É possível dar uma volta ao mundo sem sair da cidade de Lisboa, até porque a capital portuguesa tem diversos sítios que parecem quase saídos de locais como Paris, Londres, Índia, Marrocos ou Tailândia. Assim, se tem curiosidade em descobrir estes locais exóticos, deixamos-lhe as nossas sugestões:
1. Palácio de Monserrate
É difícil encontrar uma palavra que defina este local, mas expressões como “eclético” e “gosto orientalista” aplicam-se bem, existindo o seu quê de Índia e Médio Oriente neste palácio.
O jardim é também uma viagem pelos quatro cantos do mundo, tendo uma zona quente com plantas da América Central (Jardim do México), um Vale dos Fetos, um roseiral e até um Jardim do Japão. Portanto, não deixe de visitar todo o local com calma.
2. Jardim Botânico Tropical
Por entre o património aqui edificado, vai encontrar uma estrutura que nos lembra um templo tradicional japonês xintoísta, mas que, na verdade, se trata de um pavilhão chinês.
Essa estrutura encontra-se integrada no Jardim Oriental, onde encontrará também a Porta da Lua, a Casa Colonial e o Arco de Macau, que servia de entrada à secção colonial na Exposição do Mundo Português, apresentada em 1940.
3. Sala Thai
No jardim Vasco da Gama, em Belém, encontra este curioso edifício, que foi oferta da princesa da Tailândia para comemorar os 500 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Este curioso edifício, que parece ali ter ido parar através de uma abertura numa brecha espaço-tempo, encontra-se aberto ao público desde 2012 e pode ser visitado por qualquer um. Um daqueles locais que não pode mesmo perder!
4. Casa do Alentejo
Se sempre quis visitar o pátio de um riad marroquino, o pátio da Casa do Alentejo é perfeito para si. Este local, que antes foi o Palácio Alverca e o Casino Majestic, tem inspiração neo-árabe, encontrando-se tudo muito bem preservado.
E, claro, não se fique apenas pela visita ao magnífico pátio, até porque a Casa do Alentejo tem muito mais para ver e descobrir, para além da sua arquitetura.
5. Templo Radha Krishna
Neste incrível edifício está situada a sede da Comunidade Hindu de Portugal, encontrando-se na apropriadamente batizada Alameda Mahatma Gandhi, entre Telheiras e o Lumiar.
Para além da sua belíssima arquitetura, poderá apreciar a comida da cantina do templo, que é servida em regime de buffet e é considerada por muitos como uma das melhores cozinhas vegetarianas de toda a cidade de Lisboa.
6. Centro de Meditação Kadampa Deuachen
É um templo moderno do Budismo Kadampa e também um autêntico refúgio de paz e tranquilidade, tendo jardins floridos e amplas vistas para a Serra de Sintra.
Existem visitas gratuitas de terça-feira a domingo e, para os mais curiosos, a oferta inclui também aulas de meditação e de budismo, assim como workshops, cursos e retiros. Também poderá ficar hospedado no local por uma ou mais noites, a preços bastante acessíveis.
7. Igreja de São Jorge
Se sempre quis ver como era os templos em Inglaterra, mas não gosta da ideia de conhecer de perto o famoso tempo inglês, não deixe de visitar a igreja de São Jorge do Cemitério dos Ingleses, situada na Estrela.
Portanto, o número 6 da rua de São Jorge acaba por ser uma espécie de atalho para uma porção bastante pequena e muito específica da Inglaterra, mas que, mesmo assim, merece a sua visita demorada.
8. Museu de Lisboa – Teatro Romano
Roma é praticamente uma gigante escavação arqueológica, e Lisboa não lhe fica muito atrás. O terramoto de 1755 revelou a existência deste teatro, que foi construído na época do imperador Augusto e reconstruído no tempo de Nero, tudo no século I.
Este museu tem uma área de exposição, um campo arqueológico e as ruínas do teatro, que é um dos principais testemunhos materiais e artísticos da civilização romana.
9. Igreja e Museu de São Roque
Caso queira ver uma igreja forrada a talha dourada e com relicários com pedaços de santos, não tem de fazer a viagem até ao Vaticano. A igreja de São Roque apresenta uma fachada austera, mas tem um dos interiores mais exuberantes de toda a cidade de Lisboa.
Por exemplo, a capela de São João Batista vale por si só uma visita demorada. Caso goste de Arte Sacra, não deixe de visitar o seu magnífico museu.
10. Elevador da Benetton
Ao fazer uma visita ao último andar da Benetton do Chiado, irá encontrar uma autêntica preciosidade que nos transporta até Paris. Junto à loja Fábrica Features encontra o elevador original dos extintos armazéns Ramiro Leão.
Este elevador é uma raridade com mais de um século, que já não se encontra em funcionamento, mas que, mesmo assim, não deixa de nos transportar até um armazém caro à beira dos Champs-Élysées.
11. Palácio Nacional de Queluz
É por muitos chamado de a Versailles portuguesa, até porque a construção se inspirou nesse belíssimo palácio francês. O Palácio Nacional de Queluz e os seus jardins são um dos mais belos e mais bem preservados domicílios da família real portuguesa.
Aqui encontrará uma mistura de estilos arquitetónicos, como o barroco, rococó e neoclássico, presentes numa sucessão de salas que podem ser visitadas por quem o quiser.
12. Carrossel do Jardim Zoológico
O carrossel que pode encontrar logo à entrada do Jardim Zoológico de Lisboa, numa zona de acesso livre, tanto poderia estar nos Campos Elíseos como num filme antigo.
Este divertimento de feira vintage encontra-se muito bem conservado, tendo cavalos, girafas, camelos e outros animais, que andam às voltas pacientemente e que fazem as delícias tanto de adultos como das crianças que visitam este espaço.