A belíssima Ponte de Lima é conhecida como a localidade que prefere ser uma “vila grande em vez de uma cidade pequena”. Esta vila histórica, encantadora e repleta de pequenos tesouros por descobrir, está localizada nas margens do Rio Lima e conserva ainda muitas das suas tradições.
Por todo o concelho, há muitos típicos solares do Minho, construídos por famílias abastadas que se dedicavam ao comércio, principalmente no Brasil. Um dos mais famosos é o Solar de Bertiandos, mas há muitos outros que merecem destaque. Estes são os melhores locais para visitar em Ponte de Lima.
1. Ponte Romana e Ponte Medieval
O ex-libris de Ponte de Lima é a sua ponte, formada por dois troços: um medieval e outro romano. O troço medieval começa na margem esquerda e estende-se até à Igreja de Santo António da Torre Velha. Já a parte romana conta com cinco arcos.
A ponte romana data provavelmente do século I e a parte medieval foi construída no século XIV, tendo sofrido várias modificações ao longo dos tempos.
2. Estorãos
A Ponte de Estorãos, para alguns de origem romana, tem características medievais. É uma ponte encantadora, situada sobre o rio Estorãos, com três arcos desiguais e um cruzeiro a meio do lado montante.
3. Parque do Arnado
Este parque tem uma função cultural e recreativa, destacando a evolução histórica da arte dos jardins. No Parque do Arnado, encontram-se jardins eruditos de diferentes épocas, um horto botânico com plantações pedagógicas, uma estufa com lago e elementos da cultura rural, como sistemas de rega e um espigueiro.
4. Solar de Bertiandos
O Solar de Bertiandos, situado na freguesia de Bertiandos, é um importante solar minhoto com características maneiristas. Foi fundado no século XV pela família dos Pereiras. O conjunto inclui uma capela do século XVIII e uma torre do século XVI.
5. Torre da Cadeia Velha e Torre de São Paulo
Estas torres, classificadas como Imóveis de Interesse Público, são testemunhos das antigas muralhas de Ponte de Lima, construídas no século XIV. A Torre da Cadeia Velha alberga atualmente a Loja de Turismo e acolhe exposições temporárias.
6. Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos
Esta área natural é um santuário de espécies protegidas. Com trilhos de terra e pontes de madeira, é um local perfeito para caminhadas ou passeios de bicicleta. Aqui, pode-se observar aves e outros animais no seu habitat natural.
7. Igreja Matriz de Ponte de Lima
A Igreja Matriz, construída no século XV, mantém-se fiel ao estilo românico do Norte, apesar de influências góticas. No seu interior, destacam-se estátuas de diversas épocas e a capela de Nossa Senhora da Conceição, de estilo manuelino.
8. Museu dos Terceiros
Este museu está instalado no Convento de Santo António dos Capuchos e na Ordem Terceira de São Francisco. O museu exibe arte sacra e inclui a igreja conventual, a capela da Senhora da Graça e a sacristia.
9. Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde
Localizado na Casa Torreada dos Barbosa Aranha, este centro promove o Vinho Verde e o enoturismo na região. Dispõe de uma área de exposição, uma sala de negócios e uma sala de provas.
10. Chafariz de Ponte de Lima
O Chafariz Nobre do Largo de Camões, concluído em 1603, é um exemplo da importância da água potável na vila. Foi construído com receitas de impostos sobre bens de consumo e é atribuído ao Mestre limiano João Lopes, o Moço.
11. Avenida dos Plátanos
Esta zona pedestre, com plátanos centenários plantados em 1901, é um local ideal para passeios, especialmente no verão e outono. A avenida proporciona uma paisagem inspiradora e é considerada de “interesse público” desde 1940.
12. Santuário do Senhor do Socorro
Este santuário, situado na freguesia de Labruja, é famoso pela sua romaria. O templo, construído em 1773, tem uma nave única e uma fachada rococó com duas torres. O adro é adornado com estátuas de anjos e elementos alegóricos.