A língua portuguesa é uma língua românica, ou seja, que deriva do latim. Mas isso não significa que todas as palavras portuguesas tenham origem latina. Na verdade, o português é uma língua muito rica e diversa, que recebeu influências de outras línguas ao longo da sua história. Uma dessas línguas é o catalão, uma língua falada em partes da Espanha, da França, de Andorra e da Itália.
O catalão é uma língua irmã do occitano, uma língua do sul da França que também deu origem a algumas palavras portuguesas. O catalão e o occitano divergiram do latim no século IX e espalharam-se pela Península Ibérica quando os condes catalães conquistaram territórios muçulmanos. No século XIII, o catalão chegou às Ilhas Baleares, à Sardenha e ao sul da Itália. O catalão também teve um papel importante na cultura e na literatura medievais, sendo usado por poetas como Ramon Llull e Ausiàs March.
Mas quais são as palavras portuguesas que têm origem catalã? Neste artigo, vamos apresentar 12 exemplos de palavras que vieram do catalão para o português. Algumas delas são muito comuns e usadas no dia a dia, outras são mais raras ou regionais. Mas todas elas mostram a riqueza e a diversidade da nossa língua.
1. Bosque
Um bosque é uma área de vegetação densa e fechada, geralmente com árvores altas e sombrias. A palavra bosque vem do catalão bosc, que por sua vez vem do latim tardio boscus, que tinha origem germânica.
A palavra bosc também existe em occitano e em francês antigo, e foi emprestada pelo castelhano. Em inglês, a palavra equivalente é bush, mas com outro significado.
2. Orgulho
O orgulho é um sentimento de satisfação ou vaidade por algo que se fez ou que se possui. A palavra orgulho vem do catalão orgull, que também tem origem germânica. O catalão orgull chegou a outras línguas românicas, como o castelhano orgullo, o francês orgueil e o italiano orgoglio.
3. Capicua
Uma capicua é um número ou uma palavra que se lê da mesma forma de trás para frente e de frente para trás. Por exemplo, 121 ou ana são capicuas. A palavra capicua vem do catalão cap i cua, que significa literalmente “cabeça e cauda”. O termo é usado principalmente em jogos de cartas ou de loteria.
4. Molhe
Um molhe é uma construção feita no mar para proteger um porto ou uma praia das ondas ou das correntes. A palavra molhe vem do catalão moll, que significa “macio” ou “fofo”. O sentido de “construção marítima” surgiu por analogia com os sacos de areia ou pedra que eram usados para formar os molhes.
5. Ilha
Uma ilha é uma porção de terra cercada de água por todos os lados. A palavra ilha vem do catalão illa, que por sua vez vem do latim insula. O catalão illa também deu origem ao castelhano isla, ao francês île e ao italiano isola.
6. Molde
Um molde é um objeto ou uma forma que serve para dar forma a outro objeto ou material. Por exemplo, um molde de bolo ou de gesso. A palavra molde vem do catalão motlle, que vem do latim modulus, que significa “medida” ou “modelo”. O catalão motlle também originou o castelhano molde e o francês moule.
7. Relógio
Um relógio é um instrumento que serve para medir o tempo ou indicar as horas. A palavra relógio vem do catalão rellotge, que vem do latim horologium, que significa “relógio de sol”. O catalão rellotge também deu origem ao castelhano reloj e ao francês horloge.
8. Papel
O papel é um material fino e flexível que serve para escrever, desenhar, imprimir ou embrulhar. A palavra papel vem do catalão paper, que vem do latim papyrus, que era o nome de uma planta usada para fazer papel na antiguidade. O catalão paper também originou o castelhano papel e o francês papier.
9. Pincel
O pincel é um instrumento formado por um cabo e por pelos ou fibras que serve para pintar ou escrever. A palavra pincel vem do catalão pinzell, que vem do latim penicillus, que significa “pequena cauda” ou “pequeno pincel”. O catalão pinzell também deu origem ao castelhano pincel e ao francês pinceau.
10. Barraca
Uma barraca é uma construção simples e provisória feita de madeira, lona ou outro material. A palavra barraca vem do catalão barraca, que vem do provençal barraca, que significa “cabana” ou “abrigo”. O catalão barraca também deu origem ao castelhano barraca e ao francês baraque.
11. Viagem
Uma viagem é um deslocamento de um lugar para outro, geralmente por motivos de lazer, trabalho, estudo ou cultura. A palavra viagem vem do catalão viatge, que também é uma palavra partilhada pelo occitano.
Ambas as línguas vêm do latim viaticum, que significa “provisão para a viagem”. O catalão viatge também deu origem ao castelhano viaje, ao francês voyage e ao italiano viaggio.
12. Perfume
Um perfume é uma substância aromática que se usa para dar um cheiro agradável ao corpo ou ao ambiente. A palavra perfume vem do catalão perfum, que por sua vez vem do latim per fumum, que significa “através do fumo”. O catalão perfum também originou o castelhano perfume, o francês parfum e o italiano profumo.