Os dias de chuva podem ser bastante complicados para os pais e cuidadores de crianças, mas existem atividades em espaços fechados que são perfeitas para essas alturas, como aquários, planetários, parques temáticos ou parques de diversões, que permitirão aos mais pequenos divertirem-se, gastar energia e até aprender algo novo. Assim, deixamos-lhe algumas sugestões imperdíveis, em Lisboa e no Porto, para entreter as crianças nos dias de chuva.
1. Sea Life (Porto)
Uma visita a um aquário é sempre bem-vinda, e no Sea Life poderá conhecer mais de 3000 criaturas marinhas. O ponto alto da visita é o túnel subaquático, onde poderá ter um contato mais próximo com animais como tartarugas, polvos, tubarões e raias.
Caso a chuva dê uma pequena trégua, não deixe de aproveitar o parque infantil presente no local, que se encontra mesmo em frente aos simpáticos pinguins.
2. Planetário do Porto – Centro Ciência Viva
A proposta deste planetário, curiosamente situado na Rua das Estrelas, é permitir-lhe viajar pelo espaço, por entre estrelas e planetas. O local tem uma cúpula de 12,5 metros de diâmetro e um sistema de projeção digital imersivo, que encanta os visitantes de todas as idades.
Existem sessões dedicadas aos mais novos, com nomes como “Vítor e Sofia vão à lua”, “Há formas no espaço” e “O Vítor à descoberta do Sistema Solar”.
3. Teatro de Belomonte – Teatro de Marionetas do Porto
O Teatro de Marionetas do Porto foi fundado em 1988, por forma a reavivar antigas formas de teatro de fantoches. Em 1992, inaugurou-se o Teatro de Belomonte, onde poderá assistir às peças da companhia, permitindo manter viva a magia do teatro de marionetas.
Mesmo ao lado, poderá conhecer o Museu das Marionetas, com a sua cativante exposição “Marionetas Contemporâneas: Criações e Discursos”.
4. World of Discoveries
Este espaço, dedicado aos Descobrimentos Portugueses, encontra-se nos antigos armazéns da Real Companhia Velha, em Miragaia. Este museu interativo e parque temático recria a odisseia dos navegadores portugueses, que cruzaram oceanos à procura de um novo mundo.
O local vai permitir aos meus pequenos aprender mais sobre a nossa história, através de salas interativas e até passeios de barco com cenários à escala real.
5. Jumpers – Trampolim Parque (Porto)
Este é um enorme parque de trampolins, que é indicado para todas as idades. Se o seu objetivo é que os seus filhos gastem alguma energia, este é o local ideal.
Existe uma Toddler Zone, indicada para crianças de 1 a 7 anos, e outra zona para crianças entre os 5 e 7 anos, assim como diversos espaços para os adultos se divertirem. Neste local, poderá combinar a diversão com a atividade física em família, algo perfeito para dias chuvosos.
6. Oceanário de Lisboa
Encontra-se em pleno Parque das Nações e foi uma das principais atrações da Expo 98, sendo desde essa altura um aquário de referência em Portugal.
Aqui vivem cerca de 8000 criaturas marinhas, de 500 espécies diferentes, que lhe permitirão descobrir mais sobre os oceanos e os animais que nele habitam. Visitar o oceanário é uma opção perfeita para entreter tanto os mais pequenos como os adultos.
7. KidZania Portugal
Este local junta a diversão com uma componente mais pedagógica, ensinando às crianças regras de cidadania e preparando-as para uma vida em sociedade que seja saudável e positiva.
O local recria uma cidade em tamanho pequeno, que tem mais de 60 profissões diferentes, o que vai permitir às crianças brincarem num estádio, aeroporto, lojas, teatro, esquadra de polícia ou estúdio de televisão, entre outros locais.
8. Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva
Em pleno Parque das Nações, vai encontrar este museu interativo de ciência e tecnologia, que pretende estimular a exploração do mundo físico e a experimentação.
Para além de promover exposições, debates, colóquios e conferências, tem atividades educativas e recreativas para todas as idades, contando com espaços focados nos mais pequenos. É o local perfeito para as crianças se divertirem enquanto aprendem mais sobre o que as rodeia.
9. Quantum Park Lisboa
Este local permite que todos os visitantes gastem energias num espaço fechado, sendo uma forma perfeita de combater o sedentarismo nos dias de chuva. É também uma excelente opção para passar um dia diferente em família.
O espaço dispõe de trampolins, parede de escalada e um skate park coberto, com 3 half pipes de madeira. Poderá também usufruir de aulas de skate e de outras modalidades.
10. Planetário da Marinha
Este planetário encontra-se inserido no mesmo edifício do Museu da Marinha. Sob uma cúpula com 23 metros de diâmetro, os visitantes são convidados a observar o universo e as constelações de estrelas, existindo sessões especialmente concebidas para crianças. Estas sessões costumam ter nomes bastante apelativos, como “a zanga da lua”, “acampar com as estrelas” e “o mistério da bola de fogo”.