Se procura uma praia com privacidade, esta é a lista certa para si. Perto do Porto e no Norte de Portugal existem muitas praias em estado selvagem e pouco frequentadas. Existem ainda praias desertas ou, simplesmente, mais tranquilas, onde é possível desfrutar de um dia de banhos sem estar constantemente a tropeçar na toalha do vizinho.
Para a elaboração desta lista de praias pouco frequentadas no Norte de Portugal, tivemos em consideração o tamanho do areal e o número de banhistas que costumam receber. Nem todas possuem Bandeira Azul ou vigilância durante o Verão, mas primam sobretudo pelo sossego que proporcionam.
Algumas delas, por serem selvagens e de difícil acesso, não são recomendadas a crianças ou a pessoas com problemas de mobilidade. E lembre-se que, estando numa praia sem qualquer tipo de serviço de suporte, deve levar tudo o necessário consigo, incluindo comida e bebida. Descubra algumas das praias desertas, secretas ou tranquilas no Norte de Portugal.
1. Praia de São Jacinto
Situa-se junto ao Canal da Barra, no extremo sul de uma longa faixa de terra que separa a ria do mar. A praia encontra-se nos limites da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e tem um areal extenso, em estado quase selvagem. A praia nem sempre se encontra vigiada, mas oferece excelentes condições para a prática de surf e para longas caminhadas.
2. Praia de Valadares
Valadares Norte tem um areal extenso, com o mar geralmente agitado, e com um aglomerado rochoso que toma a areia quase por completo. Por sua vez, Valadares Sul tem um areal de extensão mediana e formações rochosas perto da linha da água, assim como um sistema dunar que se vai alargando, e que está protegido por vedações e passadiços.
3. Praia do Senhor da Pedra
Tem um areal extenso, que é delimitado a Sul pela ribeira do Espírito Santo. A praia encontra-se em frente ao Jardim da Alameda do Senhor da Pedra, devendo todos estes pontos o seu nome à capela do Senhor da Pedra, que foi erigida junto ao mar em 1686. É aqui que se realiza a romaria anual em honra ao Senhor da Pedra.
4. Praia da Agudela
O seu bonito areal encontra-se envolvido por dunas, atravessadas por passadiços de madeira que dão acesso ao mar e protegem a vegetação. A praia conta com boas infraestruturas, como bar de praia, casas de banho e um estacionamento acessível. É conhecida pela sua zona rochosa que entra mar a dentro, visível na maré baixa.
5. Praia do Mindelo
Esta praia magnífica tem 2 km de areal com areias graníticas e é muito procurada no verão pela sua localização, mas também pela qualidade das águas e pela paisagem que a rodeia. Se precisar de uma pequena folga da praia ou de uma distração, considere apreciar as espécies protegidas que habitam na Reserva Ornitológica do Mindelo.
6. Praia de Paçô
É uma praia tranquila, com uma enseada abrigada dos ventos do Norte. Rodeada por dunas que separam o areal dos campos verdejantes, esta praia tornou-se nos últimos anos uma das mais concorridas da região, local muito frequentado por banhistas e praticantes de pesca desportiva. Conta com diversas estruturas de apoio aos veraneantes.
7. Praia da Amorosa
Esta praia de areia fina tem Bandeira Azul e uma procura crescente a cada ano, já que combina o extenso areal com o refrescante pinhal bem perto. Tem bons acessos e estruturas de apoio, como restauração, duches e sanitários. Por aqui pode encontrar diversas espécies de algas e de vida marinha, como estrelas-do-mar e caranguejos.
8. Praia do Cabedelo
Situada junto a Viana do Castelo, esta é das melhores praias do Norte de Portugal. Trata-se de uma baía em forma de meia-lua, com cerca de 1km, areia fina e pequenas dunas com plantas. O local é abrigado dos ventos fortes graças a uma floresta de pinheiros. É um sítio excelente para a prática de windsurf, já que recebe vento do mar para a terra todo o ano.
9. Praia de Afife
É um local de paisagens únicas, onde o azul das águas se combina com as areias macias e com o sistema dunar bem desenvolvido. Percorrendo o seu extenso passadiço em madeira, é possível apreciar a típica fauna e flora das dunas. A cerca de 400 metros do mar, podemos encontrar uma mamoa, monumento megalítico de grande importância arqueológica.
10. Praia de Moledo
Encontra-se rodeada pela serra, o que lhe dá uma grande beleza natural. Ao longo dos anos, tem-se assistido a uma redução do areal, que tem hoje uma extensão de 350 m de areia. Poderá também arriscar a prática de desportos como surf, o bodyboard ou windsurf. Não perca a oportunidade de visitar o Forte da Ínsua, que se encontram numa pequena ilha rochosa em frente a esta praia.
Não entendo a lógica do artigo: é sobre praias desertas, secretas ou tranquilas. Mas depois falam em praias “muito procuradas no verão” e “das mais concorridas da região, muito frequentadas por banhistas”…
Talvez a introdução do artigo não esteja clara o suficiente, mas a ideia é mencionar praias desertas, secretas ou tranquilas, sendo que, graças ao seu tamanho, algumas praias podem ser tranquilas mesmo quando são muito frequentadas.