Se procura dar um toque de verde à sua casa, as plantas pendentes são uma excelente opção, permitindo-lhe criar arranjos de folhagem e de flores que vão alegrar qualquer divisão. É claro que nem todas as plantas servem para a sua casa, até porque deverá ter em conta aspetos como a luz, humidade e temperatura, para que possa escolher a espécie que melhor se adequaria a essas condições.
Lembre-se também de verificar se a planta que escolheu é tóxica para os animais de estimação e crianças, para não correr riscos. Mas não se preocupe, porque encontrar uma planta pendente que fique perfeita em sua casa não é uma tarefa difícil. Deixamos-lhe algumas sugestões:
1. Pothos Dourado
Esta planta pendente é muito popular por ser de fácil cultivo e não precisar de grandes cuidados. Esta planta trepadeira tem folhas brilhantes e verdes, com manchas amarelas, trazendo alegria à casa. É uma espécie resistente à seca e que tolera pouca luz, pelo que é perfeita para iniciantes no mundo da jardinagem.
Apenas precisará de regar a planta quando a terra estiver seca ao toque, e borrifá-la ocasionalmente para aumentar a humidade. Pode a planta de forma regular, para que não fique demasiado comprida ou espigada. Caso queira propagar esta planta, pode fazê-lo cortando caules e enraizando-os em água ou terra.
2. Planta-Aranha
Esta planta pendente tem folhas longas e estreita, que tem a tendência de se curvar graciosamente sobre o cesto ou vaso onde são plantadas. É também conhecida por produzir plantas filhas, que pendem da planta mãe como pequenas aranhas, que podem ser plantadas num vaso separado e que ajudaram a dar o nome comum a esta espécie.
A planta-aranha adapta-se a diversos níveis de luz e temperatura, sendo muito versátil e resistente. Precisa de ser regada moderadamente, quando a terra estiver seca, e humedecida de vez em quando com um borrifador. Não deixe de a podar regularmente, para remover as folhas ou plantinhas mortas e danificadas.
3. Colar de Corações
Esta é uma planta suculenta que tem caules finos e pendentes e pequenas folhas em forma de coração, que são verdes por cima e roxas por baixo. A planta também produz flores rosadas, em forma de tubo, que se assemelham a lanternas. É uma espécie bastante tolerante à seca e às condições de pouca luz, sendo bastante fácil de cuidar.
Regue esta planta com parcimónia, quando a terra estiver seca, e evite regá-la em excesso, já que pode apodrecer facilmente. Coloque-a num local luminoso, mas que tenha luz indireta, evitando a exposição direta à luz solar. Fertilize a planta uma vez por mês durante a época de crescimento com fertilizante para suculentas.
4. Colar de Pérolas
Esta deslumbrante planta pendente é uma suculenta de caules longos e folhas redondas semelhantes a ervilhas, que parecem um colar de pérolas. Produz pequenas flores brancas no verão, e é uma planta bastante tolerante à seca e com uma baixa manutenção, sendo perfeita para iniciantes ou pessoas ocupadas.
Regue a planta levemente quando a terra estiver seca ao toque, e não a regue em excesso, para evitar a podridão das raízes. Deverá pôr a planta num local com luz parcial ou plena exposição solar, e fertilizá-la uma vez por mês durante a sua época de crescimento, usando um fertilizante próprio para catos.
5. Samambaia-de-Boston
Esta é uma planta pendente, clássica e elegante, perfeita para dar um toque de verde à sua casa sem precisar de grandes cuidados. Trata-se de uma samambaia que tem frondes longos e arqueados, e folhas plumosas que ajudam a criar um efeito bastante exuberante e gracioso. Portanto, não admira que seja uma opção muito comum.
Deverá regar esta samambaia regularmente, de modo a manter a terra húmida, mas não encharcada. Pode também borrifá-la frequentemente para aumentar a humidade. Deixe-a num sítio luminoso com luz indireta ou sombra parcial, evitando a exposição direta ao sol. Procure fertilizá-la uma vez por mês, durante a sua época de crescimento.
6. Jiboia
Esta planta trepadeira destaca-se pela sua folhagem vistosa e variegada, tendo tons de verde, branco e amarelo. É uma espécie originária das Ilhas Salomão e que se adapta bem ao nosso clima, podendo ser cultivada em vasos suspensos ou em suportes verticais, permitindo-lhe criar paredes vivas e outras formas interessantes.
Esta é uma planta que é bastante fácil de cuidar, bastando regá-la moderadamente quando a terra do vaso estiver seca ao toque, e colocá-la num local que tenha luz indireta. Durante a sua época de crescimento, ou seja, na primavera e verão, não deixe de fertilizar a sua jiboia com uma frequência mensal.
7. Filodendro-de-Coração
Esta planta pendente é muito bonita e versátil, adaptando-se a diversos níveis de luz e de temperatura. Portanto, pode ser colocada em praticamente todos os locais da casa. Conta com caules longos e pendentes e folhas em forma de coração, que são brilhantes e de um tom verde-escuro muito apelativo.
Regue esta planta moderadamente, quando a terra estiver seca ao toque, e borrife-a de vez em quando para aumentar a humidade. Coloque-a num local com luz indireta ou sombra parcial, e fertilize-a uma vez por mês durante a sua época de crescimento, usando um fertilizante para plantas de interior.
8. Pothos-de-Cetim
Esta planta pendente tem caules longos com folhas ovais, que são verde-escuras e que contam com bonitas manchas prateadas. É uma planta que consegue tolerar locais com pouca luz e condições de seca, o que a torna na espécie ideal para iniciantes no mundo da jardinagem ou para pessoas mais ocupadas.
Regue esta planta com parcimónia, quando os 2 cm superiores da terra estiverem secos, e tente evitar regá-la em excesso, de modo a não causar a podridão das raízes. Deixe-a num local luminoso, mas que tenha luz indireta ou sombra parcial, e fertilize-a uma vez por mês durante a sua época de crescimento.
9. Rabo-de-Burro
Esta é uma planta suculenta que tem caules longos e pendentes, e pequenas folhas carnudas que fazem lembrar um rabo de burro, sendo daí que vem o seu nome. Uma vez que é uma planta suculenta, consegue armazenar água nas suas folhas, o que a torna bastante tolerante à seca e uma opção de baixa manutenção.
Regue ligeiramente a planta apenas quando a terra estiver seca, e nunca regue em excesso, já que isso pode causar podridão das raízes. Deixe-a num local luminoso, que tenha luz parcial ou uma exposição solar plena, e fertilize-a uma vez por mês na sua época de crescimento, usando um fertilizante para catos.
10. Peperomia
Esta é uma planta pendente de grande beleza, que tem folhas pequenas e delicadas e diferentes cores e texturas. É a espécie perfeita para quem não tem muito tempo ou experiência com plantas, já que não precisa nem de muita água, nem de muita luz para se manter saudável e sem doenças, alegrando a sua casa.
É também uma espécie que prefere ambientes húmidos e sombreados, sendo muito comum em casas de banho e cozinhas, locais em que muitas outras plantas não se dão tão bem. Apenas terá de regar a sua peperomia a cada 2 dias, aumentando a frequência da rega durante os meses mais quentes do ano.