Ainda podemos ter a tendência de pensar que acampar em Portugal significa não tomar banho durante dias e estar longe de tudo o que é conforto, mas a verdade é que, nos nossos dias, passar férias num parque de campismo já não é o que era. Hoje, encontramos de tudo, de parques dedicados ao ecoturismo a glampings, em locais de grande beleza natural.
Pernoitar num destes parques é ter a possibilidade de dormir à luz das estrelas. Ou melhor… antigamente era apenas isso. Hoje em dia, com o aumento da variedade oferta, é possível alojar-se num destes locais, em comunhão com a natureza mas sem nunca renunciar ao conforto.
O melhor de tudo? São locais ideais para férias com crianças, onde elas podem divertir-se à vontade, muitas vezes no meio da floresta, perto do mar ou com acesso a piscinas e jogos de aventura. Descubra alguns dos melhores parques de campismo de Portugal.
1. Lima Escape Camping e Glamping
Neste parque de campismo, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, pode optar entre montar uma tenda ou alugar um dos bungalows, a casa de abrigo, uma roulote ou até uma das tendas equipada com camas, colchões de ar, pufes, almofadas e até varandas.
Além disso, poderá nadar numa das quatro lagoas das proximidades, caminhar por trilhos seculares ou até andar a cavalo, tudo isto num ambiente pet friendly. Este é, sem dúvida, um dos melhores locais para se alojar no Parque Nacional Peneda Gerês.
2. Parque Cerdeira
Este parque encontra-se rodeado da riquíssima flora do Gerês, com montanha e bosques seculares. Mas aqui poderá fazer diversas atividades em família ou em grupo, como a canoagem, escalada, tiro ao alvo ou até uma prova de chá e mel da região.
Para além de um espaço de campismo convencional, tem tendas nas árvores, para duas ou três pessoas. É possível trazer o seu cão ou gato consigo para este parque.
3. Cepo Verde Camping
Encontra-se no Parque Natural de Montesinho (um dos maiores parques naturais do nosso país, aberto desde 1993) e oferece diferentes percursos sinalizados, assim como uma piscina, zona de desporto, local para praticar ténis e basquetebol, e uma churrasqueira. É possível montar tendas ou alugar bungalows (que estão disponíveis todo o ano) ou cabanas rotativas ecológicas.
4. Parque Rural de Campismo e Caravanismo de Mourilhe
Este projeto único foi inaugurado em setembro de 2020 e encontra-se junto à albufeira da Barragem do Carrapatelo. Tem uma área de cerca de três hectares e, para além de lugares de campismo e caravanismo, tem seis bungalows. Conta com um parque infantil exterior, zona de piqueniques, mesas de ping-pong, piscina, ginásio, posto médico, balneários e loja de conveniência.
5. Bioparque de São Pedro do Sul
Encontra-se em pleno Parque Florestal do Pisão e tem casas de montanha, bungalows e zona de acampamento. Poderá fazer diversas atividades, como slide, rappel na rocha natural, percursos de orientação ou até ser pastor por um dia. Nos dias de maior calor, não pode perder a piscina ao ar livre, com capacidade para 250 pessoas e um escorrega das rochas para a água.
6. Parque Municipal de Campismo Idanha-a-Nova
Este parque de campismo, que costuma funcionar todo o ano, sem interrupções, encontra-se nas imediações da imponente barragem Marechal Carmona. Aqui poderá fazer atividades como a pesca, a vela, o remo e a canoagem. No parque, encontrará uma piscina, bar, restaurante e até um campo de jogos à sua disposição.
7. Parque de Campismo das Berlengas
A ilha das Berlengas é um dos locais mais ricos em fauna em Portugal, e é, por isso, um local popular, apesar de ter entrada limitada. Portanto, deve reservar com bastante antecedência, bem como fazer um registo online para a cobrança da taxa turística.
Caso tenha a sorte de conseguir aqui acampar, recomendamos que faça um passeio de barco para visitar as grutas. Não se esqueça da lanterna, porque o gerador é desligado durante a noite.
8. Lisboa Camping & Bungalows
Encontra-se no Parque Florestal de Monsanto, pulmão verde da nossa capital, e estende-se por uma área arborizada e com acesso direto à cidade através de transportes públicos. É possível alugar bungalows, mas também há espaço para caravanas e tendas. Terá a vantagem de estar próximo das praias da Linha e da vila de Sintra.
9. Ericeira Camping
Este é o ponto de partida ideal para conhecer as potencialidades do concelho de Mafra. Para além de ter espaço para caravanas e tendas, tem zonas de desporto e de lazer, serviço de restaurante e lavandarias, e até uma escola de surf bem perto. A seus pés, terá quatro praias banhadas pelo Atlântico. Poderá alugar motas de água e barcos.
10. Ilha do Pessegueiro Camping
Este parque de campismo, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, encontra-se em frente à Ilha do Pessegueiro. É um espaço amigo do ambiente, com ETAR biológica, aproveitamento da energia solar, e gestão eficiente da água e até dos resíduos sólidos, contando com vários ecopontos. Para além da zona de campismo e caravanismo, tem bungalows e apartamentos T0 e T1.