A ideia de sobreviver debaixo de terra parece algo saído de um filme, mas a verdade é que existem autênticas cidades subterrâneas que ainda hoje são utilizadas ou, pelo menos, muito procuradas por turistas. Existem um pouco por todo o mundo e foram construídas por diversos motivos.
Algumas resultam de antigas minas de sal que entretanto foram desativadas. Outras foram elaboradas para servir como bunkers em tempos de guerra. E algumas são apenas apenas resultado de projetos de transporte de metro que não foram terminados.
Se ficou com vontade de conhecer um destes locais, deixamos-lhe esta lista com 10 impressionantes cidades subterrâneas que pode visitar um pouco por todo o mundo.
1. Minas de Sal de Wieliczka (Polónia)
Estas são as mais antigas minas de sal do mundo que se encontram ainda em funcionamento. Recebem visitas de turistas pelo menos desde o século XVI, altura em que Nicolau Copérnico por lá passou.
O local é Património da Humanidade desde 1978, e inclui espaços para eventos (como casamentos e provas de desporto) e um sanatório para doentes com alergias respiratórias.
2. Derinkuyu (Capadócia, Turquia)
As origens desta cidade subterrânea remontarão a milhares de anos antes de Cristo (entre 4.000 a 9.000), tendo apenas sido abandonada no século VIII. A cidade foi escavada na rocha vulcânica, tem 20 níveis e espaço para cozinhas, poços de água, locais de culto, estábulos e um sistema de ventilação muito completo. Poderia albergar cerca de 100 mil habitantes.
3. Túneis de Shanghai (Portland, EUA)
Esta é uma rede de passagens subterrâneas que ligam a zona costeira da cidade à antiga zona da Chinatown, através das caves dos edifícios. Entre 1850 e 1940, o local foi usado para o tráfico de pessoas, que eram vendidas como escravos. No seu auge, chegaram a ser levadas 1500 pessoas por ano através dos túneis. Durante a Lei Seca, foi também depósito de bebidas proibidas.
4. Cavernas de Edimburgo (Reino Unido)
Não são cavernas naturais, tendo sido construídas por mão humana em finais do século XVIII. Eram usadas como locais de armazenamento de material proibido e de corpos, usados em experiências médicas. Foram redescobertas em 1985 e hoje contam com espaços onde se realizam casamentos, concertos e outros eventos, tendo também vários pubs.
5. Dixia Cheng (Pequim, China)
É também chamada de Grande Muralha Subterrânea, porque foi construída com fins defensivos, apesar de apenas ter sido terminada em 1970. Tem cerca de 100 portas secretas e escolas, hospitais e dormitórios. O local nunca foi usado, tendo sido aberto aos turistas em 2000. Desde 2008 que está encerrado para algumas obras de renovação.
6. RÉSO (Montreal, Canadá)
Esta é uma complexa rede de labirintos subterrâneos, construída nos anos de 1960 para se resolver os problemas de trânsito na Baixa. Com a entrada em funcionamento do metro, a rede foi ampliada até aos atuais 32 km, com 120 pontos de acesso ao exterior. Estes túneis albergam lojas, restaurantes, hotéis, cinemas, bibliotecas e até apartamentos.
7. Setenil de las Bodegas (Espanha)
Este local não só é subterrâneo, como está construído dentro e debaixo das paredes de um imenso desfiladeiro. O objetivo é proteger as casas do calor do verão e do frio do inverno. Hoje, a aldeia é um local de peregrinação turística, pela sua arquitetura impressionante e tão peculiar e pelas excelentes tapas dos cafés locais.
8. Pilsen (República Checa)
Esta histórica cidade subterrânea é datada do século XIX e tem 20 km de passagens, caves e poços debaixo de Pilsen. Inicialmente, foi um esconderijo de comida e cerveja, e eventual via de evacuação em caso de ataques. Hoje, existem diversas visitas guiadas a estes túneis, terminando no Museu da Cerveja.
9. Túneis de Moose Jaw (Canadá)
Estes túneis, construídos por volta de 1908, ligam os edifícios da Baixa desta pequena cidade rural e são famosos graças a Al Capone. Os túneis já foram usados por trabalhadores chineses (para escaparem à extradição), como local de armazenamento de rum durante a Lei Seca americana, e como local de jogo ilegal e prostituição.
10. Burlington Bunker (Reino Unido)
Este é um complexo de 97 hectares, situado a 37 metros de profundidade nos arredores de Londres. Foi concluído em 1961 e funcionou durante 30 anos. Tinha capacidade para albergar 4000 membros do governo, e tem uma enfermaria, cozinhas, padaria, escritórios e dormitórios, entre outros. Foi desativado como bunker em 2004 e pode agora ser visitado por turistas.