Apesar do espaço territorial relativamente reduzido, quando comparado com outras nações, a verdade é que Portugal tem um conjunto de atrações que o torna num dos países mais fascinantes do mundo. No nosso país, podemos encontrar uma grande diversidade de paisagens e imenso património com muita história, assim como atrações turísticas de excelência, algumas delas bastante populares.
No entanto, existem ainda locais que, por serem mais remotos ou menos visitados, não são tão conhecidos do grande público. São sítios de rara beleza e autenticidade que ainda não foram descobertos pela maioria dos turistas e que, por isso, ainda preservam muito do seu encanto original.
Se é fã de locais isolados, secretos ou apenas menos conhecidos do que os restantes, então vai gostar de conhecer a lista que temos para si. Estes são alguns dos lugares mais encantadores e, ao mesmo tempo, mais desconhecidos de Portugal.
1. Sobral de S. Miguel
Situada na Covilhã, esta aldeia com origens romanas, muitas vezes chamada de “coração do xisto”, tem menos de 300 habitantes. Aqui pode encontrar diversas atrações, como a igreja de São Miguel, a capela de Santa Bárbara e a capela de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Não deixe de percorrer as suas ruas para se inteirar de todos os pormenores encantadores da localidade. Afinal de contas, Sobral de São Miguel possui a maior concentração de casas em xisto de todo o país.
2. Fajã da Caldeira de Santo Cristo
Este destino, com uma singular beleza, encontra-se na ilha de São Jorge, nos Açores e tem atraído cada vez mais visitantes graças às suas vistas arrebatadoras e à sua lagoa.
O local deve o seu nome a uma peregrinação anual, feita pelos devotos do Santo Cristo em setembro, com a intenção de agradecer o que de bom têm tido na vida.
3. Curral das Freiras
Esta memorável aldeia encontra-se no coração da ilha da Madeira, no município de Câmara de Lobos. Curral das Freiras encontra-se num vale e parece escondida num cenário de grande beleza, encastrada numa colina de verdes socalcos e com verdejantes montanhas a rodeá-la.
A sua existência deve-se à construção de um convento de freiras no local, durante o século XVI que terão fugido para este local isolado com medo dos corsários franceses.
4. Ponta da Ferraria
Encontra-se na ilha de São Miguel, uma das pérolas mais cintilantes do arquipélago dos Açores. O local tem como grande atração as piscinas naturais, com as suas águas a rondar uma temperatura de 30°C graças à nascente termal que toca o mar.
Também não pode deixar de visitar o Miradouro da Ponta da Ferraria, com a sua vista panorâmica incrível sobre a fajã.
5. Porto das Salemas
Situa-se na ilha do Porto Santo, e para lá chegar, terá que percorrer um trilho íngreme, portanto apenas deverá visitar o local com condições climatéricas favoráveis. O Porto das Salemas é visitado pelas suas praias de areia, com propriedades terapêuticas, assim como pelas pequenas piscinas naturais, que encantam todos os visitantes.
6. Aldeia das Dez
A encantadora Aldeia das Dez surge sobranceira ao rio Alvôco, em Oliveira do Hospital. A localidade serve como miradouro, com uma vista única para as serras que a envolvem.
Não pode deixar de conhecer a Fonte dos Soito Meirinho, a Igreja Matriz do século XVIII, a Casa do S, edifício do século XVII, o Cruzeiro do Largo da Fonte, e a calçada romana.
7. Casa do Penedo
Encontra-se na Serra de Fafe, mais propriamente na União de Freguesias de Várzea Cova e Moreira do Rei, e foi edificada num espaço incomum, entre quatro rochas enormes, que servem de estrutura e dão o nome à habitação.
O seu interior tem tudo o que é preciso para passar alguns dias tranquilos em plena comunhão com a natureza, com todo o conforto dos dias modernos.
8. Ponte da Misarela
Esta ponte encontra-se a cerca de 1 km da foz do rio Rabagão, e permite ligar as freguesias de Ruivães e Campos (parte do município de Vieira do Minho) a Ferral (do município de Montalegre).
O cenário que rodeia a Ponte da Misarela, conhecida pela “Ponte do Diabo” é deslumbrante, já que esta se encontra rodeada de escarpas, existindo também uma cascata que encanta todos os visitantes.
9. Gimonde
Gimonde situa-se no município de Bragança e é uma das atrações de Trás-os-Montes, sendo uma aldeia portuguesa cheia de encanto onde se pode contemplar a natureza em todo o seu esplendor.
Para além da sua ponte, outra das atrações locais é o pão tradicional. Nas suas proximidades, poderá visitar outras aldeias, como Rio de Onor, Varges, Guadramil e Gondesende.
10. Foz d’Égua
Esta pitoresca aldeia encontra-se no coração da Serra do Açor, mais precisamente no concelho de Arganil. As construções antigas são uma das suas grandes atrações, assim como a beleza da natureza circundante, que aqui apresenta o seu máximo esplendor. A aldeia de Foz d’Égua é muito comparada a Hobbiton, onde vivem os hobbits do filme “O Senhor dos Anéis”.