Em pleno Alentejo, rodeada por vales ondulantes e melancólicos que mudam com as estações do ano, a cidade de Beja tem muito mais para ver e visitar do que se imagina.
Repleta de história, Beja testemunhou a passagem de povos como os Visigodos e os Mouros, deixando uma rica herança de monumentos, igrejas, conventos e museus. Visitar Beja é uma viagem ao passado e uma celebração da memória histórica preservada com orgulho.
1. Castelo de Beja
Localizado no extremo noroeste da cidade, o Castelo de Beja é uma construção medieval do final do século XIII, erguida sobre fundações romanas por ordem do rei D. Dinis.
O castelo, de planta pentagonal, é flanqueado por seis torres, entre elas a Torre de Menagem, considerada uma das mais belas de Portugal. Do alto da torre, com 42 metros de altura, desfruta-se de uma vista magnífica sobre a cidade.
2. Sé Catedral de Beja
A Sé Catedral de Beja, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, data de 1590. Este templo maneirista destaca-se pelo retábulo da capela-mor em talha dourada e pelos painéis de azulejos azuis e brancos do século XVIII. A capela dedicada a São Sezinando, padroeiro da cidade, é também digna de nota.
3. Museu Regional de Beja
Instalado no Convento de Nossa Senhora da Conceição desde 1927, o Museu Regional de Beja possui uma coleção rica e variada. Destacam-se obras de pintura dos séculos XV e XVI, ourivesaria e artefatos arqueológicos, especialmente do período romano.
4. Convento de São Francisco
Localizado fora das muralhas medievais, o Convento de São Francisco foi fundado no século XIII. Conserva uma capela funerária gótica do século XV, conhecida como Sala dos Túmulos. Atualmente, faz parte da rede de Pousadas de Portugal.
5. Ermida de Santo André
A Ermida de Santo André, construída no início do reinado de D. Manuel I, está localizada nos arredores de Beja. Apresenta características manuelinas e góticas, com uma frontaria coroada por ameias chanfradas e uma nave com abóbada de berço quebrado.
6. Convento Nossa Senhora da Conceição
Fundado na segunda metade do século XV, o Convento de Nossa Senhora da Conceição ainda mantém influências do tardo-gótico em Portugal.
Destacam-se o portal gótico flamejante da igreja e as janelas de duplo arco. A igreja, de uma só nave, está revestida de talha dourada dos séculos XVII e XVIII.
7. Núcleo Museológico do Sembrano
Este núcleo integra estruturas arqueológicas com vestígios desde a Pré-História até à Época Contemporânea. A construção pode ser observada através de um chão de vidro, possibilitando a visualização das zonas arqueológicas, incluindo estruturas romanas.
8. Igreja da Misericórdia
Construída no início do século XVI, a Igreja da Misericórdia apresenta um exemplo único de arquitetura civil renascentista em Portugal. No seu interior, elementos manuelinos contrastam com o exterior renascentista. A igreja é agora património municipal.
9. Museu Jorge Vieira
O Museu Jorge Vieira, instalado num edifício histórico, alberga um importante conjunto de esculturas, maquetas e desenhos do escultor Jorge Vieira, que doou parte do seu espólio à cidade de Beja.
10. Igreja de Santo Amaro
A Igreja de Santo Amaro, datada do século X, alberga o Núcleo Visigótico do Museu Regional de Beja, comprovando a importância histórica de Beja como capital do Visigótico em Portugal.
11. Ruínas Romanas de Pisões
As Ruínas Romanas de Pisões, encontradas em 1967, são parte de uma villa romana com mais de quarenta divisões, tanques, piscina e termas de grandes dimensões. Os mosaicos encontrados são de grande qualidade e variedade.
12. Museu Botânico de Beja
O Museu Botânico de Beja é um centro de cultura científica que explora a relação entre o Homem e as Plantas. Com exposições temporárias, o museu é uma redescoberta do engenho humano e da criatividade da Natureza.