A pequena Andorra sempre foi um enigma: como é que este pequeno país conseguiu sobreviver e manter-se independente até aos dias de hoje? Situada nos Pirenéus Orientais, entre a França e a Espanha, Andorra pode ser pequena, mas, definitivamente, vale a pena uma visita para quem procura esqui de grande qualidade, oportunidades para espantosas caminhadas e paisagens exuberantes.
Um destaque especial também para as inúmeras igrejas de Andorra que se espalham pela paisagem montanhosa do país e transmitem um especial encanto e uma serenidade incomparável.
A capital, Andorra-a-Velha, é qualquer coisa de especial: é, indubitavelmente, vibrante em termos de arte e gastronomia, além de contar com o maior complexo de spa a nível europeu. Os amantes de arquitectura também não se sentirão deslocados aqui, pois há edifícios medievais e românicos em abundância. Estes são os melhores locais para visitar em Andorra.
1. Andorra-a-Velha
A capital de Andorra está localizada a leste dos Pirenéus. Tem uma população de pouco mais de 20 000 pessoas. Para aqueles que desejem conhecer a história de Andorra, há visitas guiadas à formidável Casa de la Vell, um edifício histórico que data do século XVI. Igualmente notável em Andorra-a-Velha é a igreja de Sant Esteve, construída no século XII.
2. Encamp
Tem belos edifícios históricos para o visitante explorar, bem como cafés típicos, restaurantes que servem comida local e boutiques de arte e artesanato. Um dos grandes atractivos de Encamp é o Museu Nacional do Automóvel, que tem uma vasta colecção de automóveis antigos, incluindo carros e motociclos a vapor.
3. Pas de La Casa
É um dos melhores resorts de esqui de Andorra e, presentemente, possui 31 teleféricos para permitir o acesso de visitantes a todas as áreas que se podem encontrar abaixo da Pic Negre d’Envalira. Existe um foco na vida nocturna em Pas de La Casa: trata-se, efectivamente, de um sítio popular entre os mais jovens que buscam regabofe após um longo dia de esqui.
4. Meritxell
Procure visitar o fantástico Santuário da Basílica de Nossa Senhora de Meritxell. O santuário é de estilo românico e originalmente data do século XVII. Foi cuidadosamente restaurado após um incêndio na década de 1970. A basílica é conhecida pelas espectaculares estátuas de santos padroeiros e por uma incrível sala de espelhos.
5. Anyós
Anyós proporciona uma agradável tarde de turismo a cerca de um quilómetro de La Massana. Também vale a pena uma visita à esplendorosa igreja de São Cristóvão. Passatempos populares nas áreas circundantes de Anyós incluem observação de pássaros e pesca. Anyós é um sítio exemplar para dar um passeio e maravilhar-se com a fauna e flora.
6. El Serrat
El Serrat fica nas montanhas, o que significa que para onde quer que olhe terá uma vista deslumbrante sobre o panorama envolvente. Os amantes da natureza não devem perder a oportunidade de passear pela região, especialmente aqueles que nutrirem interesse por paisagem alpina.
7. Cortinada
Famosa por ser um lugar de beleza natural quase inigualável em Andorra, a encantadora Cortinada fica entre prados de flores, campos e montanhas imponentes. É conhecida pelos seus edifícios históricos ornamentados. Sugestão: visite a igreja Sant Martí de la Cortinada e desfrute dos afrescos vibrantes.
8. Vallnord
Vallnord serve para esquiadores de todos os níveis de habilidade: pode experimentar uma das trilhas para iniciantes ou ir para as pistas profissionais. Há, portanto, algo para todos aproveitarem aqui. As famílias também se dirigem a Vallnord para tirar partido das escolas de esqui e actividades familiares, como tobogã e caminhadas na neve.
9. Escaldes
Escaldes é, muito provavelmente, um dos mais estupendos locais para se desfrutar de sublimes fontes termais e águas calmantes. As nascentes aqui são conhecidas por serem ricas em enxofre e nitrogénio, podem ser usadas para tratar uma série de problemas de saúde e são naturalmente aquecidas no subsolo.
10. Valira do Oriente
À medida que se desloca por Valira do Oriente, encontrará pequenas cidades e aldeias encantadoras espalhadas pela região, bem como edifícios de época que parecem surgir do nada, entre os quais San Miquel Engloasters, uma igreja dos Pirenéus que é mais um exemplo impressionante do estilo românico.
11. Santa Coloma
A igreja de Santa Coloma, outro edifício românico em Andorra, é incomum: tem configuração circular. A igreja, que data do século IX, tem uma primorosa estátua da Virgem de Coloma, escultura que remonta ao século XII. Observará, também, esplêndidos afrescos, arcos ornamentados e uma fonte da época medieval.
12. Centro termolúdico Caldea
Uma pirâmide imponente feita de vidro. O centro termolúdico Caldea – o maior complexo de spa em toda a Europa (6000 metros quadrados) – tem fantásticas áreas cobertas e ao ar livre para os hóspedes nadarem e flutuarem, sauna, banheiras de hidromassagem e uma sensacional variedade de tratamentos exclusivos.
13. Canillo
Construída a partir de pedra local, a igreja de Sant Joan de Caselles (séculos XI/XII) inclui uma série de afrescos e esculturas extraordinariamente bem preservados. Uma visita à igreja também combina bem com um passeio no campo para apreciar a paisagem espectacular pela qual Andorra é famosa.
14. La Massana
Vá até La Massana nos meses de Inverno e passe incríveis momentos na neve. La Massana é maior do que a maioria das outras estâncias de esqui em Andorra e encontra-se a uma altitude de 1500 metros. Há quase uma centena de quilómetros de pistas de esqui, sendo que encontrará 41 pistas e 26 teleféricos.
15. Ordino
Um dos principais atractivos de Ordino é, indiscutivelmente, a Casa Plairal d’Areny de Plandolit, a antiga habitação do Barão de Senaller, Ao deslocar-se pela casa verá uma biblioteca que conta com brasões de famílias famosas de Andorra, uma capela privativa e até mesmo uma padaria da época.