Se procura uma praia com privacidade, esta é a lista certa para si. No Centro de Portugal existem muitas praias em estado selvagem e pouco frequentadas. Existem ainda praias desertas ou, simplesmente, mais tranquilas, onde é possível desfrutar de um dia de banhos sem estar constantemente a tropeçar na toalha do vizinho.
Para a elaboração desta lista de praias pouco frequentadas no Centro de Portugal, tivemos em consideração o tamanho do areal e o número de banhistas que costumam receber. Nem todas possuem Bandeira Azul ou vigilância durante o Verão, mas primam sobretudo pelo sossego que proporcionam.
Algumas delas, por serem selvagens e de difícil acesso, não são recomendadas a crianças ou a pessoas com problemas de mobilidade. E lembre-se que, estando numa praia sem qualquer tipo de serviço de suporte, deve levar tudo o necessário consigo, incluindo comida e bebida. Descubra algumas das praias desertas, secretas ou tranquilas no Centro de Portugal.
1. Praia do Norte, Nazaré
É conhecida pelas suas ondas grandes e perfeitas, já que se encontra sob a influência do “Canhão da Nazaré”, um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do mundo, que canaliza a ondulação do Atlântico para esta praia, criando ondas maiores do que as da restante costa portuguesa, algo que atrai os amantes dos desportos de ondas.
2. Praia de Mira
A praia de Mira, bem situada e de bons acessos, é recordista em todo o mundo: afinal, é a única praia condecorada com bandeira azul, desde que a distinção foi criada. Apesar disso, não é das praias mais divulgadas da região Centro, o que é uma pena.
3. Praia da Almagreira, Peniche
Aqui encontra 1,5 quilómetros de praia rodeada por altas falésias, que ajudam a proteger os poucos visitantes do vento forte. Tenha sempre em conta que este não é, de todo, o local ideal para nadar, uma vez que o mar é bastante agitado. No entanto, tem as condições ideias para desportos náuticos.
4. Praia da Tocha, Cantanhede
É conhecida pelo seu enorme areal e infraestruturas excelentes. É frequentada por inúmeros pescadores e, bem perto, encontra a Mata Nacional das Dunas de Quiaios. É ideal tanto para famílias como para a prática de desportos náuticos.
5. Praia Osso da Baleia, Pombal
É uma praia tranquila e bem escondida pelas dunas, o que lhe garante bastante privacidade. Os acessos foram melhorados nos últimos anos, o que aumentou o número de visitantes, mas não diminuiu a beleza do local.
6. Praia do Baleal Norte
Tem um areal com cerca de 1,2 km e um mar bastante agitado, perfeito para desportos náuticos. Esta praia, muito exposta a ventos, tem acesso a partir do Itinerário Principal 6, saindo em Atouguia da Baleia, em direção a Ferrel. A praia do Baleal Norte, com uma beleza natural muito particular, já foi galardoada com Bandeira Azul, contando com diversas infraestruturas de apoio aos banhistas e visitantes.
7. Praia de Peniche de Cima
Também conhecida como praia do Cerro, tem um areal muito extenso e águas geralmente calmas, perfeitas para banhos tranquilos ou para apanhar sol. Tem um pontão a noroeste e vedações de madeira na zona este, que ajudam na recuperação do sistema dunar, que aqui se encontra muito desgastado. O acesso à praia faz-se pelo IP6 até Peniche, virando-se à direita na segunda rotunda, para a Estrada do Baleal.
8. Praia da Gralha, São Martinho do Porto
O espaço conta com bastante privacidade, uma vez que pouca gente frequenta esta praia, e, em agosto encontrará um espaço que disponibiliza refeições ligeiras. No entanto, para aqui chegar, deverá fazer uma longa caminhada, ou usar um todo-o-terreno para encurtar essa distância. Deverá também ter cuidado com o mar, já que aqui existem fortes correntes, e a praia não é vigiada.
9. Praia das Pedras Negras, Marinha Grande
Aqui se combina a natureza com a mão humana, na forma das belíssimas dunas protegidas pelos passadiços, que permitem o acesso ao areal. O local tem bons apoios de praia e esplanadas onde pode relaxar ao fim do dia. Devido à grande extensão da praia, também os nudistas encontram aqui um espaço para ir a banhos.
10. Praia Velha, Marinha Grande
Conta com um passadiço de acesso, alguns apoios de praia, um parque de estacionamento em terra batida e uma ciclovia, que passa paralela à estrada e que nos convida a um longo passeio, para apreciar a envolvente. O areal em si é extenso, com cerca de 1 km, estando o local inserido na Mata Nacional de Leiria.
As praias da Nazaré, Alcobaça e de Peniche são região do Oeste na província portuguesa da Estremadura com capital em Lisboa. Esse chamada região centro não tem lógica nenhuma.
Qual centro de Portugal? Mais uma especificidade da política portuguesa que ninguém entende porque de turismo ou de tradições e cultural não é concerteza.