Uma casa acolhedora faz-nos sentir mais confortáveis e ajuda-nos a relaxar das correrias e stresses do dia-a-dia. Felizmente, existem muitas formas de dar mais aconchego ao seu lar, das mais simples às que requerem um pouco mais de investimento (mas que valem muito a pena). Assim, deixamos-lhe alguns conselhos que pode seguir para trazer mais conforto ao seu cantinho.
1. Use cores quentes
As cores têm um impacto profundo no nosso humor e na forma como nos sentimos na nossa casa, pelo que a sua escolha é muito importante.
As cores quentes, como o laranja, vermelho e amarelo, bem como os azuis e verdes mais escuros, são perfeitas para transmitir uma maior sensação de aconchego em sua casa. Combine-as com tons mais neutros, como o cinza ou branco, para um espaço mais harmonioso e convidativo.
2. Pense nas texturas
Os têxteis são a forma perfeita de dar mais conforto ao seu lar, especialmente aqueles que apresentam texturas fofas e agradáveis ao toquem em materiais como o veludo, lã e penas.
Portanto, invista em almofadas, tapetes, mantas e até sofás nestes materiais e verá que conseguirá uma casa mais agradável e convidativa, especialmente em divisões de descanso, como a sala de estar e o seu quarto.
3. Escolha mobília confortável
É impossível não associar o conforto a uma casa acolhedora, pelo que a mobília que escolhe para a sua casa vai ter um papel importante na forma como se sente no seu lar.
Assim, invista num sofá que seja confortável e numa cama que seja espaçosa e convidativa, complementando tudo com outros elementos de conforto, como cadeiras e pufes que nos convidem a sentar um pouco e relaxar do stress.
4. Tons quentes na iluminação
A luz sentida em cada ambiente contribui em muito para o conforto que sentimos em casa. Sempre que possível, deixe que entre o máximo de luz natural em cada divisão, usando cortinas mais leves e claras para o conseguir.
Depois, considere a iluminação artificial, que deve incluir uma iluminação geral e alguns focos de luz. Escolha lâmpadas de luzes quentes para locais como a sala e o quarto, já que estas criam um efeito relaxante.
5. Crie pequenos recantos
Criar algumas zonas de lazer ao longo da sua casa pode ser uma boa forma de aproveitar aqueles recantos mais mortos e de trazer aconchego às divisões.
Assim, aproveite os focos de luz (natural ou artificial) para criar uma nova zona de trabalho, ou decore um espaço perto de uma janela com um cadeirão e uma mesa alta, para poder beber um café ou ler um livro enquanto aprecia a paisagem exterior da sua casa.
6. Use materiais aconchegantes
A escolha dos materiais da nossa casa vai definir em muito a decoração que nela podemos colocar, mas também o nível de conforto dos diferentes ambientes. E, nesse sentido, não podemos deixar de recomendar detalhes em madeira, seja o chão, o teto ou até uma parede de destaque.
Afinal, a madeira combina bem com todos os estilos decorativos e é um material bastante resistente e durável, que traz mais calor ao ambiente.
7. Não descure o aquecimento
Não há como o negar: quando pensamos em aconchego, pensamos em espaços bem aquecidos, não só a nível decorativo, mas também em termos de temperatura ambiente.
Assim, é importante que invista num tipo de aquecimento que seja apropriado para a sua casa, tendo em conta as suas dimensões, as necessidades da sua família e os custos de compra e manutenção de cada uma das soluções existentes no mercado.
8. Uma lareira reconfortante
Uma lareira aquece o espaço de forma ideal, mas também nos traz uma sensação afável e familiar. E, afinal, instalar uma lareira não é uma tarefa assim tão complicada, até porque existem inúmeras opções por onde escolher, entre lareiras a lenha, elétricas, a gás ou que usam outros meios de combustível.
Assim, pense bem nas suas necessidades em termos de aquecimento e conforto e parta em busca da lareira perfeita para si.
9. O aroma é importante
Um cheiro agradável é algo de subjetivo, até porque cada pessoa tem os seus aromas preferidos. Ainda assim, existem aromas quentes e frios, que ajudam a dar um toque diferente no seu lar.
Os tons quentes promovem o aconchego, sob a forma de velas, aromatizadores e incenso. Invista em cheiros como o sândalo, canela, pinheiro selvagem, pimenta ou anis para resultados interessantes e aconchegantes.
10. Personalize a sua casa
Uma casa acolhedora é um sítio onde nos sentimos bem e podemos exprimir quem somos sem receio de nada. Portanto, uma casa acolhedora é uma casa que mostre a sua personalidade e os seus gostos.
Mais do que modas e tendências decorativas, são os seus gostos e preferências que vão ajudar a deixar a casa da forma que prefere, e isso acaba por ser o mais importante no que ao conforto diz respeito.