É um destino cada vez mais na moda, seja entre os turistas portugueses ou entre os estrangeiros. As praias da Costa Vicentina são de óptima qualidade e gozam ainda de algum sossego que dificilmente poderá encontrar no Algarve.
Não confunda costa vicentina com costa alentejana porque não são exatamente a mesma coisa. Na realidade, a Costa Vicentina engloba a costa alentejana e ainda parte da costa do Algarve. Mas afinal, quais são as praias mais bonitas desta região? E as mais secretas? E as melhores para surf?
Cada uma delas é especial há sua maneira e temos a certeza que irá encontrar a sua preferida. Aproveite antes que chegue o turismo de massas para descobrir 15 das melhores praias da Costa Vicentina.
1. Praia de Odeceixe
Este local aprazível, situado na foz da ribeira de Seixe, permite-lhe ter a escolha entre banhos de mar ou de rio. Na maré baixa, formam-se pequenas lagoas no areal, muito apreciadas pelas crianças, e onde se podem ver vestígios de vida marinha. O acesso a esta praia faz-se a partir da localidade de Odeceixe, que lhe dá o nome.
2. Praia da Amoreira
Tem um vasto areal rodeado por dunas, delimitado a norte por um rochedo de cor escura. Esta praia encontra-se na foz de um ribeiro, pelo que terá a escolha de tomar banhos de mar ou de rio. O espaço conta com todas as infraestruturas de apoio fundamentais aos veraneantes, e é acessível por uma estrada alcatroada.
3. Praia da Bordeira
Esta belíssima praia tem um areal muito espaçoso, que aumenta consideravelmente de tamanho durante a maré baixa, tornando-se um dos maiores do Algarve. Apesar de tudo, é um local pouco frequentado, podendo-se, no entanto, encontrar praticantes de surf e bodyboard. O acesso faz-se por estrada alcatroada.
4. Praia do Amado
É considerada uma das melhores praias portuguesas para o surf e é procurada por praticantes de toda a Europa, sendo também palco de competições internacionais. Aqui existem também escolas de surf. A praia é muito frequentada no verão, contando com todas as infraestruturas necessárias para tornar a sua estadia mais agradável.
5. Praia da Cordoama
Tem um areal extenso, que na maré baixa liga o areal às vizinhas praias do Castelejo e da Barriga. Faz parte de um trecho litoral integrado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e é muito procurada para a prática de surf e bodyboard, devido à ondulação marítima forte e regular.
6. Praia do Zavial
Dizem os especialistas que as suas ondas compridas e tubulares são perfeitas para o surf e bodyboard, mas esta praia tem outros atrativos para além das ondas. Encontra-se rodeada de falésias altas e por vezes abruptas, que a abrigam de ventos fortes. Apesar de muito procurada, tem uma parte mais reservada do areal.
7. Praia do Burgau
Antigo porto de pesca abrigado entre falésias, hoje apenas a zona oriental desta praia abriga um pequeno porto, estando a zona oeste reservada aos banhistas. A praia, perfeita para o bodyboard, encontra-se integrada na povoação de pescadores, cujas casas se espalham pela encosta e acrescentam colorido ao cenário.
8. Praia Grande de Porto Covo
Junto à aldeia de Porto Covo, encontramos a Praia Grande, uma praia urbana com bons acessos e infraestruturas de apoio. Encontra-se rodeada por grandes rochedos, que a tornam mais abrigada, e é banhada por um mar de águas límpidas que, por vezes, tem uma ondulação forte, muito apreciada pelos surfistas.
9. Praia da Ilha do Pessegueiro
Esta praia situa-se em frente à ilha que lhe dá o nome. Durante o verão, podem-se encontrar diversos barcos, que proporcionam uma visita à ilha, atravessando o canal. As águas do canal são perfeitas para a prática de diversos desportos náuticos, com destaque para a canoagem, mergulho e windsurf.
10. Praia das Furnas
Esta é uma praia fluvial com uma forte influência marítima. Durante a maré baixa, a praia estende-se para lá da foz do rio Mira, com as rochas a formarem pequenas enseadas no areal. Como as águas aqui são mais tranquilas, os amantes de desportos náuticos poderão praticar windsurf, vela ou canoagem no curso do rio.
11. Praia da Zambujeira do Mar
Esta praia está rodeada de falésias altas, de onde se pode observar uma belíssima panorâmica do oceano. A praia tem acesso direto à Zambujeira do Mar e, como é banhada por um mar de ondulação forte, é muito procurada por surfistas e bodyboarders. O areal torna-se muito concorrido durante o verão.
12. Praia de Almograve
O local carateriza-se pelo seu sossego ímpar, perto da pequena aldeia de Almograve. A praia tem duas partes distintas entre si: de um lado, uma praia de rochas e arribas de xisto; do outro, uma praia de areia encostada às dunas. Aqui, podemos estar rodeados da natureza no seu estado mais puro, observando a riqueza da flora e fauna.
13. Praia Vale dos Homens
Este local é uma autêntica pérola de tranquilidade e beleza natural. A praia é limitada por altas falésias e é pouco concorrida, o que a torna uma excelente opção para quem procura mais sossego. É frequentada por naturistas e também por surfistas, devido à ondulação, e é vigiada durante a época balnear.
14. Praia da Samoqueira
É composta por uma pequena cobertura de areia recortada por rochedos, o que ajuda a criar ambientes quase íntimos. Graças ao seu caráter íntimo e natural, é considerada uma das mais belas praias da região do Alentejo. O areal é pouco frequentado, mesmo no pico do verão, e por isso esta é uma boa opção para quem procura sossego.
15. Praia da Amália
Esta bonita praia é um encanto em estado quase puro. Deve o seu nome à fadista Amália Rodrigues, que muito a frequentou. Aliás, o acesso para a praia faz-se por umas escadinhas, junto da casa da Amália. O areal é muito frequentado por naturistas, mas também por surfistas e praticantes de pesca desportiva.