Portugal continental tem uma costa atlântica de cerca de 832 quilómetros, o que se traduz em inúmeras opções de praia. Se a isso aliarmos o bom tempo, as três mil horas de sol por ano e as diversas infraestruturas das diversas praias, não admira que o nosso país seja um destino balnear cada vez mais popular.
Existem praias para todos os gostos em Portugal: algumas possuem areais de grandes dimensões e outras encontram-se abrigadas por falésias de cor dourada que lhe dão um ambiente aconchegante.
Mas se há quem prefira praias mais recônditas e pequenas, também há quem goste de espaço suficiente para estender a toalha. Se se enquadra nesta última categoria, deixamos-lhe aqui uma lista de algumas das maiores praias de Portugal.
1. Praia de Moledo (Caminha)
No extremo Norte da nossa costa, na foz do rio Minho, encontramos este areal de cinco quilómetros, numa zona de grande beleza natural e rodeado pela Mata do Camarido.
A praia é pouco ventosa e é banhada por um mar de ondulação forte, perfeito para a prática de surf e windsurf. Em frente à praia, encontra-se o Forte da Ínsua, situado numa pequena ilha rochosa acessível por barco.
2. Praia do Cabedelo (Viana do Castelo)
Encontra-se na margem sul do estuário do rio Lima e divide-se em dois areais, separados por um pontão. O areal mais pequeno encontra-se do lado direito (de quem está virado para o mar), e do lado esquerdo a praia estende-se até à praia seguinte.
Esta é uma das praias mais populares da região, apesar de estar bastante exposta ao vento Norte, o que acaba por ser uma vantagem para praticantes de desportos como o kitesurf e windsurf.
3. Praia de São Jacinto (Aveiro)
Encontra-se em plena Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, uma área protegida onde se encontra uma grande biodiversidade. A praia tem um areal extenso e uma beleza especial, marcada pela paisagem das dunas, entre as quais se camuflam passadiços em madeira.
O local encontra-se perto do Canal da Barra, no extremo sul de uma comprida faixa de terra que separa a ria de Aveiro do mar.
4. Praia de Quiaios (Figueira da Foz)
Esta praia está inserida numa paisagem que combina um areal enorme com a vastidão da vegetação da Serra da Boa Viagem como plano de fundo. Para chegarmos à praia e às suas infraestruturas de apoio, devemos percorrer um longo passadiço em madeira.
O mar aqui tem uma ondulação bastante forte e pode por vezes ser bastante perigoso, embora seja muito apreciado por praticantes de surf e bodyboard.
5. Praia da Nazaré (Nazaré)
Esta é uma das praias com areais extensos mais populares de Portugal, com a areia a estender-se tão longe que o oceano pode por vezes parecer uma miragem longínqua.
Mas a verdade é que sossego e tranquilidade não faltam nesta praia, e que existe espaço suficiente para todos. Pelas condições do mar, o local é também muito procurado por surfistas e praticantes de bodyboard.
6. Praia de Carcavelos (Lisboa)
Apesar de o areal ser extenso, poderá não encontrar aqui muito sossego, já que é uma das praias mais populares do litoral lisboeta, especialmente durante a época balnear e aos fins de semana.
A praia é conhecida pelas boas condições para o surf, pelas boas instalações de apoio e pela areia dourada. O local tem também boas ligações ferroviárias, o que ajuda a aumentar ainda mais a sua popularidade.
7. Praia da Fonte da Telha (Almada/Sesimbra)
A partir do seu extenso areal, consegue observar a arriba fóssil, paisagem protegida pela sua grande riqueza natural. Esta praia situa-se na margem sul do Tejo e abrange os municípios de Almada e Sesimbra.
O local encontra-se numa enseada da Mata Nacional dos Medos e a partir do areal avistam-se dois cabos: o cabo Espichel, à esquerda, e o cabo Raso, à direita. A praia é também propícia à prática de surf.
8. Praia da Comporta (Alcácer do Sal)
Este pequeno paraíso natural encontra-se no extremo sul da Península de Tróia e é muito procurada pelo areal extenso, pelas águas límpidas e até pela possibilidade de avistar golfinhos perto da costa.
Como se encontra nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, a praia é um espaço preservado, onde se conserva ainda a vegetação dunar. O mar tem alguma ondulação e é perfeito para a prática de kitesurf.
9. Meia Praia (Lagos)
Apesar do nome, os seus mais de cinco quilómetros de areal fazem dela uma das praias mais extensas do Algarve. A praia companha a ampla baía de Lagos, que nasce junto à ribeira de Bensafrim e termina na ria de Alvor.
No extremo nascente do areal, podemos encontrar o Forte da Meia Praia, que assegurava a defesa da baía durante os séculos XVII e XVIII.
10. Praia da Rocha (Portimão)
Apesar de ter um longo areal, não será fácil evitar a enchente de turistas, já que esta é uma das praias mais populares do Algarve. Junto ao extenso areal, pode encontrar a Fortaleza de Santa Catarina, construída no século XVII.
Para além de ser perfeita para ir a banhos, a praia conta com diversos restaurantes e bares, assim como outras estruturas de apoio e lazer, acessíveis por passadiços em madeira.
11. Praia de Faro (Faro)
As suas areias douradas estendem-se por cinco quilómetros, abrangendo o litoral da ilha de Faro, ligada ao continente por uma única ponte. Na ilha, encontra lagoas e lodaçais do Parque Natural da Ria Formosa, num espaço tranquilo e descontraído, longe da agitação turística de outros locais do Algarve. Apesar disso, o local acaba por ter também bastantes veraneantes durante a época balnear.
12. Praia de Monte Gordo (Vila Real de Santo António)
Aqui vai encontrar a água mais quente de Portugal continental, graças à proximidade com Espanha e o mar mediterrâneo. Encontrará também um extenso areal, nesta que é uma das melhores praias do sotavento algarvio.
Nos extremos do areal, pode encontrar dunas que se elevam, imponentes, cobertas de rica vegetação dunar. Os passadiços em madeira sobrelevados dão acesso ao areal e protegem as dunas dos visitantes.
13. Praia da Cacela Velha (Vila Real de Santo António)
Também conhecida como praia da Fábrica, situa-se no extremo poente da antiga Península de Cacela. Está integrada no Parque Natural da Ria Formosa, e carateriza-se pela sua grande extensão, pelas águas tépidas e calmas e pela beleza da paisagem.
O isolamento da península areosa faz com que esta praia se mantenha livre das grandes multidões que caraterizam o Algarve, especialmente durante o verão.