Embora nenhuma viagem esteja completa sem visitar as principais cidades de Espanha, como Madrid e Barcelona, há, por outro lado, pequenas povoações espanholas que também são merecedoras de interesse e que se encontram carregadas de charme.
Em muitos casos, estas são mais baratas do que as suas contrapartes urbanas e oferecem um vislumbre mais autêntico da cultura local. Abaixo, ficam algumas sugestões para adicionar ao itinerário da sua próxima viagem por terras espanholas.
1. Mojácar
Se quiser combinar a sensação de um resort de praia tipicamente mediterrânico com a história e paisagem de uma aldeia montanhosa, vá até Mojácar, na província de Almería. Grande parte da sua arquitetura remonta ao século XIV. Não deixe de visitar a Torre del Pirulico e o El Mirador del Castillo.
2. Albarracín
Situa-se em Teruel, Aragão. Albarracín foi batizada em homenagem a um líder mouro. Na atualidade, muita da antiga arquitetura ainda subsiste, incluindo a Catedral de Albarracín e grande parte das muralhas desta povoação espanhola.
3. Frigiliana
Pequena povoação malaguenha. A maioria das casas é construída no estilo tradicional da Andaluzia e até as ruas estreitas encontram-se caiadas de branco. Esteja atento às placas de azulejo que explicam a história de Frigiliana.
4. Setenil de las Bodegas
Esta pequena povoação em Cádiz é famosa por muitos dos seus edifícios se encontrarem, literalmente, construídos sob uma rocha. Durante milhares de anos, os habitantes locais viveram em cavernas na região e esta aldeia é apenas uma extensão disso.
5. Cadaqués
Fica na província de Girona, numa região costeira conhecida como Costa Brava. Cadaqués é famosa por ser a casa do pintor Salvador Dalí e os fãs de arte ainda podem visitar a Casa de Dalí, que agora está transformada num museu. A principal atração de Cadaqués é a belíssima praia e as águas azuis do Mar Mediterrâneo.
6. Alquézar
Localiza-se em Aragão, no norte de Espanha. Há apenas algumas centenas de residentes em Alquézar, que fica num afloramento de calcário e remonta ao século XI. Admire a arquitetura histórica de Alquézar e visite a colecção de artefactos do Museo de la Colegiata de Santa María la Mayor.
7. Casares
Situada na província de Málaga, Casares é conhecida pelos seus edifícios caiados de branco, projetados no estilo mouro, que abraçam as falésias com vista para o Mar de Alborão. Encontrará nesta povoação malaguenha um impressionante Castelo de Casares, construído no século XIII, e a Igreja de La Encarnación.
8. Morella
Como principais atracções tem o Castelo de Morella e a igreja basílica gótica de Santa María la Mayor. Dirija-se a uma padaria para a especialidade culinária local conhecida como flaó (torta de queijo).
9. Olite
Olite fica na província de Navarra, no norte da Espanha. Visite a Iglesia de Santa Maria la Real, faça uma degustação de vinhos no Museo del Vino ou fique a conhecer um pouco melhor a história medieval espanhola no Museu Galerias Medievales.
10. Castellfollit de la Roca
Onde os rios Fluviá e Toronell se encontram, um penhasco de basalto foi formado. O mesmo foi criado graças aos fluxos de lava antigos. De destacar em Castellfollit de la Roca a Pont Trencat e a Igreja de Sant Salvador.
11. Cudillero
Outrora uma pequena povoação piscatória na costa norte espanhola, Cudillero é, nos dias de hoje, um local popular para turistas que querem acesso à praia e a óptimo marisco. O cenário é incomparável em Cudillero: alguns dos pontos mais pitorescos incluem o miradouro de Cabo Vidio e as águas azuis da Playa del Silencio.
12. Aínsa
Na sombra das montanhas dos Pirenéus, existe uma povoação medieval chamada Aínsa. Destaque para o Castelo Aínsa, que se encontra numa das extremidades da Plaza de San Salvador. Partes do castelo são do século XI, embora grande parte da fortificação seja do século XVI.
13. Deià
Os adeptos fanáticos de literatura decerto apreciarão Deià, na medida em que foi casa para o escritor e estudioso inglês Robert Graves, cuja residência está agora aberta ao público para visitas.
14. Besalú
Para se saber como terá sido Espanha nos tempos medievais, não há melhor destino do que Besalú. Não perca a magnífica e bem preservada ponte românica que atravessa o rio Fluviá e remonta ao século XII, as históricas sinagogas judaicas e a Igreja de Sant Pere, do século XI.