Uma planta que é fácil de cuidar não necessita de cuidados especiais, como regas, podas e adubação frequentes. São espécies que se adaptam a diferentes condições climáticas e ambientes com bastante facilidade, podendo ser cultivadas no interior e no exterior.
Além disso, são resistentes a pragas, doenças, seca e variações da temperatura. Assim, escolhendo estas plantas, poderá ter um cantinho verde em sua casa, sem que para isso precise de muito trabalho. Deixamos-lhe algumas sugestões:
1. Zamioculca
Esta planta tem a sua origem em África e destaca-se pelas folhas brilhantes e verdes. É uma espécie que consegue suportar vem a falta de água e de luz, sendo, por isso, perfeita para o interior da casa. Graças às suas caraterísticas, dá-se bem mesmo em locais um pouco mais sombrios, purificando o ar da sua casa.
2. Catos e suculentas
Estas são plantas que armazenam a água nas suas folhas ou caules, e que, portanto, não precisam de ser regadas com muita frequência. Também são capazes de se adaptar a diferentes tipos de solo e luminosidade. Existem catos e suculentas de formas e cores variadas, dos mais simples aos mais exuberantes, que ficam bem em qualquer casa.
3. Jiboia
Esta planta pendente pode ser cultivada em vasos suspensos, ou ser apoiada com a ajuda de suportes. As suas folhas verdes, com manchas brancas ou amarelas, trazem um toque de charme a qualquer ambiente da casa. São plantas fáceis de cuidar, precisando apenas de luz indireta e de uma rega moderada.
4. Lírio-da-paz
Esta belíssima planta é conhecida pelas suas flores brancas, muito delicadas e perfumadas. É a espécie ideal para o interior de uma casa, uma vez que prefere locais que contem com sombra ou meia-sombra. Muito resistente à seca, bastará apenas que a regue uma vez por semana, ou quando o solo se encontrar seco.
5. Espada-de-são-Jorge
Esta planta tem folhas longas e pontiagudas, que podem ter cor verde ou ser variegadas. É uma espécie muito resistente e que se adapta bem a diversos ambientes, podendo ficar tanto no sol como na sombra. Poderá regar esta planta a cada 15 dias, ou, se preferir, quando o solo do vaso estiver seco.
6. Antúrio
Os antúrios têm folhas grandes e brilhantes, e são conhecidos pelas flores vermelhas em forma de coração. É uma espécie fácil de cuidar, uma vez que apenas precisa de regas regulares e luz do sol indireta. Os antúrios gostam de humidade, pelo que poderá borrifar as folhas com água, ocasionalmente.
7. Palmeira-ráfia
Esta planta conta com folhas longas e finas, que costumam cair de forma graciosa sobre o vaso em que estão plantadas. Apenas precisa de regas moderadas e de luz indireta ou filtrada para prosperar em sua casa. É também uma planta muito resistente às variações de temperatura, tolerando tanto o frio como o calor.
8. Violeta
Esta planta tem pequenas flores coloridas, que podem ter cores como o azul, branco, roxo e rosa (ou uma mistura de diferentes cores). As violetas apenas precisam de regas leves e de luz indireta ou artificial. São plantas que gostam de humidade, pelo que as pode colocar numa bandeja com pedras molhadas ou casca de ovo triturada.
9. Orquídea
As orquídeas têm flores exóticas e delicadas, podendo ter as mais diversas cores e formas. São muito fáceis de cuidar, precisando apenas de regas esporádicas e de luz solar indireta ou difusa, para se manterem saudáveis. Esta planta aprecia a humidade, portanto, pode borrifar as suas raízes com água, ocasionalmente.
10. Hortênsia
Esta planta é conhecida pelas suas flores grandes e arredondadas, que podem ter cor azul, branca ou rosa. É uma espécie fácil de cuidar, precisando de regas frequentes e de luz direta ou indireta. Para obter hortênsias azuis, precisará que o seu solo seja ácido, pelo que a pode adubar com borras de café ou com um adubo próprio (chamado azulador de hortênsias).