Caso esteja farto da correria do dia-a-dia e procure umas férias longe de tudo isso, mas, ao mesmo tempo, não abdica do mar, então a solução é procurar praias mais sossegadas e menos frequentadas no Alentejo. No entanto, isso nem sempre é tarefa fácil, até porque estes locais não costumam ser tão publicitados como as suas congéneres mais concorridas.
Cada vez mais procuradas, as praias do Alentejo primam pela sua beleza, pela qualidade das suas águas e pelas suas estruturas de apoio. No entanto, para quem pretende alguma privacidade e um pouco mais de sossego, ainda existem praias desconhecidas na costa alentejana, quase secretas, cujo existência é quase propriedade dos moradores da região.
Se ainda está à procura da praia ideal para o seu próximo Verão, então descubra as praias mais secretas e desconhecidas do Alentejo. Depois de escolher a sua preferida, só precisa de pegar na toalha e no bronzeador e fazer-se à estrada.
1. Praia do Malhão
Esta é uma das melhores praias para a prática de surf e bodyboard na Costa Vicentina. Tem um areal extenso e espaço para diversas atividades, num ambiente que nos convida a relaxar e a deixar aparelhos eletrónicos de lado. Em dias mais calmos, é possível avistar a Ilha do Pessegueiro a partir do seu areal.
2. Praia dos Aivados
Esta praia, uma das mais extensas da Costa Vicentina, tem um areal que nos convida a longos passeios, excelentes condições para a prática de desportos náuticos e alguma exclusividade. Para aqui chegar, terá de percorrer uma estrada de terra batida, que tem cerca de três quilómetros de extensão. O passeio vale bem a pena!
3. Praia do Queimado
Apesar de estar próxima de zonas com alguma densidade populacional, esta praia é muito sossegada e tranquila, muito por causa dos seus acessos. Para chegar à praia, terá de percorrer uma estrada em terra batida, que exige alguma perícia por parte do condutor. O início do caminho situa-se junto do Forte da Ilha do Pessegueiro.
4. Praia do Brejo Largo
O acesso deve ser feito por automóvel, mas não é qualquer veículo que ultrapassa os volumosos bancos de areia do caminho, pelo que deverá ter isso em conta. O areal estende-se por mais de um quilómetro, banhado por um mar bastante sereno. Dentro de água, as rochas formam pequenas piscinas durante a maré baixa.
5. Praia da Vigia
Tem um areal a perder de vista, muito espaço para estender a toalha, e águas cristalinas e convidativas. Por aqui, não te faltará tudo o que precisas para um dia de descanso bem passado. Nas imediações, é possível encontrar diversos restaurantes, a maioria focado nos produtos do mar (embora haja opções de carne).
6. Praia do Monte Velho
Esta é uma praia tranquila, não vigiada, mas com as mesmas qualidades das vizinhas. Por isso, pode ser o local perfeito para passar umas horas descansado, longe de grandes multidões e a desfrutar da paisagem e de agradáveis banhos de mar. O acesso até à praia encontra-se sinalizado por placas ao longo do caminho.
7. Praia do Carreiro das Fazendas
Esta praia, com extenso areal, situa-se no extremo oeste de Vila Nova de Milfontes, e tem um vasto sistema dunar que chega até às casas da vila. Tem bastantes formações rochosas junto à linha de água, especialmente nos extremos do areal. Portanto, recomenda-se a zona central caso pretenda ir a banhos nestas águas limpas.
8. Praia dos Brejos
Tem um areal extenso, com cerca de 2,7km, e é uma praia remota, sendo, portanto, menos conhecida e menos frequentada que outras que se situam na península de Tróia. A Sudeste, a ampla curva do canal onde estão os arrozais dá mais beleza ainda à paisagem. O acesso, a partir das culturas agrícolas, encontra-se vedado a veículos.
9. Praia da Amália
Deve o seu nome à fadista Amália Rodrigues, que muito a frequentava, e é um recanto natural, em estado quase puro. O acesso faz-se por umas escadinhas que se encontram junto da casa da Amália. Esta é uma praia muito frequentada por naturistas, já que é sossegada, reunindo também as condições para a prática de surf e pesca desportiva.
10. Praia da Angra da Cerva
Esta é uma praia selvagem muito bonita, com as faces rochosas da falésia preenchidas por vegetação. No entanto, o local encontra-se quase isolado, e o caminho para se chegar aqui não é fácil. Apesar de não se encontrar longe do Porto de Pesca de Vila Nova de Milfontes, o acesso faz-se através de trilhos de areia, que se tornam mais cansativos.