora subaquáticas.
Admire-se a bela paisagem mas não tenham pena se não virem os “nenúfares”.