Nem só no estrangeiro se faz história automóvel: a verdade é que em Portugal também tivemos algumas marcas de carros que deixaram a sua marca na história e no coração de muitas pessoas. A maioria das marcas que aqui lhe vamos mostrar não se encontra já no ativo, mas merecem mesmo assim a menção no artigo, já que fizeram as delícias de muitos apreciadores de automóveis do nosso país. Deixamos-lhe aqui 12 dessas marcas:
1. Veeco
Uma das marcas mais inovadoras do nosso país, a Veeco era produzida pela VE, no Entroncamento. O primeiro modelo lançado no mercado foi o Veeco RT, estreando o fabrico de desportivos elétricos em Portugal. Este modelo era um trike de três rodas, com uma autonomia de cerca de 400km e que gasta apenas 1€ por cada 100km. Nada mau!
2. UMM
Uma das marcas portuguesas de carros que ficou para a história a União Metalo-Mecânica (UMM) nasceu em 1977 e obteve sucesso na construção de 4×4 para uso na indústria, serviços e agricultura. Apesar de os motores serem Peugeot, a carroçaria era toda feita em Portugal, mais concretamente em Mem Martins. Aqui se fabricavam também outros componentes dos carros. A UMM lançou vários modelos, mas acabou por deixar de produzir veículos em 2006, devido a diversas complicações burocráticas e poucas vendas. Mas a UMM ainda hoje existe.
3. Sado
Um carro com bastante sucesso em Portugal, o Sado foi produzido pelo grupo Entreposto de 1978 a 1985, sendo um sucesso de vendas. Este microcarro era tão popular no nosso país que as primeiras 50 unidades se venderam rapidamente, chegando a existir lista de espera para adquirir um. O carro era muito leve, com um motor de 2 cilindros com potência de 28 cavalos, chegando a atingir 110 km/h.
4. Alba
A Alba, sediada em Albergaria-a-Velha, tinha dois modelos no mercado português, ambos com bastante sucesso. O modelo mais bem-sucedido era o Alba 1500, com maior potência que o Sado, chegando a atingir 200km/h graças ao motor de 4 cilindros e 200 cavalos. Criado em 1952, o Alba 1500 foi produzido até 1961, com o intuito de participar em competições. Outro modelo da Alba, o Alba 1100, era também popular, tendo um motor Fiat.
5. Edfor
Um dos mais antigos modelos de marcas de carros portuguesas foi fabricado em 1937 e tinha o nome de Edfor Grand Sport, sendo fabricado pela Edfor. Este carro usava um motor V8 da Ford, chegando aos 160 km/h. A marca Edfor foi criada por Eduardo Ferreirinha no Porto, e o carro chegou a ser honrado por Manoel de Oliveira no filme “Já Se fabricam Automóveis em Portugal”.
6. DM
O DM teve origem na Auto Federal Lda Dionísio Mateus, no Porto, em 1951. Tinha um motor de 1100cm3 com quatro cilindros e uma potência de 65 cavalos. Pesava 500kg e atingia velocidades na ordem dos 170km/h.
7. MG Canelas
Foi produzido em Lisboa em 1952 e foi um dos grandes carros de corrida dos anos 50. O chassis tubular era construído a aço. O motor era de 1500 cm3, com quatro cilindros e 95 cavalos de potência, atingindo o MG Canelas os 195 km/h. Continha também uma caixa com quatro velocidades.
8. Olda
Corria o ano de 1954 quando surgiu em Águeda o Olda, um modelo que usava o motor e o chassis de um Fiat 1100. Com um motor de quatro cilindros e 80 cavalos, atingia os 165 km/h.
9. Marlei
Em 1954, o mecânico Mário Moreira Leite apresentou no Porto o Marlei. Este modelo, que viria a tornar-se popular, tinha um motor de quatro cilindros, uma caixa de quatro velocidades, velocidade máxima de 160 km/h e com 1588 cm3 e 48 cavalos de potência. O modelo tinha por base o Opel Olympia Caravan.
10. AGB IPA
Baseado no Astra britânico, tinha 300 cm3, 15 cavalos de potência e um motor British Anzani de dois cilindros. O modelo foi construído para a Feira das Indústrias de 1958, tendo sido produzidos 5 exemplares, disponíveis na versão familiar de quatro lugares e na versão coupé de dois.
11. PORTARO
Conhecido como o primeiro todo-o-terreno português, tinha por base o jipe 240 4×4 da marca ARO. Produzido em 1976 na Fábrica de Máquinas Agrícolas do Tramagal, em Abrantes, este carro vendeu mais de 7000 unidades. Tinha um motor de quatro cilindros, com 2498 cm3 e 71 cavalos de potência. A marca abriu falência em 1990.
12. Felcom
Este foi o primeiro automóvel português, construído entre 1933 e 1935. Tinha os componentes de um Ford A, de um Miller e de um Turcat-Méry, tendo este carro desportivo participado no Circuito do Estoril e em várias competições no Circuito da Boavista.
Bom Artigo.
Porém…deixo mais um nome para pesquisarem: APM.
Obrigado
E então onde anda a ACsportcar????? Fabricado nas oficinas da escola de condução A. Cação; na Rua 10 de Agosto na Figueira da Foz????
Muito lindo; eu nao conhecia,
Ainda estou para saber o que aconteceu aos caminhões Tramagal feitos na mesma fábrica dos Portaros. O que aconteceu aos UMM com as consideradas melhores corroçarias nível mundial. E porque razão as intenções dos contrutores de carros desportivos dos anos 30, 40 e 50 do século passado em construir fábricas com linhas de montagem nunca avançou. O ALBA fui o único carro com motor construido de raiz.