Quer esteja a planear partir à aventura em família ou a pensar em fazer uma escapadinha de fim de semana, o Centro de Portugal tem opções perfeitas. Por aqui encontrará cidades onde a cultura, arte e património são estrelas, e aldeias históricas onde a tradição se funde com a natureza de forma perfeita. Mas existe muito mais do que isso.
O Centro de Portugal é um país dentro do próprio país: num curto espaço é possível descobrir monumentos imponentes, praias deslumbrantes, montanhas com bosques centenários e aldeias repletas de história que deslumbram quem as visita. Da Nazaré a Sortelha, da Serra da Lousã à Bairrada, de Óbidos a Almeida… esta região tem de tudo para oferecer a quem a visita.
E claro, 2 destaques especiais: um para a sua gastronomia e outro para a hospitalidade das suas gentes. Os locais para visitar no Centro de Portugal são muitos, mas estes são alguns dos melhores. Escolha o seu preferido e faça-se à estrada. A viagem irá valer a pena, com toda a certeza.
1. Vila Nova de Foz Côa
É verdade que foram as pinturas rupestres, classificadas como Património Mundial da UNESCO em 1998, que trouxeram e trazem muitos visitantes a este local. Mas Vila Nova de Foz Côa tem muito mais para oferecer.
Não pode deixar de visitar a região entre fevereiro e março, altura das amendoeiras em flor, que cobrem os campos de um branco muito apelativo. É também nesses meses que se celebram a Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais.
2. Lamego
Um dos locais mais visitados de Lamego é o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, que é facilmente reconhecível pelos seus painéis de azulejos. Outros locais de interesse são a sua Sé Catedral e a igreja e convento de Santa Cruz.
Outro grande destaque de Lamego é a sua gastronomia, famosa pelos queijos e enchidos, especialmente o presunto, e os vinhos, sendo Lamego a cidade-berço das Caves da Raposeira, produtores de um espumante famoso.
3. Belmonte
Encontra-se no sopé da Serra da Estrela e faz parte da Rede de Judiarias de Portugal, tendo sido o local onde viveu em segredo uma das últimas comunidades criptojudaicas de Portugal. Portanto, não pode deixar de conhecer o Museu Judaico e a sinagoga Bet Eliahou.
Foi aqui que nasceu Pedro Álvares Cabral, e há diversos pontos de interesse relacionados com esta figura histórica, como a sua estátua e o Solar dos Cabrais, onde funciona a biblioteca e o Museu dos Descobrimentos.
4. Seia
Apesar de ser conhecida por muitos como um destino de inverno e de neve, a verdade é que Seia é uma cidade que atrai visitantes o ano inteiro, com as temperaturas amenas da primavera e verão a convidarem a diversas caminhadas por locais como a Grande Rota das Aldeias Históricas ou a mergulhar nas suas diversas praias fluviais.
Se vai viajar com miúdos, é indispensável uma visita ao Museu do Brinquedo e ao Museu do Pão. Bem perto, está a Serra da Estrela e todos os seus encantos: aldeias típicas, cascatas, lagoas e bosques centenários.
5. Aveiro
A sua imagem de marca é a Ria, os canais que entrecortam o seu centro histórico e os coloridos barcos moliceiros, assim como os populares ovos moles. É também muito conhecida pelos seus edifícios de estilo Arte Nova, tendo sido considerada a cidade-museu deste estilo arquitetónico no Centro de Portugal.
Não deixe de apreciar os prédios junto ao Canal Central, representativos deste estilo, e visitar o museu de Arte Nova. No final do seu passeio, sente-se em qualquer esplanada da cidade e aprecie os famosos ovos moles.
6. Águeda
Encontra-se a cerca de meia hora de Aveiro e uma das suas atrações mais populares são as ruas decoradas com guarda-chuvas coloridos, parte do chamado Umbrella Sky Project.
Aqui é também muito forte o turismo cultural, sobretudo nos 20 dias de duração do AgitÁgueda Art Festival, que acontece durante o mês de julho, desde 2006. Outros pontos de interesse são o Museu Nacional Ferroviário e a Aldeia Pedagógica do Milho Antigo.
7. Bairrada DOC
Se quer uma viagem que reúna o melhor da gastronomia e dos vinhos, reúna vários locais visitando uma região demarcada. A Bairrada DOC é uma das mais conhecidas, englobando cidades como Águeda, Cantanhede, Oliveira do Bairro, Mealhada e Anadia.
Não deixe de se demorar em cada uma das cidades, até porque encontrará diversos pontos de interesse, como o Museu das Duas Rodas, em Anadia, ou o Museu do Rádio, em Oliveira do Bairro.
8. Coimbra
A melhor forma de explorar esta mítica cidade universitária é percorrendo-a a pé. Comece na Universidade de Coimbra, que merece uma visita demorada (não deixe de conhecer a Biblioteca Joanina e a capela de São Miguel).
Depois, percorrendo as ruas da cidade, encontrará monumentos como a Sé Velha e o Mosteiro de Santa Cruz. Do outro lado do rio, não pode deixar de visitar o mosteiro de Santa Clara-a-Velha e os jardins da Quinta das Lágrimas.
9. Nazaré
Esta vila piscatória transformou-se num dos destinos mais populares do centro de Portugal quando, em 2012, Garrett McNamara bateu o recorde mundial ao surfar aqui uma onda gigante com 24 m de altura.
Mas, para além do surf, poderá encontrar locais como a Igreja Matriz da Pederneira, o Mercado Municipal e o forte de São Miguel Arcanjo. Terra de tradições fortes, poderá também observar os barcos de pesca tradicionais e as peixeiras vestidas a rigor.
10. Óbidos
Esta vila medieval, situada a 1 hora de Lisboa, tem diversos pontos de interesse, como o seu castelo, as livrarias em localizações únicas (como na Igreja de Santiago e no Mercado Biológico) e o seu Museu Municipal.
Óbidos é também um destino perfeito pelos seus eventos temáticos, que ocorrem ao longo do ano, como o Óbidos-Vila Natal, o Festival Internacional do Chocolate, o Mercado Medieval de Óbidos e o FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.