Em Portugal, existem 13 parques naturais, categorizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). São locais protegidos pela sua enorme biodiversidade e por serem autênticos repositórios da geologia e da fauna e flora típicas do nosso país. Neles é também possível encontrar algumas das mais deslumbrantes maravilhas naturais de Portugal.
Mas estas preciosidades não existem apenas nos parques e nas áreas protegidas. Um pouco por todo o país, existem cascatas, lagoas, bosques e formações dos mais variados tipos que nos fazem lembrar o quão diversificado é Portugal apesar do seu pequeno tamanho. E é também por causa destas maravilhas da natureza que é preciso, cada vez mais preservar o ambiente e o espaço onde vivemos.
A grande maioria dos portugueses desconhece as riquezas naturais do seu próprios país. E muitos desconhecem também que, nos últimos anos, foram dados grandes passos para proteger estes locais. Descubra algumas das mais deslumbrantes maravilhas da Natureza que pode visitar em Portugal.
1. Cascata do Arado
Esta é uma daquelas cascatas de visita obrigatória no Gerês, sendo uma das mais conhecidas e visitadas graças aos seus bons acessos. A cascata localiza-se a 900 metros de altitude, num curso de água de alta montanha, em que o desnível do terreno é vencido por uma sucessão de cascatas, com término num lago de águas límpidas. O local encontra-se perto da aldeia da Ermida, a leste das Termas do Gerês.
2. Portas de Ródão
As Portas do Ródão são o seu ex-libris, e marcam o compasso da paisagem natural deslumbrante que por aqui encontram. Este é o lar da maior colónia de grifos do nosso país, podendo estes animais ser vistos a sobrevoar o Tejo calmamente. Percorra alguns dos trilhos e conheça melhor a natureza que o envolve, e visite também o Castelo do Rei Wamba.
3. Lagos do Sabor
Em Trás-os-Montes, ao longo de uma extensão de 70 km, existe uma série de lagos ligados entre si por gargantas e penhascos, que formam um santuário de vida selvagem e que oferecem aos visitantes paisagens de cortar a respiração. Falamos dos lagos do Sabor, que unem os concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo.
4. Rio Bestança
Este é um dos rios com melhor qualidade ambiental em Portugal. Uma vez que todo o curso fluvial se encontra bem conservado e com um ecossistema sustentável, o rio Bestança foi integrado na Rede Natura 2000 e foi classificado como Biótopo Corine, assumindo assim uma importância ecológica nacional e internacional de grande valor.
5. Cascata da Ribeira Grande
Esta queda de água está localizada na Fajãzinha, no sítio da Ribeira Grande, concelho das Lajes das Flores, na ilha das Flores. A cascata é de grandes dimensões e precipita-se a dezenas de metros de altitude por cima dos montes verdejantes. Não se trata apenas de uma queda de água, mas sim de cerca de vinte, sendo que umas terminam no mar e outras se juntam para formar uma lagoa. É uma das mais imponentes cascatas dos Açores.
6. Mata da Albergaria
Se há local que parece saído de um conto de fadas, onde quase esperamos encontrar em cada recanto um ser mitológico, esse local é a Mata da Albergaria, no Gerês. É um local quase mágico, com árvores seculares, ribeiros de águas cristalinas com lagoas e cascatas e até caminhos construídos pelos romanos. É um dos locais mais especiais do Parque Nacional da Peneda Gerês.
7. Mata da Margaraça
Considerada por muitos como um dos locais mais bonitos de Portugal, A Mata da Margaraça destaca-se pelas atividades que proporciona a toda a família, como as caminhadas propícias a miúdos e graúdos. A comunhão com a natureza neste local é reconfortante e relaxante, com a possibilidade de desenvolver trilhos num espaço muito bem ordenado e de aproveitar os sons que a natureza oferece.
8. Poças do Malho
As Poças do Malho são 4 poços bem fundos com 4 belas quedas de água no Rio Castro Laboreiro, mais ou menos entre a Mistura das Águas (ponto em que o Rio Peneda se encontra com o Laboreiro) e Ribeiro de Baixo. Servem de fronteira entre Portugal e Espanha.
9. Cascata da Ribeira Quente
A meio do túnel que dá acesso à vila da Ribeira Quente, irá encontrar esta beleza natural ao seu lado. Aconselhamos a que não estacione no local, já que, um pouco mais à frente, poderá deixar a sua viatura em segurança e caminhar até à queda de água. Esta cascata tem origem termal, o que confere às suas águas características específicas a nível da sua composição química. Tem origem em nascentes no interior da ilha.
10. Lagoa das Sete Cidades
Está situada na ilha de São Miguel e é um dos locais mais famosos dos Açores, uma vez que é o maior lago de água doce encontrado nas ilhas. Está situada na cratera vulcânica que forma a ilha e é constituída por duas lagoas: a Lagoa Verde e a Lagoa Azul, num cenário de grande beleza que foi classificado como Paisagem Protegida da Rede Natura 2000.