A belíssima cidade de Chaves tem muito para descobrir. Começando pelas suas termas e pela famosa Ponte Romana de Trajano até à mais recente novidade turística de Portugal: a estrada nacional 2, que aqui tem o seu início.
No entanto, de procura sítios para visitar nos arredores de Chaves, há também muito para descobrir. Pode optar por aventurar-se pela vizinha Espanha e ir até Sanabria, por exemplo. Ou pode escolher manter-se fiel às suas origens e descobrir alguns pequenos tesouros portugueses nas redondezas.
Por isso mesmo, abasteça-se de alguns bons pastéis de Chaves para o caminho e parta à descoberta de algumas das belezas desta região. Por entre termas e castelos, parques de diversões e rios selvagens, parques naturais ou trilhos pedestres… estes são os melhores locais para visitar perto de Chaves.
1. Castelo de Montalegre
Este castelo foi já construído tardiamente, no reinado de D. Afonso III, como forma de reorganização das fronteiras a este e oeste de Chaves. O objetivo era que a fronteira setentrional de Trás-os-Montes ficasse dotada de uma ordem territorial e jurídica efetiva, sob o poder do Rei.
O domínio régio não foi de longa duração, uma vez que, ainda antes do séc. XIII terminar, Pedro Anes recebeu de D. Dinis a Carta de Foral de Montalegre, para que se povoassem essas terras, já que, na altura, estas estavam desertas.
2. Vidago
Em pleno nordeste transmontano, a pouco mais de 1 hora de viagem do Porto e a 16 km de Chaves, encontra-se Vidago, numa enorme depressão de terreno descrita pelas Serras do Alvão e da Padrela. Aqui confluem o Rio Avelames e a Ribeira de Oura, e a Norte encontra o Pico de Santa Bárbara, um local com um grande passado nacionalista.
Foi destino de eleição da aristocracia portuguesa e europeia, que buscavam as propriedades terapêuticas das famosas águas termais. Aqui pode encontrar o famoso Vidago Palace, que ainda hoje é uma referência na hotelaria em Portugal.
3. Rio Poio
É um dos rios menos conhecidos do Norte de Portugal e, talvez por isso, é também um dos mais belos. Em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, o rio Poio deslumbra-nos pela pureza das suas águas e pelo percurso que segue, repleto de grandes rochas, cascatas e lagoas onde nos podemos refrescar nos dias quentes.
O rio Poio é um rio quase mágico, parte fundamental das memórias de infância dos habitantes da zona, que mantêm as suas memórias de mergulhos refrescantes nas suas lagoas. Mas desengane-se quem acha que o rio é fácil de percorrer – afinal, este é um puro rio de montanha, situado num vale estreito e com escarpas a rodear as suas margens.
4. Parque Biológico de Vinhais
O local foi instalado pela Câmara Municipal de Vinhais no Viveiro Florestal de Prada, a 3 km do centro de Vinhais. Tem como finalidade promover a região e dar a conhecer a interpretação da paisagem em todas as suas vertentes, bem como divulgar as vertentes culturais e históricas. Outro dos seus objetivos é a conservação da natureza e a promoção da biodiversidade e ecoturismo.
5. Puebla de Sanabria
Está a apenas 22 km da fronteira com Portugal e a menos de 1 hora de carro de Bragança. Esta vila teve em tempos uma grande importância histórica durante os conflitos com Portugal, o que a dotou de uma muralha e fortaleza que ainda hoje estão presentes. Passeando pelas ruas de pedra e casas com vigas à mostra, somos de imediato transportados para o passado medieval de Espanha.
Visite também o Castillo de los Condes de Benavente e a Iglesia de Santa María del Azougue. Já nos arredores, recomendamos que visite o Parque Natural do Lago de Sanabria, que é considerado o maior lago de Espanha e que é o maior lago de origem glacial da Europa.
6. Palácio de Mateus
O Palácio de Mateus, onde se produz o conhecido Mateus Rosé, é uma mansão barroca do século XVIII, sendo considerada uma das mansões mais elegantes da Europa. A sua construção atribuiu-se ao arquiteto italiano Nicolau Nasoni. Dentro do palácio pode-se visitar a tranquila biblioteca, que guarda livros editados no século XVI.
Pode visitar também um pequeno museu, onde está exposta uma valiosa edição de “Os Lusíadas”, da qual só se realizaram 200 exemplares para serem oferecidos a distintas personalidades europeias da época. O palácio está rodeado por um jardim fantasista que conta com algumas formações e linha de sebes, estátuas e um harmonioso passeio de ciprestes.
7. Vilarinho de Negrões
Localizada numa pequena península formada pela subida das águas da barragem do Alto Rabagão, Vilarinho de Negrões, em Montalegre, é uma das mais bonitas e surpreendentes aldeias de Portugal.
É uma típica aldeia transmontana mas rodeada por água, o que lhe confere uma aura difícil de explicar. As suas gentes dedicam-se à agricultura e ao pastoreio, um pouco como era há algumas décadas.
8. Pedras Salgadas spa & nature park
Tal como o vizinho parque de Vidago, também o parque das Pedras Salgadas cresceu à volta das águas termais que aqui foram descobertas. O estilo é também semelhante, com um lago artificial e caminhos que serpenteiam todo o território. Ambos são representativos do famoso estilo da Belle Époque.
Após algumas décadas de abandono, o parque foi recuperado. Hoje, o seu grande destaque são as casas nas árvores, de design moderno e com todas as comodidades necessárias para uns dias de descanso pleno. Tem ainda um Spa Termal e é possível fazer percursos a pé, de bicicleta ou a cavalo.
9. Mirandela
É conhecida como a “cidade jardim” graças aos seus muitos espaços verdes, bem cuidados e alegremente floridos. Destacam-se também o Palácio dos Távoras e ainda o Solar dos Condes de Vinhais. A gastronomia é outro dos pontos fortes, com as inevitáveis e famosas alheiras de Mirandela.
10. Parque Natural de Montesinho
Espalha-se por cerca de 75 mil hectares ao longo do nordeste transmontano, com um relevo heterogéneo de planaltos interrompidos por profundos vales e altas serras. Aqui habitam espécies como o veado, a corça ou o lobo-ibérico.
O território do parque encerra uma biodiversidade que é diferencial em contexto nacional, ibérico e europeu, preservando intocado o ADN natural português.
11. Pena Aventura
No distrito de Vila Real, em Ribeira de Pena, encontra este parque de atividades radicais que, para além de ter espaços mais direcionados para adultos, conta igualmente com um parque radical totalmente pensado para as crianças. Aqui, poderão fazer slide, arborismo, trampolim ou até um circuito de tiro ao alvo.
12. Serra da Padrela
É uma das serras mais bonitas de Portugal e ainda pouco conhecida pela grande maioria das pessoas. A Serra da Padrela situa-se no limite entre Valpaços e Vila Pouca de Aguiar e o seu grande destaque é um miradouro a partir do qual se avistam 7 concelhos diferentes.
Uma das melhores épocas para a visitar é durante o Outono, quando se veste de amarelo, vermelho e castanho. Pinheiro, castanheiros, fragas cobertas por musgos e campos agrícolas foram uma paisagem sublime que merece ser contemplada com calma.