Um bungalow é uma casa pequena, de campo ou de praia, que é geralmente usado como estadia para férias. Em Portugal, longe vão os tempos em que se associavam os bungalows exclusivamente a parques de campismo, e hoje existem já diversas opções para todo o tipo de orçamentos um pouco por todo o país.
Muitos deles estão equipados de forma luxuosa e são procurados para quem procura o contato com a natureza sem descurar o conforto. Outros são mais simples, proporcionando apenas o simples prazer se alojar durante uns dias num refúgio simples, modesto e o mais rústico possível.
Seja qual for a sua razão, existem possibilidades para todos os gostos e carteiras. Descubra alguns dos melhores bungalows para alugar em Portugal.
1. Azul Singular (Faial, Açores)
Este foi o primeiro glamping dos Açores, encontrando-se inserido numa plantação com palmeiras, fetos selvagens, arbustos e flores silvestres que aqui se desenvolveram livremente durante 30 anos, criando um ambiente de minifloresta tropical muito envolvente e relaxante. Os alojamentos são uma espécie de híbrido entre um bungalow e uma tenda, com as paredes de madeira e as telas a criarem uma pequena casa com grandes janelas.
Existem opções de alojamento para 4 ou 2 pessoas, e cada bungalow tem casa de banho privativa, kitchenette, zona de refeições e um jardim privado. Existem também áreas comuns, inseridas numa bonita casa de madeira e vidro. Não podemos deixar de destacar o pequeno-almoço com produtos locais, que se encontra já incluído no preço.
2. Quinta do Pedregal (Lever, Douro)
Aqui encontra diversas opções de alojamento, num local que é o ponto de partida perfeito para conhecer o Porto e a zona do Douro. Para além dos quartos da casa principal e de duas casas grandes, encontra 5 bungalows modernos, cada um com o nome das árvores que os rodeiam: Casa do Carvalho, Casa do Castanheiro, Casa do Pinheiro, Casa do Eucalipto e Casa do Sobreiro. Todos eles são duplos, com casa de banho privativa e decoração simples e elegante.
Destacamos o spa do alojamento, com piscina interior com janela panorâmica, e o restaurante acolhedor, que apenas usa ingredientes frescos e de produção própria ou próxima. O pequeno-almoço, incluído no preço da reserva, segue também a linha da utilização dos produtos locais.
3. Hotel Neptuno (Peniche)
Esta unidade hoteleira familiar, decorada com linhas simples e acolhedoras, tem, para além dos quartos e estúdios do edifício principal, 4 simpáticos bungalows, voltados para o pôr-do-sol e de frente para o jardim. Cada um tem um quarto com cama de casal, casa de banho privativa, sala com sofá-cama e kitchenette, assim como uma pequena varanda.
Os hóspedes dos bungalows podem usufruir de todos os serviços do hotel, como o bar, a sala de estar, a piscina exterior, o parque infantil e a zona de churrasco. O pequeno-almoço está incluído no preço do alojamento. O hotel disponibiliza bicicletas gratuitas e tem uma parceria com uma escola de surf local.
4. Lodge Melides (Melides)
Este confortável bungalow em madeira encontra-se instalado no terreno de uma quinta, a cerca de 1 km de Melides, numa zona muito sossegada. O espaço tem uma piscina privada, relva e mobília de jardim, assim como um campo de futebol e vólei de praia, churrasco e ténis de mesa, sempre com uma vista desafogada para a belíssima quinta.
O bungalow em si tem dois quartos (um duplo e um twin), uma casa de banho, uma sala e uma kitchenette equipada com tudo o que é necessário para fazer as suas refeições. O espaço, a mobília e os equipamentos são modernos, e o local tem ar condicionado.
5. Douro Cister (Salzedas e Ucanha)
Situa-se entre duas aldeias vinhateiras e é um hotel de 4 estrelas, construído na Quinta Ruínas da Abadia Velha, propriedade de 20 hectares localizada na margem direita do rio Varosa. Aqui encontra o edifício do hotel, um moinho, um picadeiro, tanque para trutas, uma piscina ecológica, um lago e ruínas históricas. Mas encontra também 5 bungalows em madeira, integrados nos socalcos de pedra.
