É verdade que a vida numa grande cidade pode ser stressante, mas, felizmente, mesmo em Lisboa é possível encontrar refúgios que lhe permitirão escapar da azáfama e relaxar um pouco da correria do dia-a-dia. Descubra 10 locais ideias para relaxar em Lisboa e faça-lhes uma visita quando quiser descansar e acalmar-se.
1. Pátio junto à Torre de São Pedro (Alfama)
Perto da Porta de Alfama, poderá encontrar a Torre de São Pedro, espaço perfeito para descansar enquanto percorre as ruas e ruelas estreitas do bairro de Alfama. Junto à Torre, pode encontrar um pequeno pátio, muito convidativo e ainda pouco visitado pelos turistas, onde poderá aproveitar para ler um livro, marcar um encontro, ou simplesmente apreciar o espaço.
2. Largo da Achada (Mouraria)
Este é um dos locais lisboetas mais convidativos, perfeito para fazer uma paragem enquanto parte à descoberta do bairro da Mouraria. O largo fica atrás da Igreja de São Cristóvão, perto de uma das casas mais antigas da nossa capital, que sobreviveu ao terremoto de 1755 e que tem portas e janelas muito caraterísticas.
3. Escadinhas de São Cristóvão (Mouraria)
Em tempos, este local era invadido por centenas de turistas todos os dias, que usavam aquele espaço para tirar fotografias para as suas redes sociais. Hoje, o local está muito mais calmo, permitindo que os visitantes possam apreciar toda a envolvente. Para chegar às escadinhas, pode seguir por um pequeno túnel na Rua da Madalena, ou partir do Largo de São Cristóvão.
4. Jardins Garcia d’Orta (Parque das Nações)
Encontram-se na zona ribeirinha, entre a Torre Vasco da Gama e o Altice Arena, e são um verdadeiro refúgio na nossa capital. Estes jardins são compostos por diversos talhões, que representam a botânica exótica e tropical de países que estão ligados aos Descobrimentos portugueses, como Brasil, Timor e São Tomé.
5. Jardim das Ondas e Jardins da Água (perto do Oceanário)
Estes jardins encontram-se perto do Oceanário e do rio Tejo, contendo espaço mais que suficiente para albergar muitas pessoas. Devido ao seu tamanho, é fácil encontrar um recanto que esteja mais livre e em que possa relaxar e descansar, sem que tenha que ter demasiadas pessoas por perto enquanto o faz.
6. Jardins da Gulbenkian (centro de Lisboa)
Este belíssimo jardim conta com uma localização privilegiada, mesmo no centro da cidade, e, apesar de estar rodeado da azáfama da nossa capital, é um sítio bastante tranquilo. Não admira, portanto, que seja o espaço ideal para relaxar. O local tem também inúmeros recantos, que convidam os visitantes ao namoro.
7. Parque dos Moinhos (Restelo)
Este parque é um autêntico anfiteatro, que conta com inúmeros espaços verdes, um lago e um miradouro com uma vista incrível para o Tejo. No topo da colina, encontra-se um enorme espaço de lazer, onde se situam dois grandes moinhos, que dão nome ao parque. Neste espaço, não será difícil encontrar um sítio onde possa relaxar.
8. Estufa Fria (Parque Eduardo VII)
Na Estufa Fria, poderá encontrar uma vegetação luxuriante, que inclui plantas de todo o mundo, o que torna este jardim num autêntico oásis no centro da cidade. Para além das diferentes espécies vegetais, encontrará pequenos bancos, que convidam os visitantes a fazer uma pausa e contemplar o que os rodeia.
9. Miradouro da Penha de França (perto de Arroios)
Neste miradouro quase desconhecido, que se encontra junto à Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, tem uma vista privilegiada sobre os aviões que aterram e levantam voo a partir do aeroporto da cidade. Perto, poderá alcançar locais como o Tejo e a zona histórica, assim como os bairros de Chelas, Marvila e Olivais.
10. Miradouro do Jardim do Recolhimento
Este miradouro encontra-se perto do castelo de São Jorge, mas, apesar do local onde está, é ainda pouco visitado, devido à falta de sinalização. Assim, este é um dos miradouros mais tranquilos e sossegados nas suas imediações, sendo o espaço perfeito para relaxar um pouco, enquanto se aprecia a vista.