Se pensa que visitar museus não é uma atividade adequada para as crianças, saiba que, de norte a sul do de Portugal, não faltam opções que em muito podem contribuir para que os mais pequenos adquiram novos conhecimentos de uma forma divertida e muito interessante. E, claro, os adultos vão adorar também a visita!
A temática de cada um destes museus é muito variada e, por isso mesmo, irá encontrar entre eles a solução ideal para a sua criança, sejam quais forem os seus interesses e curiosidades. Existem museus sobre chocolate, brinquedos, marionetas, ciência, dinossauros, e até artes já quase perdidas, como o fabrico de sabão. O difícil é escolher!
Assim, deixamos-lhe 10 opções de museus em Portugal que são dos melhores para visitar com crianças. Escolha aquele que mais se adequa aos seus miúdos e leve-os a vivenciar uma experiência única e enriquecedora.
1. Museu Interativo da Fábrica do Chocolate (Viana do Castelo)

Este museu interativo situa-se num edifício onde outrora se fabricava chocolate. Através de diversas atividades sensoriais, poderá ficar a conhecer melhor a história do cacau e do chocolate.
É também possível percorrer o fascinante circuito produtivo da transformação do cacau numa tablete de chocolate, sendo que, no final, é possível recolher o chocolate confecionado e personalizá-lo com um rótulo.
2. World of Discoveries (Porto)

Este museu permite que todos os visitantes façam uma viagem pela época dos Descobrimentos de uma forma divertida e muito didática. Proporciona várias horas de diversão e aprendizagem para os mais pequenos.
Por exemplo, as crianças vão conseguir entrar numa nau do século XVII, ter um encontro com o Adamastor, ou contactar com elefantes das florestas tropicais, entre outros pontos e episódios de interesse que irão certamente encantar os miúdos e, claro, os pais.
3. Museu das Marionetas (Porto)

Este pequeno e encantador museu encontra-se em pleno centro histórico do Porto, e é o local ideal para dar largas à imaginação. É perfeito para levar os miúdos mais pequenos a conhecer a maravilhosa arte das marionetas.
Encontra-se repleto de peças direcionadas para um público infanto-juvenil, permitindo às crianças ver de perto a coleção de marionetas do Teatro de Marionetas do Porto. Terão também a possibilidade de montar a sua própria marioneta e de experimentar técnicas de manipulação e construção cénica.
4. Museu do Brinquedo (Seia)

Aqui poderá encontrar oito mil brinquedos nacionais e internacionais. O espaço museológico tem brinquedos de diferentes épocas, lembrando-nos do quão importantes estes são para o desenvolvimento de uma criança.
Por entre bonecas, carrinhos, triciclos, puzzles, jogos de tabuleiro, peões e muito mais, as crianças vão poder conhecer os brinquedos do passado, enquanto muitos adultos poderão relembrar os brinquedos da sua infância.
5. Museu do Sabão (Gavião)

Este é um dos quatro museus existentes sobre esta temática no mundo. Encontrando-se numa antiga escola da vila de Belver, e, aqui, podemos conhecer melhor as memórias desta terra, que se revelou fundamental no desenvolvimento da indústria saboeira nacional.
Esta revela-se uma experiência inesquecível para os mais novos, muito graças às diferentes atividades e demonstrações ao vivo que aqui se podem encontrar.
6. Dino Parque (Lourinhã)

O Dino Parque foi inaugurado em 2018 e é o maior parque temático inteiramente dedicado à história dos dinossauros, sendo também o maior museu ao ar livre de Portugal.
Este maravilhoso parque encontra-se dividido pelos quatro períodos mais importantes da história da Terra e da evolução da vida, acolhendo 180 modelos de diferentes espécies de dinossauros, construídos a uma escala real.
7. Centro Interativo Sintra Mitos e Lendas (Sintra)

Se procura uma forma diferente de conhecer melhor o misticismo, romantismo e segredos que envolvem Sintra, este é o local ideal para o fazer. Aqui se cruza a realidade e a ficção, recorrendo-se a cenografia, técnicas multimédia e experiências sensoriais, contando com 17 espaços diferentes.
Ao longo do percurso pode experimentar a sensação de entrar no Poço Iniciático da Regaleira e pode ficar frente-a-frente com o Adamastor, por exemplo.
8. Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Lisboa)

Este espaço é uma proposta cultural muito apelativa na nossa capital, muito graças à sua estrutura imponente, que tem assinatura da britânica Amanda Levete, e que chama a atenção de todas as idades.
Para além das diversas exposições diversificadas, este projeto da Fundação EDP oferece workshops em família e tem um programa educativo de atividades sobre a temática da arte, tecnologia e arquitetura.
9. Museu de Portimão (Portimão)

Encontra-se na zona ribeirinha de Portimão, erguendo-se nas antigas instalações da conserveira Fábrica Feu-Hermanos. Aqui somos conduzidos pelas origens e história da cidade, podendo-se encontrar atividades ligadas ao mar, às conservas e à pesca, sem esquecer a presença de apontamentos romanos e islâmicos nesta região. O museu tem também uma variada programação cultural e algumas exposições temporárias, para além da exposição permanente.
10. Museu da Cerâmica (Caldas da Rainha)

Encontra-se na Quinta Visconde de Santarém e é um espaço cultural que nos propõe uma imersão pela história da cerâmica portuguesa. Em toda a coleção, não deixa de se destacar a obra e o nome de Rafael Bordalo Pinheiro.
Quanto a atividades para os mais pequenos, estes podem participar nos ateliers organizados por este museu, que lhes permitem aprender mais sobre a arte milenar da cerâmica.