O Porto é uma cidade cheia de vida e com muito para ver, mas a verdade é que, às vezes, pode ter vontade de sair da cidade e descobrir novos sítios, especialmente se quer fugir da rotina e apreciar a natureza um pouco mais de perto.
Felizmente, a menos de uma hora de carro do Porto, podemos encontrar diversos locais encantadores, que nos vão surpreender pela sua beleza, originalidade e património histórico e cultural. Para que comece a planear a sua visita, deixamos-lhe algumas sugestões imperdíveis.
1. Quintandona
Esta é uma aldeia de xisto que parece quase parada no tempo, e que, apesar de ter sido recuperada, conseguiu manter o seu charme original. A aldeia encontra-se no concelho de Penafiel e é conhecida pelas suas casas de pedra com detalhes rústicos, que ajudam a criar um ambiente pitoresco.
Quintandona é também conhecida pela Festa do Caldo, que se realiza em setembro e celebra a gastronomia e artesanato locais.
2. Senhora do Salto
Este local, que faz parte da Rota do Românico, encontra-se num sítio de grande beleza natural. Aqui, o rio Sousa segue o seu caminho entre duas arribas, formando um caminho estreito conhecido como Inferno, rodeado de formações rochosas e vegetação luxuriante.
A Senhora do Salto é o sítio perfeito para os amantes de desportos de montanha, oferecendo condições para praticar BTT, caminhadas, rappel e escalada.
3. Trebilhadouro
Esta aldeia de granito esteve desabitada durante décadas, mas acabou por ser restaurada para o turismo rural. O local conta com diversos elementos que nos fazem viajar no tempo, como canastros, eiras, um tanque público e uma fonte de águas refrescantes.
Não deixe de passear pelas ruas da aldeia, observando as casas de pedra e madeira, que se harmonizam bem com a tranquila envolvente natural.
4. Midões e Gondarém
Estas duas aldeias fazem parte da freguesia de Raiva, em Castelo de Paiva, e encontram-se viradas para o rio Douro e para a serra da Boneca.
São locais de ruas estreitas e sinuosas, caraterísticas das aldeias de montanha (que nos convidam a um lento passeio), e apresentam algumas casas senhoriais e solares bem cuidados, mas também casas de arquitetura popular que se encontram perfeitamente cuidadas.
5. Capela do Senhor da Pedra
Este local atrai muitos visitantes pela sua beleza, mas também pelas lendas que lhe estão associadas. A mais conhecida diz-nos que esta capela foi construída por cima de um antigo lugar de culto pagão e que, por isso, tem poderes milagrosos.
O local deslumbra também pela peculiaridade e originalidade da sua construção, já que se encontra implantada por cima de uma rocha, que se estende até ao mar.
6. Castelo de Santa Maria da Feira
É um castelo bonito e imponente, que se encontra a meia hora de carro do Porto. Verdadeiro testemunho da arquitetura medieval portuguesa, este castelo foi construído entre os séculos XI e XVI, tendo sido a sede das Terras de Santa Maria.
No seu interior, poderá visitar as masmorras, a capela românica e o museu militar. O local é também palco de uma grande recriação histórica anual, a Viagem Medieval.
7. Quinta da Aveleda
Esta é uma quinta vinícola em Penafiel, que conta com um parque com jardins, lagos, fontes e construções pitorescas. Este local pertence à família Guedes e é conhecido pelos seus vinhos de grande qualidade, como o famoso Casal Garcia.
Terá a oportunidade de fazer uma visita guiada ao espaço e provar os vinhos e queijos feitos na propriedade, enquanto descobre maravilhas como a casa na árvore, a adega velha e o lago dos cisnes.
8. Serra da Freita
A Serra da Freita estende-se pelos concelhos de Arouca, São Pedro do Sul e Vale de Cambra, sendo o local perfeito para quem gosta de natureza e aventura, contando com deslumbrantes cascatas, trilhos convidativos e fenómenos geológicos únicos.
Aqui encontrará uma das maiores quedas de água da Península Ibérica, a Frecha da Mizarela, que cai de uma altura de 60 metros. Poderá também observar o curioso fenómeno das Pedras Parideiras.
9. Mosteiro de Leça do Balio
Este local é um monumento nacional datado do século X, exemplo da arquitetura religiosa fortificada. O mosteiro foi fundado por monges beneditinos e teve um papel essencial na nossa história (por exemplo, foi aqui que D. Afonso Henriques recebeu o apoio dos cruzados para conquistar Lisboa aos mouros).
O mosteiro encontra-se junto à foz do rio Leça e tem uma igreja gótica e um claustro renascentista.
10. Cascata da Cabreia
Esta cascata com 25 metros de altura situa-se em Sever do Vouga e está rodeada de uma luxuriante vegetação. O espaço conta também com um parque de merendas e um trilho pedestre que o levará à aldeia de Silva Escura.
Portanto, pode sempre aproveitar para fazer um piquenique à sombra, para se refrescar nas convidativas águas desta cascata, ou para dar uma caminhada pelo meio da natureza no seu estado mais puro.