É verdade que praias há muitas, especialmente num país como Portugal, mas a verdade é que alguns destes locais têm algo que os diferencia dos demais e os torna ainda mais especiais e curiosos. Essa peculiaridade pode ser o seu difícil acesso ou algumas maravilhas naturais que nela se encontram, mas, seja qual for o caso, vale sempre a pena fazer uma visita a estes sítios maravilhosos. Assim, e como o calor já aperta, deixamos-lhe algumas das praias mais especiais de Portugal.
1. Praia da Marinha (Lagoa)
Rodeada de uma alta falésia, esta é considerada uma das 10 praias mais bonitas da Europa, tendo sido considerada uma das 100 praias mais bonitas do mundo em 2007.
Este é um recanto de natureza em estado quase selvagem, com o seu acesso a fazer-se através de uma escadaria em madeira, que se inicia no topo da falésia, junto ao parque de estacionamento. Para além de ir a banhos, aqui poderá fazer atividades como o snorkeling.
2. Praia das Azenhas do Mar (Sintra)
Esta é uma praia curiosa, muito graças à sua localização. Azenhas do Mar é conhecida pela sua disposição peculiar, com as casas a descerem em cascata pelo declive da arriba até chegarem ao mar, o que dá à paisagem um toque diferente.
Depois, em baixo, encontramos o pequeníssimo areal de 30 metros, que desaparece durante a maré alta, mas que, mesmo assim, é muito visitado devido à sua piscina oceânica, que faz as delícias dos visitantes.
3. Ilhéu de Vila Franca (São Miguel)
Dentro da cratera semi-submersa de um vulcão extinto, podemos encontrar um pequeno paraíso, mesmo em frente à povoação de Vila Franca do Campo. O ilhéu foi classificado como Reserva Natural, até porque as paredes da sua cratera se encontram revestidas por vegetação endémica.
No seu interior, encontramos uma piscina natural, de forma quase perfeitamente circular, que tem uma pequena praia que comunica com o mar através de uma estreita passagem.
4. Praia dos Mosteiros (São Miguel)
Esta é uma praia de areia escura e de origem vulcânica, conhecida pelo magnífico pôr-do-sol que aqui se pode contemplar e pela presença permanente dos ilhéus dos Mosteiros no horizonte.
Esta é uma zona bastante procurada durante o verão, não só pela sua praia, mas também pela presença de umas piscinas naturais, as Poças Sul de Mosteiros. Este é também um dos melhores locais da ilha para a observação de aves invernantes.
5. Algar de Benagil (Lagoa)
Também chamado de Gruta de Benagil, esta é uma cavidade rochosa moldada pela ação da natureza ao longo dos tempos. Esta cavidade esconde uma belíssima praia, de areias douradas e águas transparentes, com a abertura circular no topo a permitir a entrada da luz do sol, criando ao mesmo tempo um jogo de cores impressionante.
O seu acesso faz-se apenas por mar, sendo que a melhor forma de aceder ao local é através de um caiaque ou outra embarcação pequena.
6. Praia de Odeceixe (Aljezur)
Composta por uma extensa língua de areia, protegida por altas falésias, nesta praia tanto se poderá banhar no mar como no rio, até porque, de um lado, encontramos a ribeira de Seixe e, do outro, o oceano.
A partir do topo da falésia poderá desfrutar de uma paisagem única e de grande beleza, parte de um habitat privilegiado para a avifauna, o que nos dá excelentes condições para a prática de observação de aves.
7. Praia da Apúlia (Esposende)
Não é comum vermos moinhos de vento numa praia nos nossos dias, mas é precisamente isso que torna a Praia da Apúlia num lugar tão diferente e único. Acredita-se que estes moinhos datam do século XVIII e que foram originalmente construídos para moer cereais.
Situados em plena duna, estes moinhos são construídos em xisto e têm uma planta circular. Hoje, são usados como habitação de férias, estando ligados por um passadiço em madeira.
8. Praia da Samoqueira (Sines)
Esta praia é um dos recantos mais bonitos da Costa Alentejana, estando envolta numa paisagem deslumbrante e ainda num estado relativamente selvagem.
O local faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, convidando-nos a partir à descoberta de piscinas naturais, grutas e ilhéus, por entre os rochedos e as falésias. O seu acesso faz-se através de umas escadas de pedras esculpidas na rocha.
9. Praia da Ursa (Sintra)
Perto do Cabo da Roca, podemos encontrar a praia mais ocidental da Europa, considerada uma das praias mais bonitas do mundo pelo Guia Michelin. O seu acesso, no entanto, é difícil e até um pouco perigoso, com o caminho a fazer-se através de um terreno rochoso.
Uma vez no areal, a vista é simplesmente deslumbrante, destacando-se as colossais Pedra da Ursa e Gigante, que marcam a linha de costa. Na maré baixa, poderá descobrir as enseadas contíguas.
10. Praia do Norte (Nazaré)
Esta praia encontra-se a norte do imponente Promontório da Nazaré, sendo um local sem vigilância e com um ambiente agreste e um pouco selvagem, com as dunas a preservar a vegetação original.
O mar que aqui é bravo e perigoso para nadar ou tomar banho, mas é muito apreciado pelos surfistas, que aqui encontram espetaculares ondas. O local ficou internacionalmente conhecido pelas suas ondas gigantes, que se formam devido ao chamado canhão da Nazaré.