Durante o tempo frio, aquecer a sua casa pode levar a um pesado aumento nas contas de energia, quer na eletricidade, quer no gás. Assim, procurar alternativas que sejam mais económicas acaba por se tornar uma necessidade para a maioria das famílias.
No entanto, lembre-se que não adianta implementar soluções alternativas de aquecimento se antes não aplicar medidas que impeçam o ar quente de sair e o frio de entrar. Para o ajudar, deixamos-lhe algumas dicas para aquecer a sua casa sem ligar o aquecimento.
1. A importância do isolamento
Mesmo que tenha um sistema de aquecimento sofisticado, no caso de a sua casa estar mal isolada, estará a perder dinheiro com ele. Afinal, o que gasta no aquecimento vai acabar por se escapar por entre as frinchas das portas e janelas. Com um investimento baixo, consegue calafetar todas as aberturas da sua casa e isolar as janelas, impedindo que o calor escape.
2. Sol na sua casa
Caso a sua casa tenha cortinas e persianas ou portadas, procure abri-las durante a manhã, para deixar entrar a luz e o calor do sol. Antes que o sol se comece a pôr, feche tudo novamente para que o calor não saia. É claro que, se ligar o aquecimento com tudo aberto, a perda de calor é inevitável, fazendo-o gastar muito mais em energia.
3. Use têxteis quentes
Procure colocar cortinas com tecidos mais pesados durante o outono e inverno, de modo a diminuir as correntes de ar e trazer um aspeto mais acolhedor à divisão. Depois, aposte em mantas, tapetes, almofadas e até capas de sofá que sejam feitas de materiais mais quentes, dando mais conforto ao espaço e mantendo a divisão mais quente.
4. Feche as portas
Lembre-se de que deve manter as portas das divisões e dos acessos sempre fechadas, especialmente no caso de espaços que não têm um uso tão frequente, como é o caso de um quarto de hóspedes. Dessa maneira, está a impedir que o ar frio circule, mantendo as divisões que são mais usadas mais quentes.
5. Isole o sótão
Se vive numa moradia ou no último andar de um prédio, vai estar sempre mais sujeito aos humores do clima, especialmente comparado com quem vive num apartamento. Uma solução rápida para este caso é isolar o sótão da casa, usando placas de poliestireno extrudido ou lã de rocha, o que lhe vai permitir manter melhor o calor.
6. Use mais o forno
Cozinhar usando o forno é uma excelente forma de obter uma refeição saborosa e com pouco trabalho da sua parte, bastando preparar os ingredientes e deixar o calor fazer o resto. A juntar a isto, o forno pode ajudar a aquecer a sua casa durante o inverno, pelo que lhe recomendamos que aposte ao máximo no uso do forno para cozinhar nesta época.
7. Pense no isolamento térmico
Se vive numa moradia que se torna demasiado fria no inverno, é sempre uma boa opção investir no isolamento térmico exterior, o vulgarmente chamado capoto. É verdade que este é um investimento com um grande valor, mas os resultados que vai obter em termos de conforto térmico e de poupança de energia vão acabar por compensar largamente.
8. Forre as paredes
As paredes despidas não são tão eficazes na retenção de calor, pelo que lhe recomendamos que decore as suas paredes para ajudar a manter a temperatura do espaço. Para isso, pode usar fotografias de família em molduras, tapeçarias, pósteres, espelhos e até mesmo alguns móveis encostados à parede.
9. Recorra a botijas de água quente
É certo que esta solução não lhe permite aquecer a casa toda, mas vai certamente ajudar a aquecer a sua cama. Afinal, usar uma botija de água quente é uma das formas mais económicas e simples de se manter quente, podendo-as colocar na sua cama, no sofá ou até mesmo no seu escritório, deixando-a a seus pés enquanto trabalha.
10. Ponha plástico nas janelas
É fácil encontrar à venda plástico com bolhas, normalmente usado para embalar artigos mais delicados. Mas sabia que essa é também uma boa opção para isolar os vidros? Cobrindo o vidro com este plástico bolha, estará a impedir que o calor desapareça. Apenas tem de borrifar o vidro com água e colocar o plástico cortado à medida.
11. Invista numa salamandra
Caso não tenha lareira, pense na possibilidade de investir numa salamandra. Quer seja a lenha ou a pellets, o certo é que vai gastar menos do que com soluções de aquecimento elétricas ou a gás. Dependendo do modelo escolhido, uma salamandra vai restituir entre 60% a 80% do calor gerado no seu interior para o ambiente.