Sejamos honestos: a Eslovénia não consta na maioria dos destinos turísticos que todos os dias nos entram pelos olhos dentro, seja através de publicidade na televisão, na internet ou em revistas especializadas. E no entanto, talvez por isso mesmo, por ser um país sem um turismo demasiado massificado, a Eslovénia merece a sua visita. Afinal de contas, este jovem país saído da desintegração da Jugoslávia, possui muito mais para visitar do que aquilo que possa imaginar.
Encravado entre a Áustria, a Itália, a Hungria e a Croácia, na Eslovénia pode encontrar um pouco de tudo, desde fantásticos parques naturais que ainda fazem parte dos Alpes, com rios selvagens e cascatas em cada recanto, com mosteiros que nos remetem à vida medieval, com castelos encrustados na rocha das montanhas ou em ilhas no meio de lagos… A Eslovénia pode surpreender os mais distraídos.
Aliás, apostamos que, embora não saiba, provavelmente já se cruzou com algumas imagens deste belo país, nomeadamente imagens do lago Bled, considerado um dos mais belos do mundo (embora os eslovenos prefiram o não menos belo lago Bohinj). Serviu para despertar a sua curiosidade e já sente vontade de preparar o seu roteiro de viagem à Eslovénia? Então venha daí e descubra os 12 melhores locais para visitar na Eslovénia.
1. Liubliana
A capital da Eslovénia é uma cidade vibrante e acolhedora, cheia de cultura e arte. Pode passear pelo centro histórico, admirar a arquitetura barroca e moderna, visitar museus e galerias, ou relaxar em um dos muitos cafés e bares à beira do rio Ljubljanica. Não deixe de ver o castelo de Liubliana, que oferece uma vista panorâmica da cidade.
2. Bled
Bled é um dos cartões-postais da Eslovénia, e não é difícil entender porquê. O lago de água azul-turquesa é cercado por florestas verdes e montanhas alpinas, criando uma paisagem de tirar o fôlego.
No meio do lago há uma ilha com uma igreja pitoresca que se pode alcançar de barco ou remando. Outra atração imperdível é o castelo de Bled, que fica no alto de um penhasco sobre o lago.
3. Piran
Piran é uma cidade costeira que preserva o charme do passado. As suas ruas estreitas e casas coloridas são herança da influência veneziana que marcou a região por séculos.
Pode caminhar pelo centro histórico, admirar a arquitetura gótica e renascentista, visitar a catedral de São Jorge ou simplesmente desfrutar da vista do mar Adriático.
4. Parque Nacional de Triglav
O Parque Nacional de Triglav é o único parque nacional da Eslovénia e abriga o pico mais alto do país: o monte Triglav (2864 m). O parque oferece diversas opções para os amantes da natureza: trilhos para caminhadas ou ciclismo, escalada ou esqui nas montanhas, rafting ou canoagem nos rios ou lagos glaciares.
5. Maribor
Maribor é a segunda maior cidade da Eslovénia e um importante centro cultural e econômico. A cidade tem uma longa história que remonta à Idade Média e reflete as diferentes culturas que passaram por ela: romana, germânica, eslava, judia, húngara, italiana, etc.
Pode explorar o seu patrimônio histórico, como a catedral gótica, o castelo renascentista, ou a sinagoga medieval. Maribor também é famosa pela sua produção vinícola: não deixe de provar os seus famosos e premiados vinhos brancos.
6. Cavernas de Postojna
As cavernas de Postojna são as maiores cavernas abertas ao público na Europa e um dos principais atrativos turísticos da Eslovénia. As cavernas têm mais de 20 km de extensão e impressionam pela sua variedade de formações rochosas: estalactites, estalagmites, colunas, cortinas, etc.
Pode fazer um passeio guiado pelas cavernas em um trem elétrico subterrâneo ou caminhar por alguns trechos iluminados. Dentro das cavernas há também uma exposição sobre a fauna local: destaque para o proteus anguinus, um anfíbio cego endémico das águas subterrâneas.
7. Lago Bohinj
O lago Bohinj é o maior e mais selvagem lago da Eslovénia.Fica dentro do Parque Nacional de Triglav e é cercado por uma natureza deslumbrante e intocada.
É possível pode nadar, pescar, remar ou fazer um passeio de barco pelo lago e apreciar a tranquilidade do local. Nas proximidades há também várias cascatas e trilhos para explorar.
8. Castelo de Predjama
O castelo de Predjama é um dos castelos mais impressionantes e originais do mundo. Foi construído no século XIII dentro de uma caverna natural na parede de um penhasco rochoso.
O castelo tem quatro andares e está ligado a um sistema de túneis que serviam como rota de fuga em caso de cerco. É possível visitar o interior do castelo e conhecer a sua história e lendas.
9. Piran
Piran é outra cidade costeira que vale a pena visitar na Eslovénia. Fica na ponta de uma península que se projeta sobre o mar Adriático e tem um charme irresistível.
As suas ruas estreitas e casas coloridas são herança da influência veneziana que marcou a região por séculos. Pode caminhar pelo centro histórico, admirar a arquitetura gótica e renascentista, visitar a catedral de São Jorge ou simplesmente desfrutar da vista do mar.
10. Kranjska Gora
Kranjska Gora é uma estância de esqui situada nos Alpes Julianos, perto da fronteira com a Itália e a Áustria. É um destino popular para os amantes dos desportos de inverno, pois oferece pistas para todos os níveis de dificuldade, além de outras atividades como snowboard, trenó ou patinagem no gelo. No verão, Kranjska Gora também atrai turistas que procuram fazer caminhadas, ciclismo ou alpinismo nas montanhas.
11. Koper
Koper é a maior cidade portuária da Eslovénia e tem uma rica herança cultural e histórica. A cidade foi fundada pelos romanos no século I a.C. e depois passou por diversas influências: bizantina, veneziana, francesa, austríaca, etc.
Pode admirar os monumentos arquitetôónicos da cidade, como a catedral românica, o palácio pretoriano, ou a torre Muda. Koper também tem uma vida noturna animada e uma belíssima marginal à beira-mar.
12. Haras Lipica
O haras Lipica é o berço da raça equina lipizzaner, famosa pelos seus cavalos brancos que se apresentam em espetáculos de alta escola clássica. O haras foi fundado em 1580 pelo arquiduque Carlos II da Áustria e ainda hoje mantém a tradição da criação e treinamento dos lipizzaners. É possível fazer uma visita guiada pelo haras, ver os cavalos nos estábulos ou nas pastagens, ou assistir a uma apresentação.