No Norte de Portugal, podemos encontrar diversos passadiços, que se têm tornado uma opção cada vez mais popular e que têm sido cada vez mais procurados pelos visitantes. Afinal, os passadiços permitem-lhe manter o corpo ativo e, ao mesmo tempo, conhecer lugares incríveis, que nos mostram a natureza no seu máximo esplendor e algumas atrações locais. Assim, se quer conhecer um lado diferente do Norte de Portugal, deixamos-lhe alguns passadiços que não pode mesmo perder.
1. Passadiços de Arcozelo (Vila Nova de Gaia)
Estes belíssimos passadiços são perfeitos para um passeio em família, a dois ou até mesmo sozinho, mostrando-lhe uma paisagem incrível e cativante. Não podemos deixar de recomendar que comece o percurso no Senhor da Pedra, em Miramar, terminando depois nestes passadiços.
O trajeto que fará é de 5 km, mas acredite que o esforço vai ser devidamente recompensado pela experiência de percorrer este caminho.
2. Passadiços de Esmoriz (entre Espinho e Ovar)
Na Barrinha de Esmoriz (também chamada de Lagoa de Paramos) poderá visitar estes passadiços incríveis, onde poderá caminhar com total tranquilidade.
Apesar de ser um percurso com 8 km, as maravilhas da paisagem e o constante som das ondas do mar ajuda a que o percurso se faça sem custar muito, permitindo-lhe conhecer diversos pontos de interesse ao longo da revigorante caminhada.
3. Passadiços de Fiães (Santa Maria da Feira)
Estes passadiços encontram-se no concelho de Santa Maria da Feira, no Parque das Ribeiras do rio Uíma, e fazer um passeio neste lugar revela-se um plano perfeito para repor energias e desfrutar da natureza de um modo tranquilo.
Este caminho de 4 km de extensão segue pelas freguesias de Fiães e Lobão, dando-lhe a conhecer uma zona repleta de árvores onde surgem pequenos canais de água, complementados por cascatas.
4. Passadiços do Gresso (Sever do Vouga)
Este passadiço circular tem apenas 1,5 km, mas vai-lhe permitir viver uma experiência inesquecível, até porque, ao longo do caminho, encontrará imensas maravilhas naturais e patrimoniais, como as suas quatro pontes e algumas escadas em madeira, assim como diversas cascatas e quedas de água.
Este trajeto começa em Sanfins, na freguesia de Rocas de Vouga, e acompanha o cativante percurso do rio Gresso.
5. Passadiços de Aveiro (Aveiro)
Este trajeto liga o Cais de São Roque, no centro da cidade, a Vilarinho, que se encontra junto do rio Vouga. Os passadiços estendem-se ao longo de 7,5 km, tendo como maiores atrações as salinas e os lodaçais.
Além disso, poderá ver bem de perto a flora e fauna da Ria de Aveiro, com especial destaque para as diversas espécies de aves. Afinal, são 20 mil as espécies migratórias que por aqui passam no inverno.
6. Passadiços do Paiva (Arouca)
São considerados dos passadiços mais bonitos de Portugal e, por isso, têm lugar cativo em qualquer lista dos melhores passadiços do nosso país. Situados no concelho de Arouca, estendem-se ao longo de cerca de 8 km, durante os quais poderá ver diferentes atrações.
Uma das mais recentes é a sua ponte pedonal suspensa, que é a maior do mundo. Para além disso, poderá ver diversas paisagens naturais fascinantes e cascatas inesquecíveis.
7. Passadiços do Sistelo (Arcos de Valdevez)
Estes passadiços unem a ponte medieval de Vilela à aldeia de Sistelo (ou vice-versa) e foram um dos primeiros a serem construídos em Portugal.
Os passadiços em madeira, que acompanham as margens do rio Vez, têm cerca de 2 km, encontrando-se inseridos num percurso maior, de cerca de 10 km, que demora de 3 a 4 horas a ser feito. Devido às subidas e descidas acentuadas, este é considerado um trajeto de dificuldade média.
8. Passadiços de Vila do Conde (Ecovia do Litoral Sul)
Estes magníficos passadiços encantadores têm cativado cada vez mais visitantes, devido à sua beleza e às atrações que se podem encontrar ao longo do caminho.
O trajeto tem cerca de 6 km e vai-lhe permitir percorrer toda a costa a sul do rio Ave, passando por locais como Labruge, Azurara, Mindelo ou Vila Chã. A caminhada inicia-se na Praia da Azurara, junto à foz do rio Ave, e segue até a foz do rio Onda, entre Labruge e Angeiras.
9. Passadiços do Corgo
Os Passadiços do Corgo são uma das mais recentes atrações da cidade de Vila Real. O percurso tem cerca de 3 km e liga o Parque Corgo ao Parque Urbano da Codessais, seguindo o leito do rio Corgo e as suas margens arborizadas.
Os passadiços de madeira permitem-nos desfrutar da tranquilidade e da frescura do rio, bem como observar várias espécies de aves, peixes e plantas. O trilho é circular e pode ser iniciado em qualquer um dos parques, que oferecem também vários equipamentos de lazer e desporto.
10. Passadiços de Melgaço
Os passadiços de Melgaço têm apenas 1,5 km de extensão, ou seja, 3 km de ida e volta, mas fazem parte do trilho Percursos Marginais do Rio Minho, percurso linear com 5,7 km de extensão, que começa no centro da vila de Melgaço e termina nas Termas do Peso.
Ao longo do caminho, poderá ver as seculares pesqueiras, sistemas de muros de pedra que foram construídos a partir das margens, de modo a travar a passagem dos peixes, e que ainda hoje são usados na pesca.