Cada bungalow tem um quarto, sala, kitchenette equipada e uma casa de banho privativa. É possível usufruir da piscina exterior, do spa e da piscina coberta. Na propriedade, existe um canil de alojamento para os animais dos hóspedes, um restaurante de cozinha regional e um bar onde se pode desfrutar de refrescantes cocktails.
6. Luna Chalets da Montanha (Penhas da Saúde)
Inspirados nos típicos chalets suíços, este alojamento leva-nos imediatamente para um imaginário de neve e de montanha, apesar de serem muito acolhedores e bonitos em qualquer estação do ano. Aqui encontra 28 chalés Classic e 1 Presidencial, neste que é um autêntico aldeamento de montanha, situado mesmo junto ao Luna Hotel Serra da Estrela.
Os bungalows têm 2 andares, 3 quartos, 2 casas de banho, uma sala espaçosa com lareira e uma kitchenette equipada. Poderá usufruir dos serviços do hotel, como a piscina interior e exterior aquecida e o spa. No hotel encontra também serviços de babysitting, parques infantis, o Restaurante Medieval e o bar, que serve bebidas locais.
7. Zmar Eco Experience (Zambujeira do Mar)
Este eco resort, que tem como base a sustentabilidade ambiental e o contacto com a natureza, tem 81 hectares e está inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Tanto os bungalows como a sua mobília foram construídos com materiais recicláveis e renováveis, e são abastecidos por painéis solares. As unidades têm 1 a 3 quartos, sala de estar, casa de banho e varanda.
O local tem também uma piscina exterior, com 100 metros de comprimento, campos de ténis e de padel, um campo para jogos de futebol, andebol e basquetebol, matraquilhos humanos, circuito de aventura no topo das árvores, ginásio e bicicletas para alugar. Tem também uma piscina interior de ondas, um restaurante bufete, um bistro e um café-bar.
8. Bungalows da Peneda (Lamas de Mouro, Gerês)
Estes bungalows, rodeados por floresta, encontram-se no Parque de Campismo de Lamas de Mouro, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Os bungalows, de madeira maciça, têm dois quartos, uma casa de banho privativa, sala de estar e de refeições e uma cozinha equipada, assim como um pequeno terraço e vista privilegiada para a zona florestal circundante.
Os hóspedes dos bungalows podem usufruir dos serviços do parque de campismo, como a sala de jogos, snack-bar, grelhadores, minimercado, sala de convívio e parque infantil, assim como participar nas diversas atividades de turismo de natureza promovidas pelo alojamento, como a escala e o arborismo.
9. Burriscas Campismo Rural (Montemor-o-Novo)
Este pequeno parque de campismo encontra-se numa zona isolada, rodeado por sobreiros e oliveiras e com vários animais na propriedade e nas redondezas. O espaço tem 4 bungalows, com kitchenette equipada, casa de banho privativa, uma cama de casal e duas camas individuais. Existem também 4 cabanas mais simples, com quarto duplo e casas de banho exteriores partilhadas.
Poderá aproveitar a piscina do parque ou aventurar-se de bicicleta pela Ecopista do Montado. O parque organiza aulas de equitação e passeios a cavalo. Este alojamento aceita animais domésticos, pelo que está à vontade para trazer os seus companheiros de 4 patas.
10. Parque de Campismo Bubulcus e Bolotas (Vimieiro, Arraiolos)
Aqui reina o respeito pela natureza e a sustentabilidade, sendo este um espaço onde o meio natural pode ser verdadeiramente experienciado, onde cada hóspede tem a sua privacidade e espaço à sua volta. Nos 7,5 hectares do parque, encontram-se 20 espaços de acampamento e um bungalow moderno, com 2 camas individuais, sofá-cama, kitchenette equipada, casa de banho e terraço com cadeiras e mesa.
O espaço tem um grande foco na sustentabilidade e na consciencialização ecológica, mas isso não significa que prescinde de confortos e lazer. Assim, poderá desfrutar da piscina, criada a partir de um tanque antigo, ou fazer uma caminhada ou andar de bicicleta pelas redondezas, até porque o alojamento lhe oferece um guia de campo para que possa descobrir os animais e plantas locais.